A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização Prof. Jefferson Luiz Hernandes. Urbanização Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização Prof. Jefferson Luiz Hernandes. Urbanização Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os."— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização Prof. Jefferson Luiz Hernandes

2 Urbanização Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

3 O que é urbano? O conceito de urbano está intimamente associado à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito (a cidade) e na substituição das atividades primárias (agropecuária) por atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços).

4 O que é uma cidade? Municípios: São as menores divisões político- administrativas, todo município possui governo próprio, sua área de atuação compreende a parte urbana e rural pertencente ao município. Cidades: É a sede do município, independente do número de habitantes que possa ter, as atividades econômicas nas cidades diferem das do campo, as atividades principais são centralizadas nos setor secundário e terciário.

5 Organização político administrativo

6

7 Urbanização brasileira Entre as décadas de 1950 e 1960 o perfil populacional brasileiro começa a mudar. Em 1950 a população urbana do Brasil representava 36% dos habitantes e a partir de então inicia um processo de crescimento em detrimento à população rural.

8

9 As causas do crescimento urbano Êxodo rural – superpopulação relativa no campo. Concentração fundiária e parcelamento das propriedades. Oportunidades de emprego nas cidades.

10

11 Efeitos da Urbanização Necessidade de infra-estrutura – saneamento básico, escola, hospitais, transporte público, moradia. Superpopulação - Grande número de habitantes na cidade, maior que sua capacidade. Efeitos da superpopulação – Desemprego, favelização, poluição, epidemias, criminalidade.

12 Para refletir O processo de urbanização no Brasil difere do europeu pela rapidez de seu crescimento. Ao passo em que na Europa esse processo começou no século XVIII, impulsionado pela Revolução Industrial, em nosso país ele só se acentuou a partir de 1950, com a intensificação da industrialização.

13 Urbanização e desigualdades regionais. O processo de urbanização ocorreu e ocorre nas regiões brasileiras de modo diferenciado, resultando em regiões com maior e regiões com menor índice de urbanização.

14

15

16 Redes urbanas Prof. Jefferson Luiz Hernandes

17 A rede urbana Entende-se por rede urbana a interligação formada pelos complexos sistemas de fluxos de pessoas, bens, serviços, capitais e informações que existe entre as cidades. As cidades maiores e mais bem equipadas influenciam e polarizam as cidades menores.

18

19 Estrutura hierárquica Uberlândia Uberaba PelotasCaxias do Sul Londrina Maringá

20 Hierarquia urbana A hierarquia das cidades, bem como as redes, estão organizadas em conformidade à infraestrutura do centro urbano e a influência desses sobre centro menores e menos estruturados. Centro Sub-regional Centro Sub-regional Centro Sub-regional Centro Sub-regional Centro Sub-regional Centro Sub-regional

21 Metrópole As metrópoles são centros polarizadores que concentram atividades socioeconômicas de maior complexidade e abrigam sedes de grandes empresas.

22 Hierarquia das metrópoles As metrópoles podem ser classificadas de acordo com sua área de polarização, infraestrutura e oferta de serviços. Metrópoles Globais – apresentam sedes de empresas transnacionais e polarizam do território nacional São Paulo e Rio de Janeiro

23 Metrópoles Nacionais – possui centros médicos especializados e parques industriais polarizando boa parte do território nacional. Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

24 Metrópoles regionais – apresentam-se com as cidades de maior infraestrutura no estado ou em uma região, com indústrias, hospitais e universidades, polarizando uma determinada região. Belém, Manaus, Goiânia

25 Atividades Explique os fatores que contribuíram para a urbanização brasileira a partir da década de Comente os problemas enfrentados por muitas cidades brasileiras devido à acelerada urbanização.


Carregar ppt "Urbanização Prof. Jefferson Luiz Hernandes. Urbanização Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google