A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes."— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Típica de país subdesenvolvido, ou seja, caótica; Impulsionada pela industrialização a partir da 2ª metade do Século XX; 80% da população brasileira é urbana; Ausência de políticas (agrícola e agrária), contribuiu para tal crescimento.

2 As causas do grande êxodo rural
Concentração de terras e mecanização no campo; Não realização de reforma agrária; Ausência de serviços na área rural; Aumento da oferta de empregos nas áreas urbanas; Poder ideológico-cultural das cidades.

3 As funções das cidades Religiosa Cultural Histórica Política
Industrial Turística Etc. Dependendo do histórico de surgimento e da própria dinâmica em que se encontram inseridas, as cidades mudam de funções ou acumulam várias.

4 Hierarquia urbana e metropolização
As cidades, à medida que se desenvolvem, vão adquirindo posições específicas na malha urbana, podendo chegar à condição de centro metropolitano, ex.: Cidade local (Pirassununga, Leme, Cosmópolis,...) Centro regional (São Carlos, Limeira, ...) Capital regional (Campinas, Londrina, ...) Metrópole regional (Recife, Salvador,...) Metrópole nacional (São Paulo e Rio de Janeiro) Cidade Mundial (São Paulo)

5 Problemas urbanos brasileiros
Déficit habitacional; Transporte público (coletivo) ineficaz; Segregação espacial; Explosão da violência; Ausência de políticas públicas; Ocupação irregular de encostas é áreas de risco; Destinação do lixo; Poluição (sonora, do ar, dos rios, do solo, visual, ...); Degradação das áreas centrais/patrimônios.

6 A hierarquia vista do alto
A malha urbana

7 Paris: zoneamento rigoroso.

8 São Paulo: crescimento descontrolado
Não sobram espaços que garantem a qualidade de vida, res- tando apenas a criativida- de de alguns arquitetos que redefinem as formas e suas respectivas funções.

9 Capitais européias, modelo de crescimento planejado/controlado. Londres Paris

10 No Brasil, atualmente, a urbanização ocorre com maior intensidade no Centro-Oeste, ameaçando a qualidade de vida dos moradores daquela região, como é o caso de Campo Grande/MS.

11 Brasília: modelo planejado.

12 Ocupação irregular e qualidade de vida
Favelas periféricas

13 Os cortiços centrais

14 Ocupação de mananciais
Represa que abastece a cidade de São Paulo

15

16 O caos anunciado

17

18


Carregar ppt "Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google