A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA 2- REDE, HIERARQUIA URBANA E PROBLEMAS URBANOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA 2- REDE, HIERARQUIA URBANA E PROBLEMAS URBANOS."— Transcrição da apresentação:

1 1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA 2- REDE, HIERARQUIA URBANA E PROBLEMAS URBANOS

2 BRASIL: PAÍS DE URBANIZAÇÃO TARDIA POPULAÇÃO: PESSOAS DO ESPAÇO URBANO ( CIDADES E VILAS ) E DO ESPAÇO RURAL ( SÍTIOS, FAZENDAS, CHÁCARAS,... ) O BRASIL ERA UM PAÍS RURAL, E AS POUCAS CIDADES QUE EXISTIAM SE ORGANIZAVAM EM FUNÇÃO DA PRODUÇÃO REALIZADA NO CAMPO. NO SÉCULO XIX COMEÇARAM A OCORRER INVESTIMENTOS EM INDÚSTRIAS, PROVOCANDO UM AUMENTO DE POPULAÇÃO NAS CIDADES. JÁ NO SÉCULO XX A POPULAÇÃO URBANA COMEÇOU A CRESCER E A PARTIR DE 1960 O FATO SE ACENTUOU. EXPLOSÃO URBANA: FOI UMA GRANDE URBANIZAÇÃO, OU AUMENTO DOS HABITANTES DAS CIDADES, EM DECORRÊNCIA DAS MIGRAÇÕES CAMPO-CIDADE. BRASIL: PAÍS DE URBANIZAÇÃO TARDIA POPULAÇÃO: PESSOAS DO ESPAÇO URBANO ( CIDADES E VILAS ) E DO ESPAÇO RURAL ( SÍTIOS, FAZENDAS, CHÁCARAS,... ) O BRASIL ERA UM PAÍS RURAL, E AS POUCAS CIDADES QUE EXISTIAM SE ORGANIZAVAM EM FUNÇÃO DA PRODUÇÃO REALIZADA NO CAMPO. NO SÉCULO XIX COMEÇARAM A OCORRER INVESTIMENTOS EM INDÚSTRIAS, PROVOCANDO UM AUMENTO DE POPULAÇÃO NAS CIDADES. JÁ NO SÉCULO XX A POPULAÇÃO URBANA COMEÇOU A CRESCER E A PARTIR DE 1960 O FATO SE ACENTUOU. EXPLOSÃO URBANA: FOI UMA GRANDE URBANIZAÇÃO, OU AUMENTO DOS HABITANTES DAS CIDADES, EM DECORRÊNCIA DAS MIGRAÇÕES CAMPO-CIDADE.

3 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL DO BRASIL E DAS GRANDES REGIÕES ENTRE 1950 E EM 1950, A REGIÃO SUDESTE ERA A MAIS URBANIZADA EM 1960, O SUDESTE ERA A ÚNICA REGIÃO COM POPULAÇÃO URBANA MAIOR DO QUE A RURAL. EM 1970, A POPULAÇÃO URBANA DO BRASIL ( 56%) JÁ ERA MAIOR QUE A RURAL. EM 1980, EM TODAS AS REGIÕES BRASILEIRAS, EXCETO A NORDESTE, A POPULAÇÃO URBANA ERA MAIOR QUE A RURAL. EM 1991, A TENDÊNCIA Á URBANIZAÇÃO CONTINUOU EM TODAS AS REGIÕES E O BRASIL JÁ TINHA 75 % DA SUA POPULAÇÃO URBANIZADA. O CENSO DEMOGRÁFICO DE 2000 MOSTROU QUE A TENDÊNCIA Á URBANIZAÇÃO AUMENTOU EM TODAS AS REGIÕES.

4 A URBANIZAÇÃO NÃO DECORRE SOMENTE DA INDUSTRIALIZAÇÃO. OUTRAS CAUSAS: _ PROBLEMAS EXISTENTES NO CAMPO OU NA ZONA RURAL. _ A EXPANSÃO DO SETOR DE SERVIÇOS. AINDA DEVE SER CONSIDERADO: A ATRAÇÃO DAS POPULAÇÕES RURAIS PELAS CIDADES A BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA

5 2- REDE, HIERARQUIA URBANA E PROBLEMAS URBANOS. A REDE URBANA # A CIDADE PASSOU A SER O CENTRO DE UMA REGIÃO: onde o agricultor e o pecuarista compram, depositam dinheiro, têm lazer e escolas, ajuda médica e odontológica. # O conjunto de cidades que mantêm entre si relações comerciais, financeiras, industriais, culturais, políticas formam uma REDE URBANA. AO ESTUDAR A REDE URBANA, PODE-SE NOTAR: _ cidades de diferentes categorias dimensionais. _ cidades que possuem funções urbanas definidas _ cidades que se diferenciam de outras pelo desenvolvimento do seu setor terciário. #CIDADES PEQUENAS: bens e serviços de consumo freqüente. # CIDADES MÉDIAS: bens e serviços menos freqüente #CIDADES GRANDES: bens e serviços de consumo raro.

6 É a unificação de duas ou mais cidades, em conseqüência de seu crescimento. Pode gerar problemas que são solucionados com as criações das REGIÕES METROPOLITANAS, administrando assim, o espaço conjuntamente. São as grandes aglomerações urbanas, formadas por cidades de diversos tamanhos, nas quais se incluem metrópoles, e cujos limites se interpenetram devido à ocorrência de conurbação. No Brasil forma-se uma megalópole no Vale do Paraíba, entre a Grande São Paulo e a Grande Rio.

7 O FAVELAMENTO: _ É o retrato vivo das desigualdades sociais, da exclusão social em que vive parte da população brasileira das grandes e médias cidades. _ Muitas famílias tornam-se obrigadas a se tornar faveladas, moradoras de cortiços e de loteamento clandestino. _ Segundo IBGE eram 3905 favelas em _ Está relacionada diretamente relacionada com a baixa renda da população. A favela é a negação do direito à moradia decente, com saneamento básico. MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS: _ É a mobilização organizada de pessoas ou de grupos de pessoas para defender certos ideais. _ Esses movimentos envolvem várias causas ou propósitos:

8 os ecológicos os da defesa da mulher os que lutam contra a violência urbana. os que lutam por uma escola pública gratuita. os dos aposentados O MOVIMENTO DOS SEM-TETO _ que acontece de duas formas: INDIVIDUALMENTE OU COLETIVAMENTE. Outros problemas surgiram com a urbanização: Destino lixo urbano Tratamento e abastecimento de água Escoamento de esgoto Assistência médica e hospitalar A rede escoalr Poluição, etc...

9 OBRIGADA E FIQUEM COM DEUS!!! PROFESSORA CARLA MENEZES COLÉGIO ARI DE SÁ 7ª SÉRIE


Carregar ppt "1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA 2- REDE, HIERARQUIA URBANA E PROBLEMAS URBANOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google