A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Problemas urbanos. Os problemas urbanos no Brasil intensificaram-se a partir da década de 1950. A industrialização atraiu milhares de trabalhadores para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Problemas urbanos. Os problemas urbanos no Brasil intensificaram-se a partir da década de 1950. A industrialização atraiu milhares de trabalhadores para."— Transcrição da apresentação:

1 Problemas urbanos

2 Os problemas urbanos no Brasil intensificaram-se a partir da década de A industrialização atraiu milhares de trabalhadores para as cidades. A indústria não conseguiu absorver toda a mão-de-obra migrante = desemprego, falta de moradia, falta de hospitais, falta de vagas nas escolas, aumento da violência... A industrialização também trouxe problemas ambientais tais como: poluição do ar e das águas.

3 O desemprego e a violência O número de vagas de emprego não cresceu na mesma proporção que a população urbana. Em agosto de 2007, a taxa de desemprego no Brasil era de 9,5%, ou seja, cerca de 18 milhões de pessoas estavam desempregadas no país. /RJ

4 Consequências do desemprego Crescimento do número de trabalhadores no setor informal da economia Aumento da violência (desemprego + desigualdades + sistema de segurança ineficiente = violência)

5 Problemas de infra-estrutura urbana A implantação da infra-estrutura urbana (rede de água, esgoto, eletricidade...) no Brasil não acompanha o ritmo do crescimento urbano; Os maiores problemas estão na periferia, onde os terrenos mais baratos e, portanto, onde se concentram os moradores de baixa renda; Muitas vezes, faltam escolas, postos de saúde, áreas de lazer, transportes coletivos...

6 Jardim Ângela/SP Capão Redondo/SPParaisópolis, Morumbi/SP Rocinha/RJ

7 Problemas ambientais Principais: lixo e poluição. Lixo: muito pouco é reciclado, a maior parte vai para os lixões e contamina o solo, o ar, os rios e as águas subterrâneas. Poluição: Do ar: causada por indústrias, veículos e queima do lixo; Do solo: causada principalmente por depósitos de lixo irregulares; Da água: causada principalmente pela falta de rede de esgoto (ou de tratamento deste) e pelas indústrias;

8 Poluição visual Poluição dos rios Poluição atmosférica Lixo urbano

9 Referências bibliográficas BOLIGIAN, Levon / MARTINEZ, Rogério / GARCIA, Wanessa / ALVES Andressa – Geografia Espaço e Vivência – 8ª. Série. São Paulo. Atual jhtmhttp://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/efe/2007/08/23/ult1767u jhtm (acessado em 09/08/08) (acessado em 09/08/08)


Carregar ppt "Problemas urbanos. Os problemas urbanos no Brasil intensificaram-se a partir da década de 1950. A industrialização atraiu milhares de trabalhadores para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google