A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização-II Problemas urbanos. Introdução Apesar das cidades existirem há milênios na história da humanidade, foi com o surgimento do capitalismo que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização-II Problemas urbanos. Introdução Apesar das cidades existirem há milênios na história da humanidade, foi com o surgimento do capitalismo que."— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização-II Problemas urbanos

2 Introdução Apesar das cidades existirem há milênios na história da humanidade, foi com o surgimento do capitalismo que elas deixaram de apresentar uma posição secundária. Apesar das cidades existirem há milênios na história da humanidade, foi com o surgimento do capitalismo que elas deixaram de apresentar uma posição secundária. Tão velho quanto as cidades são os problemas urbanos decorrentes da falta de planejamento público e pelos contrastes sociais gerados pela má distribuição de renda. Tão velho quanto as cidades são os problemas urbanos decorrentes da falta de planejamento público e pelos contrastes sociais gerados pela má distribuição de renda.

3 Problemas urbanos Os problemas sociais urbanos são, na maioria, interdependentes e, de forma geral, surgem quase sempre em decorrência dos fatores econômicos que refletem diretamente no poder aquisitivo da população. Os problemas sociais urbanos são, na maioria, interdependentes e, de forma geral, surgem quase sempre em decorrência dos fatores econômicos que refletem diretamente no poder aquisitivo da população. Entre os principais problemas destacamos a ocupação do espaço, a questão do emprego, saneamento básico e a criminalidade/violência. Entre os principais problemas destacamos a ocupação do espaço, a questão do emprego, saneamento básico e a criminalidade/violência.

4 A ocupação do espaço Ocorreu de forma rápida e desorganizada sem a criação de infra-estrutura. Ocorreu de forma rápida e desorganizada sem a criação de infra-estrutura. Ocupação de áreas impróprias como morros, encostas, várzeas, mangues, margens de rios e mananciais. Ocupação de áreas impróprias como morros, encostas, várzeas, mangues, margens de rios e mananciais. Clara segregação do espaço, destinando as melhores áreas a população que pode pagar mais. Clara segregação do espaço, destinando as melhores áreas a população que pode pagar mais.

5

6

7

8

9 Exemplo prático Fuvest

10 Alternativa correta B

11 Curiosidades A especulação imobiliária, que transforma o lote urbano em uma mercadoria muito cara e inacessível para grande parte da população mais pobre, empurra essas pessoas cada vez mais para as áreas desvalorizadas da periferia. A especulação imobiliária, que transforma o lote urbano em uma mercadoria muito cara e inacessível para grande parte da população mais pobre, empurra essas pessoas cada vez mais para as áreas desvalorizadas da periferia. As pessoas sem perspectivas de possuir uma moradia digna, acabam morando nas ruas, ou encontrando como solução a ocupação de terrenos públicos e áreas de viadutos e pontes. As pessoas sem perspectivas de possuir uma moradia digna, acabam morando nas ruas, ou encontrando como solução a ocupação de terrenos públicos e áreas de viadutos e pontes. A forma de ocupação do solo urbano imprime na paisagem, contrastes entre o moderno e o antigo, entre áreas ricas e planejadas e a ocupação irregular desordenada. A forma de ocupação do solo urbano imprime na paisagem, contrastes entre o moderno e o antigo, entre áreas ricas e planejadas e a ocupação irregular desordenada.

12

13

14

15 A transformação do espaço A morte da memória urbana escreve e reescreve sua história, apagando constantemente seu passado, para marcar, a cada dia, novas relações de poder, não mais num movimento de explosão urbana, mas agora de implosão, pela tentativa de valorização das áreas, pela migração interna de população e investimentos e pela mudança do caráter econômico da cidade e suas conseqüências, o que gera duas velocidades aos fluxos da cidade: a dos incluídos (no sistema) e a dos excluídos (da cidadania). A morte da memória urbana escreve e reescreve sua história, apagando constantemente seu passado, para marcar, a cada dia, novas relações de poder, não mais num movimento de explosão urbana, mas agora de implosão, pela tentativa de valorização das áreas, pela migração interna de população e investimentos e pela mudança do caráter econômico da cidade e suas conseqüências, o que gera duas velocidades aos fluxos da cidade: a dos incluídos (no sistema) e a dos excluídos (da cidadania). Crescimento urbano acelerado e dinâmico: são movimentos causadores da existência de tal configuração espacial. Os grandes vazios da malha urbana atuam como estoques para investimentos especulativos e deixam um rastro degradado na paisagem urbana – enfim, o território tratado como mercadoria absoluta. Crescimento urbano acelerado e dinâmico: são movimentos causadores da existência de tal configuração espacial. Os grandes vazios da malha urbana atuam como estoques para investimentos especulativos e deixam um rastro degradado na paisagem urbana – enfim, o território tratado como mercadoria absoluta.

16

17

18

19

20

21 Quanto mais tecnológica uma sociedade, maior a capacidade de modificação do espaço.

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 Crescimento da mancha urbana SP

36

37 A questão do emprego Desemprego, subemprego e baixos salários são causas essenciais dos problemas sociais. Desemprego, subemprego e baixos salários são causas essenciais dos problemas sociais. A hipertrofia do setor terciário liga-se a incapacidade de geração de empregos na escala necessária em outros setores. A hipertrofia do setor terciário liga-se a incapacidade de geração de empregos na escala necessária em outros setores.

38

39 Curiosidades A globalização econômica acabou levando as empresas a sofisticarem seus setores de produção, substituindo o homem pela máquina. A globalização econômica acabou levando as empresas a sofisticarem seus setores de produção, substituindo o homem pela máquina. O desemprego conjuntural difere do estrutural porque ele é passageiro e ocorre, na maioria das vezes, em virtude de crises econômicas. Normalmente, quando a situação econômica se estabiliza, o trabalhador é reabsorvido pelo mercado de trabalho. O desemprego conjuntural difere do estrutural porque ele é passageiro e ocorre, na maioria das vezes, em virtude de crises econômicas. Normalmente, quando a situação econômica se estabiliza, o trabalhador é reabsorvido pelo mercado de trabalho. O subemprego é uma forma de garantir a sobrevivência e substituir a falta de empregos formais. O subemprego é uma forma de garantir a sobrevivência e substituir a falta de empregos formais.

40 Saneamento básico Serviço essencial, pois dele depende a higiene e a saúde da população. Serviço essencial, pois dele depende a higiene e a saúde da população. Refere-se ao fornecimento de água tratada à população e ao tratamento do esgoto e do lixo. Refere-se ao fornecimento de água tratada à população e ao tratamento do esgoto e do lixo. O crescimento rápido de áreas subdesenvolvidas e a falta de planejamento, levou a um déficit imenso no saneamento.

41

42

43

44

45

46 Curiosidades A falta dos serviços de saneamento básico pode acarretar elevadas taxas de mortalidade infantil, inúmeras doenças, contaminação dos rios e do lençol freático. A falta dos serviços de saneamento básico pode acarretar elevadas taxas de mortalidade infantil, inúmeras doenças, contaminação dos rios e do lençol freático. Uma grande quantidade de doenças é transmitida pela água contaminada. Uma grande quantidade de doenças é transmitida pela água contaminada. Grandes epidemias no velho mundo foram provocadas pela falta de higiene. Ex: Peste Negra. Grandes epidemias no velho mundo foram provocadas pela falta de higiene. Ex: Peste Negra.

47 Criminalidade e violência Problemas ligados a péssima distribuição de renda, falta de empregos, que deixa desocupada boa parte da população produtiva e falta de investimento no setor educacional. Problemas ligados a péssima distribuição de renda, falta de empregos, que deixa desocupada boa parte da população produtiva e falta de investimento no setor educacional. Florescimento de uma indústria de segurança. Florescimento de uma indústria de segurança. Mudanças arquitetônicas visando a maior proteção.

48 Curiosidades Boa parte do programa bem-sucedido de combate à criminalidade em Nova York estava baseada na construção de quadras de esportes para ocupar os jovens e na limpeza e iluminação de becos, a fim de criar um ambiente menos favorável para os marginais. Boa parte do programa bem-sucedido de combate à criminalidade em Nova York estava baseada na construção de quadras de esportes para ocupar os jovens e na limpeza e iluminação de becos, a fim de criar um ambiente menos favorável para os marginais. Em São Paulo, a área do Jardim Ângela representa o bairro mais violento da metrópole. Em São Paulo, a área do Jardim Ângela representa o bairro mais violento da metrópole. Não existe uma praça, quadra, nem aparelho público algum no bairro. Não existe uma praça, quadra, nem aparelho público algum no bairro.

49 Necessidade de transporte Falta de infra-estrutura. Falta de infra-estrutura. Quase 250 quilômetros de congestionamento em São Paulo, diariamente. Quase 250 quilômetros de congestionamento em São Paulo, diariamente. 40% da área ocupada por ruas, avenidas e garagens. 40% da área ocupada por ruas, avenidas e garagens. Na periferia da metrópole paulistana temos 8 milhões de pessoas sem transporte público de qualidade, é quase a soma das populações de Londres e Paris.

50

51

52 Curiosidade Rede de transporte coletivo limitada, preferência histórica e quase que absoluta ao transporte privado. Rede de transporte coletivo limitada, preferência histórica e quase que absoluta ao transporte privado. Soluções paleativas para a solução de problemas como o rodízio de veículos e caminhões. Soluções paleativas para a solução de problemas como o rodízio de veículos e caminhões. Falta de investimentos, com prejuízo de milhões de reais ao ano por atrasos e maior gasto de combustíveis. Falta de investimentos, com prejuízo de milhões de reais ao ano por atrasos e maior gasto de combustíveis. Em relação ao metrô, não temos nem 70 km de linhas na cidade de São Paulo. Em relação ao metrô, não temos nem 70 km de linhas na cidade de São Paulo.

53

54 Metrô -Montreal

55

56 Origem da poluição urbana Durante décadas a poluição industrial foi a maior responsável pela péssima qualidade do ar nas grandes cidades. Durante décadas a poluição industrial foi a maior responsável pela péssima qualidade do ar nas grandes cidades. Hoje, o pior vilão são os meios de transporte, principalmente os automóveis (73%), 10% indústrias e 17% proveniente de fontes poluidoras diversas. Hoje, o pior vilão são os meios de transporte, principalmente os automóveis (73%), 10% indústrias e 17% proveniente de fontes poluidoras diversas. Hoje antigas áreas industriais são transformadas em áreas comerciais/residenciais. Muitas vezes essas áreas estão contaminadas por produtos químicos.

57

58

59

60 As cidades mais poluídas do mundo CidadePaís NorilskRússia DzerzinskRússia KabweZâmbia La Oroya Peru LinfenChina SukindaÍndia TianyingChina


Carregar ppt "Urbanização-II Problemas urbanos. Introdução Apesar das cidades existirem há milênios na história da humanidade, foi com o surgimento do capitalismo que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google