A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde Coletiva e Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde Coletiva e Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Prof.João Galdino Saúde Coletiva e Meio Ambiente

2 Unidade I – História da Saúde Publica no Brasil
1.1 – Conceitos e importância de Saúde Pública e Saúde Coletiva 1.2 – A saúde no contexto do desenvolvimento econômico social

3

4

5

6 1.1 – Conceitos e importância de Saúde Pública e Saúde Coletiva
Saúde Publica: A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (inter ou multidisciplinar), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais.

7 Uma das mais citadas definições de Saúde Pública foi apresentada por Edward Amory (1877–1957), nos EUA, Assim, foi realizada. "A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de [enfermagem] para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde".

8 Saúde Coletiva: Há vários conceitos, mas talvez o mais amplo seja:
Winslou, em 1920 já dizia que: SAÚDE COLETIVA é a ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e a eficiência do indivíduo através de esforços organizados da comunidade, visando o saneamento do meio ambiente, combate das doenças transmissíveis q ameaçam a coletividade, ensino dos princípios de higiene individual, organizações dos serviços médicos e de enfermagem para diagnóstico precoce, tratamento preventivo, estabelecimento de condições de saúde que assegurem a cada membro da coletividade, um nível de vida favorável à manutenção da vida. Promoção da saúde como base das Ações em enfermagem em Saúde Coletiva.

9  Saúde Coletiva surgiu na década de 70 contestando os atuais paradigmas de saúde existentes na América Latina buscando uma forma de superar a crise no campo da saúde.  A Saúde Pública é entendida tanto na Europa quanto nas Américas como forma de controlar as endemias que ameaçavam as ordens econômicas vigentes e depois como controle social, buscando a erradicação da miséria, desnutrição e analfabetismo.

10 1.2 – A saúde no contexto do desenvolvimento econômico social
Ao assinar a Declaração do Milênio em Setembro de 2000, os chefes de Estado e de Governo de 189 países se comprometeram a avançar em direção a um mundo mais equânime e livre de pobreza para 2015. Para alcançar esse fim, estabeleceram oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), todos os quais se relacionam de alguma maneira com a saúde. Este compromisso enfatiza o firme reconhecimento de que o crescimento econômico, a distribuição de renda e o investimento em capital humano têm um imenso impacto na qualidade de vida das pessoas e na sua saúde. Ao mesmo tempo, a compreensão dos determinantes sociais da saúde está dando maior importância à ênfase na colaboração entre todos os setores sociais para melhorar a saúde da população e no reconhecimento internacional dos direitos humanos. Um dos principais indicadores do desenvolvimento e da saúde é a expectativa de vida.

11 Os habitantes dos países mais desenvolvidos tendem a viver mais tempo do que aqueles que vivem nos países em vias de desenvolvimento. Dentro dos determinantes sociais da desigualdade, o mais importante é a pobreza — definido para a América Latina através da renda insuficiente para atender às necessidades essenciais. A pobreza tem sua origem, em grande medida, nas baixas taxas de crescimento, na baixa produtividade, em um acervo limitado de capital humano, e nas políticas econômicas e sociais pouco efetivas. Tanto os percentuais de pessoas que vivem na pobreza como o número absoluto de pessoas pobres na América Latina e no Caribe diminuíram nos últimos anos, mas ainda persistem disparidades importantes, tanto dentro dos países como dentro da região

12 O emprego é um determinante básico da saúde desde muitos ângulos diferentes —o acesso aos mercados de trabalho, a renda, e as condições de trabalho— o emprego sustentável é crítico para a capacidade dos países de reduzir a pobreza. Em anos recentes, as taxas de desemprego cresceram na América Latina e no Caribe, e nesses períodos o emprego informal aumentou em proporção ao total de empregos. O desemprego juvenil também está aumentando, o desemprego nas mulheres é maior do que nos homens.

13 A relação recíproca entre a saúde e a educação é muito clara e explica o ODM (o Ob jetivos de Desenvolvimento do Milênio)sobre a educação básica universal como uma estratégia fundamental para a redução da pobreza. A Região das Américas está no caminho de alcançar a meta de 100% de cobertura na educação básica para o ano 2015, já tendo obtido coberturas superiores a 97%.

14 O meio ambiente é outro importante determinante da saúde
Enquanto que as áreas urbanas em geral oferecem mais vantagens do que as áreas as áreas rurais em termos de acesso a serviços sociais, emprego ou similares, muitas das cidades na região cresceram muito além de sua capacidade de proporcionar serviços adequados. O acesso à água e ao saneamento, ainda que tenha melhorado muito nas últimas décadas, continua apresentando claras deficiências, visto que a cobertura é maior nas áreas urbanas do que nas rurais. Entre outros desafios ambientais se encontram a poluição do ar, a degradação do solo, o desmatamento, a degradação das costas e a contaminação dos mares, o alarmante impacto das mudanças climáticas.


Carregar ppt "Saúde Coletiva e Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google