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Desenvolvimento Comunitário
Gerência de Educação e Sociedade Desenvolvimento Comunitário Maria Lúcia Guardia Gerente de Educação e Sociedade
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Histórico Gerência de Ação Social (1996 - 2003)
Gerência de Responsabilidade Corporativa ( ) Gerência de Relacionamento com Comunidades ( ) Gerência de Educação e Sociedade ( )
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Gerência de Educação e Sociedade
Conceitos Papel da Natura Premissas Modo de atuação
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Gerência de Educação e Sociedade
Crescimento Entendido como um processo de mudança ‘quantitativa’ de uma determinada estrutura, no qual a produtividade é componente essencial. Apesar de não ser condição suficiente para o desenvolvimento, o crescimento é requisito para superação da pobreza e para construção de um padrão digno de vida; ou seja, apesar de ser condição necessária para o desenvolvimento humano e social, por si só não assegura a melhoria do nível de vida da população. Desenvolvimento Processo complexo de mudanças ‘qualitativas’ nas dimensões econômica, política, humana e social que promova melhorias no modo de vida das pessoas, nas instituições e nas estruturas produtivas, considerando a conservação ambiental. O desenvolvimento depende das características de cada região/território/comunidade; depende do seu passado histórico, da posição e extensão geográficas, das condições demográficas, da cultura e dos recursos naturais que possuem.
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CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO
Conceitos Conceitos Básicos para se pensar na atuação da Natura nas comunidades: CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento Comunitário: Desenvolvimento no qual a comunidade é o principal protagonista; seu processo considera suas potencialidades e anseios e acontece a partir do envolvimento e da articulação entre todos públicos e em diversas dimensões.
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Empresas Movimentos Sociais Poder Público Organizações Organizações da
(3 esferas) Organizações da Sociedade Civil Movimentos Sociais Organizações Religiosas Empresas Desenvolvimento Comunitário Humana Política Social Econômica Ambiental Trabalho e renda Fortalecimento das Instituições Educação Infra-estrutura básica Direitos Humanos Redes Sociais Cultura Local Relação Homem/Meio Biodiversidade Cadeia produtiva
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Gerência de Educação e Sociedade
Papel da Natura - Contribuir para o desenvolvimento comunitário.
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Gerência de Educação e Sociedade
Premissas - A Natura também vive um processo de DESENVOLVIMENTO. - Nos relacionamos com as comunidades de maneira ética e transparente. - Somos parte do público inserido no processo e dispomos nossos recursos e competências na atuação. - Buscamos garantir o alinhamento de expectativas com as comunidades com as quais nos relacionamos. - A construção das estratégias de desenvolvimento comunitário considera a participação de todas as partes envolvidas. - Respeitamos a diversidade. Buscamos reduzir as desigualdades. Contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
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Gerência de Educação e Sociedade
Modo de atuação - Apoiar e participar da organização de diagnósticos considerando o histórico, riquezas, desafios e anseios da comunidade. - Eleger os focos prioritários de atuação considerando as diversas dimensões e os anseios da comunidade. - Definir conjuntamente as iniciativas, os esforços necessários e as responsabilidades, considerando os resultados pretendidos. - Monitorar e avaliar resultados continuamente
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Nossa prática está apoiada...
No estabelecimento de vínculos de confiança Na valorização de lideranças comprometidas e nas parcerias Na construção coletiva da ação Na construção da identidade de cada um com a ação
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Por fim... Os projetos são meio de aprendizado e de construção, não um fim. Não existe um caminho pronto, pois o contexto e a conjuntura local exigem constante modificação e readequação às necessidades.
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