A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6a. Série – UT 04.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6a. Série – UT 04."— Transcrição da apresentação:

1 6a. Série – UT 04

2 ATENÇÃO !!! ESTA APRESENTAÇÃO CONTÉM PARTE DO CONTEÚDO DA PROVA.
MAS NÃO DEVE SER UTILIZADO COMO ÚNICA FONTE DE ESTUDO.

3 UT 04 SÍTIO URBANO – É O LOCAL DE EXPANSÃO INDEPENDENTE DO SEU TAMANHO. TODA CIDADE ESTÁ ASSENTADA SOBRE UM SÍTIO URBANO.

4 CENTRO – LOCAL MAIS ATIVO DE UMA CIDADE, ONDE ESTÃO LOCALIZADOS OS SETORES COMERCIAL, FINANCEIRO, ADMINISTRATIVO, ETC...

5 CENTRO DE CURITIBA

6

7

8 INFRAESTRUTURA URBANA.
PODE SER DEFINIDA COMO UM SISTEMA TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIOMENTO DAS FUNÇÕES URBANAS: ECONÔMICAS (DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA PARA AS INDÚSTRIAS, COMÉRCIO SERVIÇOS, REDE DE TRANSPORTES, REDE ELÉTRICA, ETC.) SOCIAIS:MORADIA,TRABALHO,SAÚDE,EDUCA-ÇÃO, LAZER E SEGURANÇA). POLÍTICAS:SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, REDE DE ÁGUA, ESGOTO, ETC).

9 REDE URBANA É UMA CONEXÃO ENTRE AS CIDADES, ENVOLVENDO PESSOAS, MERCADORIAS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

10 HIERARQUIA URBANA UMA CIDADE É CONSIDERADA PEQUENA, MÉDIA OU GRANDE DE ACORDO COM A SUA ÁREA E O SEU NÚMERO DE HABITANTES.

11 REGIÃO METROPOLITANA São agrupamentos de municípios limítrofes a metrópole, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesses comuns.

12 REGIÕES METROPOLITANAS
REGIÕES METROPOLITANAS. São aquelas que exercem influência significativa sobre a região onde estão localizadas.

13 HIERARQUIA URBANA. CORRESPONDE À INFLUÊNCIA QUE EXERCEM AS CIDADES MAIORES SOBRE AS MENORES.

14 METRÓPOLE Metrópole é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana. Pode designar, também, de forma oficial, a cidade principal de um conjunto de cidades que encontram-se unidas geograficamente.

15 CURITIBA

16 MEGALÓPOLE Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

17 SÃO PAULO

18 RIO DE JANEIRO

19 METRÓPOLES NACIONAIS E GLOBAIS
São aquelas que exercem controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o Brasil e países vizinhos, por meios de comunicação.


Carregar ppt "6a. Série – UT 04."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google