A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crescimento ordenado das cidades: respeito ao planejamento urbano. População mais abastada se auto-segregou: construção de subúrbios (condomínios fechados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crescimento ordenado das cidades: respeito ao planejamento urbano. População mais abastada se auto-segregou: construção de subúrbios (condomínios fechados."— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento ordenado das cidades: respeito ao planejamento urbano. População mais abastada se auto-segregou: construção de subúrbios (condomínios fechados distantes dos problemas dos centros das cidades: guetos). Urbanização: aumento da população urbana a níveis acima do verificado na população rural. Crescimento Urbano: crescimento físico da cidade, podendo ser horizontal (em direção da periferia) e vertical (construção de edifícios). Brooklyn-NYBronx - NY

2 Los Angeles

3 Miami

4 São Paulo - Alphaville

5 Crescimento desordenado: formação de bairros clandestinos onde os lotes são vendidos sem o conhecimento do poder público. Não há licença para o comércio da terra. Os centros comerciais geralmente são antigos e mal estruturados. O processo de verticalização é uma realidade, mas não aproveita a infra-estrutura urbana como deveria (subutilização de recursos públicos). ROCINHA - RJ

6 Cumprimento dos artigos 2º e 39º da CF e art. 2º do EC 1)Função social da propriedade (combate à especulação e ao déficit habitacional) 2)Desenvolvimento sustentável (Economia + Sociedade + Ambiente) 3)Funções sociais da cidade (garantia de moradia digna, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, emprego etc.) 4)Igualdade e justiça social (isonomia) 5)Participação popular (orçamentos participativos)

7 METRÓPOLE: Cidade populosa que mantém uma grande influência (econômica, cultural, política etc.) sobre outras cidades de uma grande região REGIÃO METROPOLITANA: conjunto de cidades que se unem para promover um desenvolvimento urbano conjunto (planejamento integrado)

8 MEGACIDADES: aglomerados urbanos com mais de de habitantes. CONURBAÇÃO: situação em que duas ou mais cidades crescem e não mantêm uma área rural entre si. Exs.: São Paulo e ABCD Paulista; Belo Horizonte e Betim; Curitiba e São José dos Pinhais; Sorocaba e Votorantim. MEGALÓPOLES: encontro de duas ou mais metrópoles e/ou regiões metropolitanas. Exs.: Boswash (Washington a Boston nos EUA), Tóquio-Kyushu (no Japão), Milão-Londres (Europa, acompanhando o vale do Reno).

9 São Paulo

10 Nova Iorque

11 Tóquio

12 CIDADES GLOBAIS: pontos nodais que representam os interesses dos países e corporações multinacionais no mundo globalizado. São cidades que apresentam boa infra-estrutura urbana como: hotéis, aeroportos, comunicação, bolsa de valores, sedes de multinacionais e bancos etc. Tecnópolis ou Tecnopolos: cidades que têm uma concentração de investimentos governamentais e privados (Institutos de Pesquisa, Universidades, Centros Tecnológicos, Incubadoras, Empresas High Tech etc.). Exs.: São Carlos, Campinas, São José dos Campos. Instalações do ITA em São José dos CamposLaboratório de Luz Síncrotron em Campinas

13

14

15

16

17 Inauguração da Unidade Anchieta da VW, em 1959

18 Itaipu Binacional Complexo Eletronuclear de Angra dos Reis

19

20


Carregar ppt "Crescimento ordenado das cidades: respeito ao planejamento urbano. População mais abastada se auto-segregou: construção de subúrbios (condomínios fechados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google