A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você no ambiente marciano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você no ambiente marciano"— Transcrição da apresentação:

1

2 Você no ambiente marciano
S Por: Eder Martioli

3 Palestra: Você no ambiente marciano
Introdução: Essa apresentação tem o objetivo de levar ao público uma noção de como é o planeta Marte. Assim como na Terra nós podemos sentir frio ou calor, podemos correr, pular, nadar, olhar para o céu e até mesmo ver Marte, enfim estamos constantemente experimentando nosso planeta, como seria, se é que seria possível, experimentar o planeta Marte? Baseado em resultados científicos, através da imaginação e estimulando nossos sentidos expostos ao ambiente marciano faremos uma pequena viagem ao planeta vermelho. É claro que o corpo humano não agüentaria uma viagem como essa, então enquanto ainda não temos naves que nos levam até lá, iremos como um super herói que suporta qualquer alteração de ambiente e ainda poderemos trazer notícias de lá com alguns equipamentos que levaremos em nossa mala. Créditos imagens: Créditos animações:

4

5 Palestra: A Despedida da Terra
Introdução: Antes de partirmos precisamos decidir o que levar em nossa mala. Para isso basta observarmos como é o nosso planeta. O que costumamos sentir nele? Quais são as possíveis mudanças quando entramos em um outro planeta? Pensando nisso, decidimos que levaremos relógio, um mapa de Marte, termômetro, bússola, luneta, barômetro, e outros equipamentos mais específicos que veremos quando for preciso. Créditos imagens: Créditos animações:

6

7 Resumo: Marte no céu Texto Explicativo:
Hoje (16/08/2003) se olharmos para o céu no lado leste uma hora depois que o Sol se pôr, veremos uma imagem semelhante a esta, e aquele ponto luminoso no centro da imagem, que se assemelha a uma estrela vermelha muito brilhante, é o planeta Marte. Todo esse brilho não é comum para Marte em nosso céu, isso deve-se ao fato de que ele está ficando mais próximo de nós do que nunca vimos antes e provavelmente nunca mais veremos. Essa aproximação ocorre a cada dois anos e dois meses, porém esse ano acontece em uma situação especial. Ainda estando tão próximo, Marte fica a cerca de 57 milhões de quilômetros daqui, uma distância ainda considerável para as nossas tecnologias atuais. Créditos imagens: criação da imagem no programa Starry Night Backyard Créditos animações:

8

9 Resumo: Órbita dos planetas internos
Texto Explicativo: Esta é a configuração dos planetas internos no dia da oposição marciana. Marte e a Terra são dois planetas que além de possuirem órbitas muito próximas ainda se assemelham muito na sua formação, isso deve-se ao fato de terem se formado em lugares próximos, na mesma época e nas mesmas condições, eles são como planetas irmãos, mas, como todo irmão, possuem as suas diferenças, essas que proporcionaram a eles destinos tão diferentes, como evidenciaremos até o fim dessa apresentação. Créditos imagens: J.R.V.Costa Créditos animações:

10

11 Resumo: Marte visto da Terra com instrumento
Texto Explicativo: Marte visto de um telescópio terrestre de médio porte. Créditos imagens: Thomas Willamson Créditos animações:

12

13 Resumo: Marte através do Hubble
Texto Explicativo: Imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble no dia 26/06/2003 quando Marte estava a uma distância de 68 milhões de quilômetros de nós. A essa distância já podemos sentir a diferença pela própria imagem e já notamos detalhes que nos levam a crer que Marte pode ser bem mais interessante que aquele pontinho no céu ou até mesmo aquela bolinha borrada vista no telescópio. Créditos imagens: Hubble Space Telescope (HST) Créditos animações:

14

15 Resumo: Chegada a Marte
Texto Explicativo: Animação mostrando o planeta Marte em rotação acelerada. Estamos agora chegando ao destino de nossa viagem, preparem-se para entrar em órbita do planeta vermelho. Créditos imagens Créditos animações: © Calvin J. Hamilton

16 Orbitando Marte

17 Até que ele é bem grande de perto!

18

19

20 Sobrevôo Vamos ver o nosso mapa...

21

22

23 Crateras Kaiser Crater (47°S, 340°W)

24 Ativando visão com altímetro

25 Crateras

26 Vulcões

27

28

29 Canais

30 Dunas de areia Proctor Crater

31 Mapa topográfico fotografado
com o altímetro Proctor Crater

32 Calota Polar Norte

33 Calota Polar Sul

34 Vamos usar o tal aparelhinho aqui...
escala - porcentagem de água ON

35 off Buscando sinal... escala - porcentagem de água

36 superfície equatorial.
off > Mapear nível de H superfície equatorial. escala - porcentagem de água

37 off > Mapear nível de H região polar. escala - porcentagem de água

38 Enfim Marte firme!! S Primeiro uma caminhada para conhecer o local

39 S

40 a bússola na barraquinha!
Não devia ter comprado a bússola na barraquinha! S

41

42 Aceleração da gravidade
Estou me sentindo tão leve! S Aceleração da gravidade Marte: 3.71 m/s Terra: 9.80 m/s M = T

43 Marte firme!! Primeiro uma boa caminhada para conhecer o local:
-O mapa aqui está muito grande tenho que me orientar, vou utilizar a bússola…xii Tem alguma coisa errada com minha bússola (não devia ter comprado na barraquinha!). algo estranho com o meu peso! (gravidade)

44 Pedras, pedrinhas, areia…
O solo marciano Composição química: O ~ 50% Si ~ 20% Fe ~ 13% outros (Mg, Ca, Al, etc) Vejam esse solo… Pedras, pedrinhas, areia… Isso aqui parece um deserto!

45 O AR Composição química: CO2 - 95.32% N2 - 2.7% Ar - 1.6% O2 - 0.13%
tem muito pouco ar aqui tem um cheiro diferente é frio, e além disso é muito seco. Eu prefiro o ar da Terra!

46 Experimentos Termômetro -30o C a -89oC Barômetro em média 0,006 bar
Umidade 0,03%

47 e o tempo muda? “ De vez em quando venta muito, a areia bate e chega a doer. Tem época que as tempestades de areia encobrem tudo e o vento sopra muito forte. Essas tempestades duram meses, mas acabam passando.” S

48 Como é o céu de Marte? O sol demora 24 h 40min para aparecer novamente

49

50

51 Posição “martográfica”: 33°N 64°W
Dia terrestre: 16/03/2003

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62 2 Luas bem menores que a nossa.
2 Estrelas d’Alvas (Vênus e Terra)

63 Fim Principais fontes de Pesquisa: -mars.jpl.nasa.gov
- -NSSDC Planetary HomePage - -Marte - Novas Descobertas Editora USP Fim

64 Créditos das imagens: Instituições: NASA Royal Greenwich Observatory
….

65 Créditos das animações:
animacao.avi: NASA imacao01.mpg: ESO

66 Bibliografia Jean Audoze, Atlas of Astronomy ….

67 Referências na INTERNET
artigo - distorções visuais perto de BN e EN


Carregar ppt "Você no ambiente marciano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google