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O que faz o mundo girar? Dinheiro.

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Apresentação em tema: "O que faz o mundo girar? Dinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 O que faz o mundo girar? Dinheiro

2 Na Internet não podia ser diferente! O que todos querem é fazer...

3 Exemplo Queremos comprar um o CD novo do Rolling Stones.
O que deveríamos fazer no mundo real? E na Intenet, como seria este processo?

4 Gustavo Eliano de Paula gep@di.ufpe.br
Comércio Eletrônico Gustavo Eliano de Paula

5 Conteúdo Motivação em IA Motivação Inicial
Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

6 Motivação em IA A Inteligência Artificial visa:
modelar comportamentos humanos. Comprar e vender são comportamentos exclusivamente humanos. Envolvem conhecimento não-trivial do domínio; Envolvem modelagem de usuário;

7 Porque falta ‘inteligência’ neste processo.
Motivação em IA Por que o processo de compra na Internet não é semelhante ao processo de compras real? Porque falta ‘inteligência’ neste processo.

8 Motivação em IA Nas compras na Internet não se caracterizam:
o vendedor; a pechincha; a negociação; A aplicação do conceito de agentes inteligentes pode facilitar o processo de comércio na internet.

9 Motivação em IA ‘Características’ dos agentes inteligentes Autonomia;
Comportamento colaborativo; Comunicação a nível de conhecimento; Capacidade de inferência; Continuidade temporal; Personalidade; Adaptabilidade; Mobilidade;

10 Conteúdo Comércio Eletrônico Convencional Motivação Inicial
Motivação em IA Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

11 Comércio Eletrônico Convencional

12 Comércio Eletrônico Convencional
Sites na compra na Internet: Amazon, Pão-de-açucar, Planet Music. Provêem serviços para: Cadastrar compradores; Realizar buscas em seus itens; Informação sobre lançamentos; Entrega de produtos pelo correio; Várias formas de pagamento e entrega;

13 Comércio Eletrônico Convencional
O processo é similar a um posto de ‘auto-atendimento’. Nenhum comportamento ‘inteligente’ é inserido. Quase todo controle está a cargo do usuário. O site pode algumas vezes fazer sugestões;

14 Comércio Eletrônico Convencional Exemplo
Para comprar o CD dos Rolling Stones, devemos: Descobrir com alguém o endereços dos sites de lojas de CD’s; Ir em cada uma das lojas e buscar pelo CD desejado; Verificar: preço, taxa de envio, tempo de entrega, etc., em cada loja; Escolher uma das lojas, e se cadastrar nela para fazer o pedido;

15 Comércio Eletrônico Convencional Qualidades
Comodidade de não ter que sair de casa para comprar o que deseja; Grande variedade de título para a escolha; ‘Sempre’ se encontra o que deseja;

16 Comércio Eletrônico Convencional Problemas
Existe pouca interação com o usuário; É lento quando não se sabe exatamente o que se quer; Não há negociação; O usuário tem que pesquisar em várias lojas para encontrar o que deseja e em melhores condições; É um pouco complicado achar o que se quer e repetitivo de utilizar; É necessário se cadastrar em cada loja que o usuário for comprar;

17 Conteúdo Soft-bots Motivação Inicial Motivação em IA
Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

18 Soft-Bots Amazon Siciliano Cultura

19 Soft-Bots Vem resolver o problema da quantidade de informação de mecanismos de busca que existem na rede. É um sistema cliente-servidor que faz consultas a vários site de consulta simultaneamente. E após filtra os resultados obtidos para apresentar um resultado melhor. Os mecanismos de busca utilizados neste caso são os mecanismos de busca das lojas.

20 Arquitetura Soft-Bots
Escolher Produto Escolher Lojas Enviar Consultas Receber Resultados Remover Repetições Fazer Comparações Analisar Resultados Encontrar Informações Ordenar Resultados Apresentar ao Usuário

21 Soft-Bots: Exemplo Para comprar o CD, devemos: Fornecer o nome do CD;
Escolher as lojas que serão pesquisadas. As lojas são predefinidas pelo soft-bot; Disparar a consulta; Escolher no resultado fornecido em qual loja comprar; Ir para a loja se cadastrar e fazer o pedido;

22 Soft-Bots: Qualidades
Permiti que várias lojas sejam pesquisadas simultaneamente; Evita as repetições no processo de busca; Filtra o resultado, fornecendo uma consulta de melhor ‘qualidade; Fornece mais informações ao usuário comparando os resultados das consultas das lojas;

23 Soft-Bots: Problemas Ainda é necessário que o usuário se cadastre em cada loja que ele for comprar; Não existe negociação; A interação ainda é quase nula; Ainda é lento quando não se sabe exatamente o que se quer; O comportamento não é necessariamente ‘inteligente’;

24 Soft-Bots: Exemplos Família Miner (Book Miner, Soft Miner, Cd Miner);
Bargain Finder; ShopBot (University of Washington); Jango (Excite);

25 Soft-Bots: Exemplos University of Washington Soft-bots family

26 Conteúdo Tête-à-Tête(T@T) Motivação Inicial Motivação em IA
Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

27 Tête-à-Tête

28 Tête-à-Tête É uma forma de permitir um processo de negociação real entre agentes. Esta negociação possibilita que a compra seja feita em melhores condições para o usuário. Permite uma maior interação do usuário com o processo. Cada loja possui o seu vendedor (agente de venda) que recebe os clientes (agente de compra).

29 Tête-à-Tête (T@T): Agentes
São uma personificação de seu usuário (compra ou venda); São modelados de acordo com os objetivos de seu usuário; São autônomos; A Comunicação ocorrer em uma linguagem e em uma língua comum; Podem ou não ter mobilidade; Possuem estratégias de negociação;

30 Tête-à-Tête (T@T): Comunicação
Precisa ser padrão para os agentes; Precisa ser o mais próximo possível da linguagem ‘humana’; Para permitir vários contextos de conversação; Precisa permitir que vários tipos de objetos possam ser passados como ‘palavras’ da conversa (?); A linguagem mais utilizada é KQML (Knowledge Query Manipulation Language);

31 Tête-à-Tête (T@T): Mobilidade
Se presente: é necessário um padronização do protocolo de movimentação; os agentes podem rodar em uma mesma maquina durante a negociação; os agentes não podem ser muito ‘grandes’ para que movimentação não seja lenta Se ausente: não necessita do protocolo de movimentação; comunicação ocorre através da rede, aumentando assim o tráfego;

32 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
“É um processo pelo qual uma decisão conjunta é tomada por duas ou mais partes. As partes primeiro verbalizam seus desejos contraditórios e então buscam um acordo por um processo de concessões ou busca de novas alternativas”.

33 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
Dados os agentes A e B, onde A fornece os serviços Y e Z e B fornece X, temos: A: Eu proponho que você me forneça o serviço X, porque eu sei que este é um dos serviços que você oferece B: Eu proponho que eu te forneço X se você me fornecer o serviço Z, porque prover X para você vai ter um custo para mim que pode ser compensado com Z A: Eu proponho que te forneço o serviço Y se você me fornecer X. Eu acho que isto é bom para nos dois porque eu preciso de X e acho que você precisa de Y mais que de Z B: Eu não preciso de Y, mas preciso de Z A: Está bem eu proponho que eu te forneço o serviço Z se você me fornecer X B: Eu aceito

34 Tête-à-Tête (T@T): Negociação

35 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
Possui uma estrutura baseada em um conjunto de contratos legais usados para regulamentar os acordos da negociação manual; Esta estrutura abrange os serviços que estão sobre negociação e as características do processo (número de negociadores, tempo máximo, etc...); Cada serviço possui um conjunto de pontos característicos que são negociados;

36 Tête-à-Tête (T@T): Exemplo
Para comprar um CD agora, devemos: Criar um agente que nos represente; Informar a este agente que desejamos comprar um CD e qual é o CD (serviço que vai ser negociado); Informar a loja em que deve ser visitada;

37 Tête-à-Tête (T@T): Exemplo
Informar para o agente os pontos sobre negociação e seus valores ótimos: Intervalo de preços aceitável; Tempo máximo para que a compra seja feita; Número de CD’s; Intervalo de preços do frete; Tempo de entrega máximo; Enviar o agente;

38 Tête-à-Tête (T@T): Exemplo
Preço individual: Tempo máximo acordo: Preços do frete: Tempo de entrega máximo:

39 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
Os pontos sobre negociação podem ter graus de importância distintos; A atribuição destes graus de importância dependem do conhecimento do domínio do problema; A combinação dos graus de importância e dos respectivos valores dos pontos definem a função de utilidade do agente; Utiliza a teoria de utilidade para múltiplos atributos na modelagem;

40 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
Cada agente busca: atingir um ponto ótimo da função de utilidade em que os valores para os pontos sobre negociação são os ideais; isto nem sempre (quase nunca) é possível; o ponto ótimo para os compradores é normalmente o oposto do ponto para os vendedores;

41 Tête-à-Tête (T@T): Exemplo
Preço individual (Pi): Mais importante tendo peso 5; Preços do frete (Pf): Bem importante tendo peso 3; Tempo de entrega (Te): Tem peso 2; Função de Utilidade :

42 Tête-à-Tête (T@T): Exemplo
Cada proposta é constituída da tupla (Pi, Pf, Te). O agente de compra busca maximizar . O agente de venda pode utilizar a mesma função  para avaliar a qualidade do seu estado, mas ele vai procurar minimizar a função. O ideal é que cada agente possua em função distinta de utilidade e é necessário que estas sejam escondidas.

43 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
A negociação consiste então em: Ajustar os ‘valores’ de cada um dos pontos sobre negociação; O ajuste para cada ponto é chamado de tática e pode ocorrer de acordo com vários fatores; Várias tática podem ser combinadas de acordo com o seu grau de importância; Atingir um acordo; A forma como os ajustes ocorrem (conjunto de táticas ) identifica a estratégia de negociação.

44 Tête-à-Tête (T@T): Negociação
As táticas podem ser basicamente de três tipos: Dependentes do tempo: precisam chegar a um acordo em um tempo máximo; Dependentes de recurso: precisam chegam a um acordo minimizando-se os recursos; Dependentes de comportamento: chega a um acordo imitando o comportamento do opositor;

45 Tête-à-Tête (T@T): Exemplo
Se o agente recebeu a proposta (Pi, Pf, Te) e não a aceitou, ele precisa gerar uma contra-proposta. Onde Pi é o preço individual Pf é o preço do frete Te é o tempo de entrega t é o instante de negociação

46 Tête-à-Tête (T@T): Qualidades
Permite um processo de negociação real; Existe grande interação entre o agente e a loja; Permite que a compra seja feita em melhores condições; O usuário não precisa mais se cadastrar em cada loja, pois o agente faz isto para ele; O usuário só precisa criar o agente que ele se encarrega de fazer o resto;

47 Tête-à-Tête (T@T): Problemas
Ainda é necessário que o usuário saiba para que loja enviar o agente; O agente só pode negociar com uma loja de cada vez;

48 Conteúdo Market Place Motivação Inicial Motivação em IA
Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

49 Market Place

50 Market Place é: Realmente um mercado em que são feitas negociações;
Um sistema multi-agente, em que cada agente possui um objetivo específico a ser atingido; A especificação de um protocolo de comunicação entre os agentes; As determinação das ‘leis’ que regem este mercado; Um Facilitador;

51 Market Place: Facilitador
É responsável: Pela intermediação da negociação entre os agentes do mercado; Por concentrar o conhecimento existente no mercado; Pela padronização do protocolo de comunicação; Pela coordenação da negociação; Não é obrigatório que exista apenas um facilitador;

52 Market Place: Agentes Podem ser de compra, venda ou facilitador;
Podem implementar qualquer tipo de arquitetura interna; Precisam implementar o protocolo definido pelo facilitador para a comunicação; De preferência devem manter seu estado interno escondido dos demais agentes; Podem negociar entre si para atingir um mesmo objetivo;

53 Market Place: Qualidades
O usuário só precisa criar o agente e enviá-lo para o mercado; Qualquer tipo de negociação pode ser feita; os agentes de compra podem se juntar para negociarem! os agentes de venda podem se unir em um cartel!!!

54 Market Place: Problema
A idéia em si, a princípio, não possui nenhum problema!; Os problemas ocorrem a nível de implementação: Necessidade de tudo ter que ser padronizado para que possa funcionar; Como manter o estado mental dos agentes atualizado;

55 Conteúdo Conclusão Motivação Inicial Motivação em IA
Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

56 Conclusão Os processo de negociação entre agentes são cada vez mais importantes na informática. Com o crescimento do comércio na Internet os Market place’s vão se tornando cada vez mais necessários. A complexidade do problema de compra faz com que as estratégias de negociação possam uma importância fundamental.

57 Conteúdo Referências Motivação Inicial Motivação em IA
Comércio Eletrônico Convencional Soft-bots Market Place Conclusão Referências

58 Referências Fartin, P., Sierra, C., Jennings, N. Negotiation Desicion Function for Autonomous Agents Parsons, S., Sierra, C., Jennings, N. Agents that Reason and Negotiate by Arguing Guttman, R., Maes, P., Cahves, A ., A Real life Experiment in Creating na Agent Market-Place Guttman, R., Maes, P., Cahves, A ., Results from a Multi-Agent Eletronic Market-Place Experiment Matos, N. Sierra, C., Jennings, N. Determining Sucessful Negotiation Strategies: Na Evolutionary Approach Guttman, R., Maes, P, Agent-Mediated Integrative Negotiation for Reatail Eletronic Commerce


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