A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros textuais: letra de música,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros textuais: letra de música,"— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros textuais: letra de música,
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 7° Ano Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead

2 VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL?
Língua portuguesa , 6° Ano Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL?

3 Língua portuguesa , 6° Ano
Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O GÊNERO TEXTUAL O gênero textual é caracterizado por sua função comunicativa na sociedade: é a intenção que alguém tem ao escrever um texto. É por isso que ele se caracteriza menos por seus elementos internos e mais por seu objetivo entre leitores e falantes de uma sociedade. Diante dessas possibilidades intencionais do texto, o gênero é inumerável: carta, música, poema, receita de bolo, bula de remédios e muito mais.

4 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead A TIPOLOGIA TEXTUAL O tipo textual é a forma como o texto se apresenta e, dependendo de sua função social, são classificados a partir de elementos internos como classes de palavras, elementos da narrativa, o tempo ou modo verbal e outros elementos mais. São eles: 1. Narrativo – quando se conta uma história, uma piada e textos afins. 2. Injuntivo – quando se orienta, dá um comando para realizar alguma tarefa. Também muito utilizado nas propagandas. 3. Descritivo – logicamente descreve algo: pessoa, fato, paisagem, etc. 4. Informativo - seu fim comunicativo é fazer-saber, deixar-se informado. 5. Dissertativo argumentativo – é aquele que explica ou desenvolve um assunto, ao mesmo tempo que tenta persuadir o leitor a aceitar os argumentos postos no texto.

5 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Nesta imagem, temos elementos internos como personagens, espaço e diálogo que caracterizam a tipologia narrativa . Neste mesma imagem, observa-se que sua função social é a de fazer humor, construído a partir de elementos, como o de ser desenhado, a aparência das personagens, a sala sem reboco, o tema da atualidade, caracterizando assim o gênero CHARGE.

6 VAMOS FALAR AGORA DE NOTÍCIA, POEMA, LEAD
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead VAMOS FALAR AGORA DE NOTÍCIA, POEMA, LEAD E LETRA DE MÚSICA?

7 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O texto que iremos ler tem o objetivo de informar um fato que aconteceu, mas não apenas isso: este fato tem que responder as perguntas O QUE? QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUE? Se o texto atende a estes ou parte destes elementos, então podemos classificá-lo no gênero NOTÍCIA. Através de seus elementos internos como a linguagem clara, objetiva e a “narrativa” técnica, evitando uma leitura que possa dar margem a múltiplas interpretações por parte do leitor, temos então, um texto do tipo INFORMATIVO, pois a notícia deve chegar igual para todos,

8 Desabamento deixa três feridos; duas pessoas estão sob escombros
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Estadão – 25 setembro 2002 – 19h:28 Pelo menos três pessoas ficaram feridas no desabamento do prédio de quatro andares no centro do Rio, às 15h15 de hoje. No local funcionavam uma lanchonete, parcialmente em obras, uma loja de carimbos e cópias de chaves, e o Hotel Linda do Rosário. Houve uma sequência de estalos em um dos pilares do edifício, minutos antes do acidente. Isso deu tempo para que muitas pessoas deixassem o local. Sete edifícios ao redor foram interditados. Até o início da noite, a Secretaria Estadual de Defesa Civil dispunha da informação de que duas pessoas estariam sob os escombros. Houve pânico assim que os estalos foram ouvidos, cerca de 20, 10 e 5 minutos antes do desabamento. O porteiro do Linda do Rosário, Raimundo Barbosa de Melo, de 37 anos, estava com a mulher na recepção do hotel e, ao som do primeiro estampido, avisou aos demais funcionários do hotel que saíssem do prédio imediatamente. No momento em que descia a escada, lembrou das duas pessoas que ocupavam um quarto. “Interfonei e cheguei a bater na porta do quarto, mas não responderam”, contou. O relações­-públicas dos bombeiros, coronel Jorge Lopes, atribuiu o acidente à soma de quatro fatores: obra da lanchonete no térreo, a forte chuva que caiu no Rio desde o fim de semana, a má conservação do prédio e a outras obras de calçamento da Rua Primeiro de Março. Fonte:  Desabamento deixa três feridos; duas pessoas estão sob escombros

9 1º . O QUÊ? Desabamento de um prédio.
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Vamos analisar por partes a notícia e identificar alguns aspectos deste texto. No primeiro parágrafo, consta a síntese da notícia, respondendo as seguintes perguntas: 1º . O QUÊ? Desabamento de um prédio. 2º. ONDE? No centro do Rio de Janeiro. 3º. QUANDO? 25 de setembro de 2002 4º COMO? Após ouvir estalos em uma das colunas, o prédio desabou em poucos minutos.

10 Desabamento deixa três feridos; duas pessoas estão sob escombros
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Notem que no primeiro parágrafo está a síntese da notícia, respondendo as perguntas que caracterizam o gênero. além Disto, o texto tenta chamar a atenção do leitor para que ele continue sua leitura. A este parágrafo, damos o nome de LEAD. Estadão – 25 setembro 2002 – 19h:28 Pelo menos três pessoas ficaram feridas no desabamento do prédio de quatro andares no centro do Rio, às 15h15 de hoje. No local funcionavam uma lanchonete, parcialmente em obras, uma loja de carimbos e cópias de chaves, e o Hotel Linda do Rosário. Houve uma sequência de estalos em um dos pilares do edifício, minutos antes do acidente. Isso deu tempo para que muitas pessoas deixassem o local. Sete edifícios ao redor foram interditados. Até o início da noite, a Secretaria Estadual de Defesa Civil dispunha da informação de que duas pessoas estariam sob os escombros. Desabamento deixa três feridos; duas pessoas estão sob escombros

11 O OUTRO LADO DA NOTÍCIA Língua portuguesa ,
6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

12 Vítimas de desabamento são reconhecidas no Rio
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Vítimas de desabamento são reconhecidas no Rio "O desabamento do prédio 55 da Rua do Rosário, no Centro, na quarta-feira, revelou um romance proibido e levou a tragédia para duas famílias. Eles não eram casados, mas ficaram juntos até que a morte os separou. Únicas vítimas da tragédia, o professor Rui Diniz, 71 anos, e Maria das Graças Mendes Rocha, 48, funcionária da Caixa Econômica Federal, mantinham namoro secreto. Seus corpos, nus e deitados sobre restos de cama do Hotel Linda do Rosário, foram retirados dos escombros na madrugada de ontem, após mais de cinco horas de trabalho dos bombeiros e da Defesa Civil. Maria das Graças era casada com o aposentado Pedro Rocha há mais de 20 anos. Rui vivia com sua mulher, Léia Diniz, há 34. (...) Ronaldo Teixeira da Silva, 44 anos, que se apresentou como filho de Rui, não quis confirmar que o professor e Maria das Graças estavam juntos na hora do desabamento. 'Ninguém sabe se isso é verdade. Não vou falar nada antes que tudo o que estão dizendo seja provado', afirmou. Segundo o IML, Rui tinha problemas de coração e havia passado por cirurgia há oito meses. A distância que separava os dois – o professor morava no Méier, e Maria das Graças, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo – continuou até na despedida, no mesmo horário. Às 16h, Rui Diniz foi enterrado no cemitério São João Batista, em Botafogo, e Maria das Graças, no cemitério de São Gonçalo. A viúva de Diniz, Léia, precisou ser amparada por parentes, que disseram que a família não tinha qualquer conhecimento sobre o namoro." Fonte: acessado em 18/06/2015

13 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Lendo “O outro lado da notícia”, descobrimos que casal morto no desabamento, mantinha um caso de amor clandestinamente. Este fato virou música quando o compositor Marcelo Camelo, ao tomar conhecimento do fato, sentiu-se tocado pela história. É o limite da realidade com a poesia. O que é poesia mesmo?

14 Vamos entender primeiro o que é POEMA.
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Vamos entender primeiro o que é POEMA. É um texto que utiliza a linguagem poética e se caracteriza por: Linguagem figurada (conotativa); Ele é escrito em versos; Pode ser dividido em estrofes, geralmente não ocupa toda extensão da folha de papel e sim, metade; . O poeta, para expressar sentimentos em relação a um fato da realidade ou de si mesmo, utilizando-se a criatividade; dom que eles possuem; O poema pertence ao grupo dos textos literário.

15 Tratado geral das grandezas do ínfimo
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Já a POESIA, podemos dizer que é a “alma” do poema. É o que emociona o leitor. Porém, a poesia não é uma característica exclusiva do poema; ela pode estar numa música, numa fotografia, numa pintura, numa cena de filme, no sorriso de uma criança. Basta o artista “captar” a poesia num determinado contexto da realidade. Tratado geral das grandezas do ínfimo A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei. Meu fado é o de não saber quase tudo. Sobre o nada eu tenho profundidades. Não tenho conexões com a realidade. Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro. Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas). Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil. Fiquei emocionado. Sou fraco para elogios. Manoel de Barros

16 O QUE É MÚSICA? Língua portuguesa ,
6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O QUE É MÚSICA?

17 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O QUE É MÚSICA? É difícil definir música. Para isso, temos que compreender alguns elementos que a compõem. Alguns afirmam que música é aquilo que emite sons e silêncio, mas de maneira organizada. Porém uma pessoa pode bater um pino com um martelo e há som e silêncio, mas não é música, pois ninguém ficaria o dia inteiro ouvindo aquilo De maneira mais didática, conceituamos música como aquilo que possui MELODIA, HARMONIA e RITMO. Vamos ver então, a definição de cada um destes elementos

18 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O QUE É MELODIA? É encadeamento harmonioso e bonito de sons musicais.  é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado.

19 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O QUE É HARMONIA? É a combinação de acordes que torna o som agradável. Quando mais de um instrumento tocam juntos, acompanhado de uma voz que canta, o som destes devem estar combinados, fazendo a harmonia.

20 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead O QUE É RITMO? Ritmo vem do grego rhythmos e que designa a cadência da melodia, isto é, a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.

21 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Voltando à notícia, vejam a música que Marcelo Camelo, ex-integrante do grupo Los Hermanos, escreveu para retratar um aspecto daquele episódio: a história de amor entre Rui Diniz e Maria das Graças

22 CONVERSA DE BOTAS BATIDAS
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead CONVERSA DE BOTAS BATIDAS Veja você onde é que o barco foi desaguar A gente só queria um amor Deus parece às vezes se esquecer Ai, não fala isso por favor Esse é só o começo do fim da nossa vida Deixa chegar o sonho Prepara uma avenida Que a gente vai passar Veja você, onde é que tudo foi desabar A gente corre pra se esconder E se amar se amar até o fim Sem saber que o fim já vai chegar Deixa o moço bater  Que eu cansei da nossa fuga Já não vejo motivos Pra um amor de tantas rugas Não ter o seu lugar Abre a janela agora Deixa que o sol te veja É só lembrar que o amor é tão maior Que estamos sós no céu Abre as cortinas pra mim Que eu não me escondo de ninguém O amor já desvendou nosso lugar E agora está de bem Deixa o moço bater  Que eu cansei da nossa fuga Já não vejo motivos Pra um amor de tantas rugas Não ter o seu lugar Diz quem é maior Que o amor Me abraça forte agora Que é chegada a nossa hora Vem vamos além Vão dizer Que a vida é passageira Sem notar que a nossa estrela Vai cair Link: 

23 LÍRICO NARRATIVO DRAMÁTICO
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead A música pertence a categoria de textos literários – textos produzidos a partir da inspiração e de uma linguagem figurada. A divisão destes textos foi feita por Aristóteles e Platão, e ficou assim classificado. LÍRICO NARRATIVO DRAMÁTICO Modalidade que exprime os sentimentos e as emoções mais íntimas. Propõe-se a contar uma história real ou fictícia, desenrolada num determinado espaço e tempo. Nesta modalidade, iniciada na Grécia Antiga, o textos tendem a ser produzidos e exibidos em montagens teatrais. Poesia Ode Sátira Hino Soneto Haicai Acróstico Música Outros textos afins Romance Fábula Conto Ensaio Poesia época ou epopeia Farsa Tragédia Elegia

24 TEXTOS NÃO-LITERÁRIOS
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, ead É importante destacar a diferença entre GÊNEROS LITERÁRIOS e GÊNEROS TEXTUAIS. Apesar de ambos serem textos, a diferença está, na escolha para produção deles e em seus objetivos dentro da sociedade. Por isso poderíamos acrescentar que o gênero literário está mais voltado para os textos literários e os gêneros textuais, mais voltados para os textos não-literários. Observe na tabela abaixo, as características de cada um. TEXTOS LITERÁRIOS TEXTOS NÃO-LITERÁRIOS Ficcionais Não ficcionais Linguagem figurada Linguagem objetiva Produção baseada na arte Produção baseada na realidade Lírico – épico - dramático Inumeráveis

25 E agora, vamos praticar? http://fatfisio.blogspot.com.br/
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead E agora, vamos praticar?

26 Organizar os alunos em seis grupos;
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead ATIVIDADES Organizar os alunos em seis grupos; Para cada grupo, deverá ser sorteado uma notícia ou uma música; As notícias e as músicas podem ser postas em envelopes, balões e em que a imaginação permitir; Os grupos que ficarem com a música, devem transformá-la em NOTÍCIA; Os grupos que ficarem com a notícia, devem transformá-la em MÚSICA. Após o término do trabalho, os grupos apresentação as atividades realizadas. É importante que, antes dos grupos iniciarem os trabalhos, o professor leia as notícias e ouça cada música e, depois, debata os temas neles abordados. É importante que os alunos manifestem suas opiniões.

27 MÚSICA 1 CONSTRUÇÃO Amou daquela vez como se fosse a última
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead MÚSICA 1 CONSTRUÇÃO Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Subiu a construção como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão atrapalhando o tráfego E cada filho como se fosse o pródigo E atravessou a rua com seu passo bêbado Subiu a construção como se fosse sólido Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Tijolo com tijolo num desenho lógico Seus olhos embotados de cimento e tráfego Sentou pra descansar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo Bebeu e soluçou como se fosse máquina Dançou e gargalhou como se fosse o próximo E tropeçou no céu como se ouvisse música E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público

28 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Amou daquela vez como se fosse máquina Beijou sua mulher como se fosse lógico Ergueu no patamar quatro paredes flácidas Sentou pra descansar como se fosse um pássaro E flutuou no ar como se fosse um príncipe E se acabou no chão feito um pacote bêbado Morreu na contramão atrapalhando o sábado HOLANDA, Chico Buarque de, Construção, São Paulo. Phonogram/Philips, 1971

29 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead MÚSICA 2 O MEU GURI Quando, seu moço, nasceu meu rebento Não era o momento dele rebentar Já foi nascendo com cara de fome E eu não tinha nem nome pra lhe dar Como fui levando, não sei lhe explicar Fui assim levando ele a me levar E na sua meninice ele um dia me disse Que chegava lá Olha aí Olha aí Olha aí, ai o meu guri, olha aí Olha aí, é o meu guri E ele chega Chega suado e veloz do batente E traz sempre um presente pra me encabular Tanta corrente de ouro, seu moço Que haja pescoço pra enfiar Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro Chave, caderneta, terço e patuá Um lenço e uma penca de documentos Pra finalmente eu me identificar, olha aí Olha aí, ai o meu guri, olha aí Olha aí, é o meu guri E ele chega Chega no morro com o carregamento Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador Rezo até ele chegar cá no alto Essa onda de assaltos tá um horror Eu consolo ele, ele me consola Boto ele no colo pra ele me ninar De repente acordo, olho pro lado E o danado já foi trabalhar, olha aí Olha aí, ai o meu guri, olha aí Olha aí, é o meu guri E ele chega

30 Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead Chega estampado, manchete, retrato Com venda nos olhos, legenda e as iniciais Eu não entendo essa gente, seu moço Fazendo alvoroço demais O guri no mato, acho que tá rindo Acho que tá lindo de papo pro ar Desde o começo, eu não disse, seu moço Ele disse que chegava lá Olha aí, olha aí Olha aí, ai o meu guri, olha aí Olha aí, é o meu guri HOLANDA, Chico Buarque de, ALMANAQUE, São Paulo. Phonogram/Philips, 1981

31 MÚSICA 3 NOTÍCIA DE JORNAL
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead MÚSICA 3 NOTÍCIA DE JORNAL Tentou contra a existência Num humilde barracão. Joana de tal, por causa de um tal joão. Depois de medicada, Retirou-se pro seu lar. Aí a notícia carece de exatidão, O lar não mais existe Ninguém volta ao que acabou Joana é mais uma mulata triste que errou. Errou na dose Errou no amor Joana errou de joão Ninguém notou Ninguém morou na dor que era o seu mal A dor da gente não sai no jornal. HOLANDA, Chico Buarque de, CHICO BUARQUE E MARIA BETÂNIA AO VIVO, São Paulo. Phonogram/Philips, 1975

32 Fugitivo vaidoso manda foto atualizada para jornal inglês
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead NOTÍCIA 1 Fugitivo vaidoso manda foto atualizada para jornal inglês O britânico Matthew Maynard resolveu colocar a vaidade acima de tudo – até mesmo de sua liberdade. Procurado pela polícia britânica por roubo, ele ficou irritado ao ver sua foto publicada em um jornal local. Isso porque a imagem estava muito desatualizada. Ele, então, enviou ao jornal South Wales Evening Post uma foto em que aparece em frente a uma van da polícia. As autoridades agradeceram a “mãozinha” do rapaz, de 23 anos. “Ele acha que está sendo inteligente, mostrando como está. Agora, todo mundo vai saber quem ele é. Nós vamos pegá-lo em breve”, afirmou um policial.

33 Indiano telefona para a família momentos antes de ser cremado
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead NOTÍCIA 2 Indiano telefona para a família momentos antes de ser cremado A família de Deepak Bhattacharya recebeu uma ligação assombrosa durante o funeral do indiano: o próprio Deepak telefonou para a filha indignado por saber que seria cremado em poucas horas. Ele estava próximo a sua casa, na província de Raipur, e descobriu que havia “morrido” ao ler o obituário do jornal local. O culpado por toda essa confusão foi o cunhado de Deepak. Dias antes, a polícia havia pedido aos parentes do indiano que fizessem o reconhecimento de um corpo encontrado havia pouco tempo. O cunhado, encarregado da missão, confundiu o morto com Deepak e levou o corpo para casa. Para o consolo do cunhado, a polícia confirmou que Deepak e o homem morto eram realmente muito parecidos.

34 Mulher pega ônibus errado e é reencontrada 25 anos depois
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead NOTÍCIA 2  Mulher pega ônibus errado e é reencontrada 25 anos depois Em 1982, a muçulmana Jaeyaena Beuraheng, que morava na Malásia, resolveu fazer uma viagem a Narathiwat, uma província de maioria muçulmana no sul da Tailândia. Mas ela não percebeu que comprou a passagem errada, e acabou tomando um ônibus que a deixou quilômetros ao norte de Bangcoc. Ela tentou solucionar o problema juntando tudo o que lhe restava de dinheiro para comprar a passagem de volta – mas acabou se complicando ainda mais. Jaeyaena pegou, novamente, o ônibus errado e ficou 700 quilômetros mais longe. Sozinha, sem dinheiro e sem falar o idioma local, ela foi viver como mendiga. Cinco anos depois, foi capturada pela polícia e levada a um centro de desabrigados, onde ficou por 20 anos – sem nunca emitir uma palavra. O sofrimento dela só terminou em 2007, quando um grupo de jovens muçulmanos foi fazer uma visita ao abrigo e Jaeyaena encontrou alguém que entendia seu idioma.

35 www.mundolivrefm.com.br www.loshermanos.com.br
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead n° do slide Direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 mirelamenezes.blogspot.com  × 258 15/06/2015 5 camaleaocaricaturas.blospot.com 08 Jornal O Estado de São Paulo 22/06/2015 13 18 21 25 06/07/2015

36 Chico Buarque de Holanda
Língua portuguesa , 6° Ano - Gêneros textuais: letra de música, poema, notícia, lead n° do slide Direito da imagem/texto como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 27 28 Chico Buarque de Holanda 14/07/2015 29 30 31 32 Veja.abril.com.br 33 34


Carregar ppt "Gêneros textuais: letra de música,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google