A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil Império: O Primeiro Reinado (1822-1831)
Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016

2 O Processo de Emancipação Política do Brasil
1808 – Fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil. Elevação do Brasil para Reino Unido de Portugal e Algarves (autonomia). Melhorias na infraestrutura. 1817 – Revolução Liberal de Pernambuco. Opressão dos portugueses aos nordestinos. Iluminismo difundido pela maçonaria. Rebeldes: oligarquia pernambucana, soldados, populares e membros do clero. República do Recife. (RN e PB aderiram ao movimento) Defensores da propriedade privada e da ordem escravocrata.

3 O Processo de Emancipação Política do Brasil
1820 – Revolução Liberal do Porto. Insatisfação dos comerciantes portugueses. Construção de uma Constituição para acabar com o Absolutismo Joanino. Liberalismo com limites (monopólio colonial). Elite colonial brasileira passou a defender a permanência da família real no Brasil. D. João VI retorna para Portugal compulsoriamente. Regência de D. Pedro A Corte de Lisboa exige o seu retorno. Inicia o processo de emancipação política.

4 O Primeiro Reinado Desafios: Trabalho Constituinte (1823):
Formatar uma constituição; Superar as resistências internas a emancipação (Norte e Nordeste); Reconhecimento da independência por Portugal. Trabalho Constituinte (1823): Constituição da Mandioca – 3 poderes e eleições indiretas. D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte. D. Pedro decidiu apresentar um projeto próprio de Constituição.

5 A Constituição Brasileira de 1824
4 poderes – destaque para o poder Moderador que tinha superpoderes. Poder centralizador nas mãos do Imperador. Padroado – o clero estava submetido ao Estado. Eleições indiretas – só poderia votar e ser votado quem tinha terras e renda.

6 Reconhecimento da Independência
Os EUA foi a primeira república a reconhecer a emancipação brasileira. Portugal reconheceu a independência do Brasil em 1825. Brasil herdou uma dívida com os bancos ingleses na casa de 2 milhões de libras esterlinas. Além de assumir o compromisso de abolir o tráfico negreiro.

7 A Confederação do Equador (1824)
Movimento insurgente do Nordeste (Pernambuco). Líderes: Cipriano Barata, Frei Caneca e Manuel Carvalho Paes. Criação de um estado republicano (Nova Constituição). Paraíba e Ceará apoiaram militarmente o movimento. Repressão violenta das tropas de D. Pedro I acabam com o movimento.

8 Guerra Cisplatina ( ) Disputa entre Brasil e Argentina pelos territórios do Rio da Prata (Uruguai). Aumento da dívida brasileira com os bancos ingleses. Nenhum país conseguiu o controle absoluto sobre a região. O fim do conflito foi mediado pela Inglaterra. O território não seria nem do Brasil, nem da Argentina. Seria um estado independente. Surgia, assim, o Uruguai.

9 A abdicação do trono O endividamento do estado brasileiro, a repressão violenta a Confederação do Equador e o envolvimento de D. Pedro I na sucessão do trono português fez com que aumentasse a impopularidade do imperador. A elite queria participar da condução política do país interrompida pela centralização de poder nas mãos do Imperador. A imprensa liberal procurava formar uma opinião pública de oposição ao Imperador. Com o assassinato do jornalista de oposição Líbero Badaró, o Imperador se viu isolado e impopular. Em 1831 o Imperador abdicou ao trono brasileiro em favor de seu filho.


Carregar ppt "Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google