A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil. * Período Joanino -França x Inglaterra -Napoleão Bonaparte – Bloqueio Continental (1806) -Conseqüências imediatas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil. * Período Joanino -França x Inglaterra -Napoleão Bonaparte – Bloqueio Continental (1806) -Conseqüências imediatas."— Transcrição da apresentação:

1 Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil

2 * Período Joanino -França x Inglaterra -Napoleão Bonaparte – Bloqueio Continental (1806) -Conseqüências imediatas da vinda da família real portuguesa (1808): *abertura dos portos às nações amigas; *criação da imprensa régia, da Academia Real Militar, da Biblioteca Pública, do Banco do Brasil, do Jardim Botânico; etc. Obs: A presença da Corte no Brasil contribuiu para nossa independência, pois eliminou o Pacto Colonial.

3 -Em 1810 foi assinado o Tratado de Aliança, Amizade, Comércio e Navegação. *Esse tratado acabou beneficiando totalmente os ingleses como, por exemplo, nas taxas alfandegárias. -Em 1815 o Brasil foi elevado a categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves (1815). -Em 1820, eclodiu a Revolução Constitucionalista/Liberal do Porto. D. João VI se viu forçado a regressar à Portugal deixando aqui o seu filho, D. Pedro. -Em 1821, o Uruguai foi oficialmente incorporado ao Brasil, com o nome de Província Cisplatina, situação que perdurou até 1828.

4 -Temerosos de que o Brasil pudesse ser recolonizado, D. Pedro se vê forçado a proclamar a Independência em 7 de setembro de 1822.

5 Obs: Vale lembrar que o famoso grito do Ipiranga é assim construído no imaginário popular com o objetivo de agregar ao nome do Imperador a coragem, a honra e, sobretudo, a credibilidade nacionalizadora que o mesmo deveria ter a frente do povo brasileiro. -O Grito de Independência - não foi aceito por todos. -Externamente, D. Pedro também teve que se esforçar para que a jovem nação pudesse ter sua independência reconhecida. -Para reconhecer nossa independência Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas a título de indenização pela perda do território lusitano. -A partir de 03 de Maio de 1823, iniciaram-se os trabalhos para a elaboração da primeira Constituição brasileira. Confusão a vista...


Carregar ppt "Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil. * Período Joanino -França x Inglaterra -Napoleão Bonaparte – Bloqueio Continental (1806) -Conseqüências imediatas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google