A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17 UNIDADE 7: A VINDA DA FAMÍLIA REAL Profº Leandro Crestani

18 DA VINDA DA FAMÍLIA REAL À EMANCIPAÇÃO O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão, complica a situação do Governo português de D. João; Com o apoio inglês, o Príncipe Regente resolve se transferir para o Brasil. Napoleão decreta ocupação de Portugal. Ocorre uma verdadeira fuga. Em 22/01/1808, a Família Real chega a Salvador.

19 D. João decreta a abertura dos portos às nações amigas. É o fim do Pacto Colonial.

20 Realizações internas de D. João VI no Brasil Imprensa Régia; Academia Militar; Biblioteca Pública; Jardim Botânico; 1º Banco do Brasil; Carta lei, elevando o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.

21

22 1810 D. João assinou com a Inglaterra os Tratados de Aliança, Comércio e Navegação. Estes tratados favoreciam aos ingleses. Porém, impediram a industrialização do Brasil.

23

24 1820: Revolução Liberal do Porto A elite portuguesa retorna ao poder, organiza as cortes e exige a volta do rei e a recolonização do Brasil.

25 INDEPENDÊNCIA POLÍTICA O Partido português era a favor da recolonização do Brasil; o Partido brasileiro era a favor de medidas anticolonialistas; enquanto o Partido radical objetivava o estabelecimento de uma República independente.

26 INDEPENDÊNCIA POLÍTICA Com a volta de Dom João a Portugal, o Brasil ficou em situação difícil. A imprensa teve um papel importante no processo de emancipação política. A elite brasileira induz o Príncipe Regente a romper com as determinações das cortes. O processo de emancipação também atenderia aos interesses ingleses.

27 INDEPENDÊNCIA POLÍTICA (1822) Dia do Fico; Lei do cumpra-se Convocação de uma constituinte; Grito do Ipiranga (7 de setembro de 1822).

28

29

30


Carregar ppt "Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google