A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?"— Transcrição da apresentação:

1 O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?
Brasil-colônia (1500/1822) O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?

2

3 Período napoleônico – Bloqueio continental
Portugal não adere ao bloqueio, é invadido por tropas napoleônicas. O rei foge para o Brasil. Dom João VI e Carlota Joaquina.

4

5 Família Real no Brasil Bloqueio Continental

6 O que fui fazer... Casar-me com esta mocréia espanhola!!!
O que estou a fazer com este gordo comedor de frangos???

7 O pior de tudo é que terei que levá-la comigo!!! Ainda bem que tenho meus amantes...

8 Período Joanino (1808 – 1822) Abertura do Portos às Nações Amigas (1808). Tratados de Aliança e Amizade, Comércio e Navegação (1810). Elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves(1815). Imprensa, biblioteca, Jardim Botânico, Banco do Brasil, cursos superiores, expulsão dos moradores de suas casas.

9 1) Invadi a Guiana Francesa e o Uruguai; 2) Fundei o Banco do Brasil;
O que eu fiz? 1) Invadi a Guiana Francesa e o Uruguai; 2) Fundei o Banco do Brasil; 3) Criei a Imprensa Régia; 4) Fundei o Jardim Botânico; 5) Criei a Biblioteca Nacional; 6) Elevei o Brasil!!

10 Revolução pernambucana - 1817
Bandeira da Revolução Pernambucana de 1817, atual bandeira de Pernambuco. No desenho original constavam mais duas estrelas (além da única atual), que representavam os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, que aderiram à revolução.

11 A chamada Revolução Pernambucana eclodiu em 1817 na então Província de Pernambuco, no Brasil. Dentre as suas causas destacam-se a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas.

12 Decadência econômica de Pernambuco
Altos impostos (corte portuguesa no RJ) e privilégios aos comerciantes portugueses. Rebeldes tomam o poder por dois meses. Proclamação da República de Pernambuco. Liberdade de expressão e religiosa. Abolição de impostos sobre gêneros básicos. Adesão de AL, PB e RN. Permanência da escravidão. Repressão impiedosa da Coroa, instalada no RJ.

13 Revolução do Porto (1820). Dom João VI volta a Portugal e recomenda a seu filho (Dom Pedro) que faça a independência na primeira oportunidade. Cortes portugueses exigem a volta de Dom Pedro. Dia do Fico.

14

15 Fico? Fico!

16 D. Pedro I – Grito de Independência
(07/09/1822)

17 Manutenção das estruturas sociais e econômicas:
Latifúndio. Agroexportação. Monocultura. Escravismo Sem participação popular no processo de independência. Aliança circunstancial de interesses de D. Pedro e das elites brasileiras para manter seus privilégios.

18 Quadro Independência ou Morte, Pedro Américo (óleo sobre tela - 1888)

19


Carregar ppt "O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google