A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adriano Valenga Arruda Brasil-colônia (1500/1822) O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adriano Valenga Arruda Brasil-colônia (1500/1822) O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?"— Transcrição da apresentação:

1 Adriano Valenga Arruda Brasil-colônia (1500/1822) O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?

2 Adriano Valenga Arruda

3 Período napoleônico – Bloqueio continental Portugal não adere ao bloqueio, é invadido por tropas napoleônicas. O rei foge para o Brasil. Dom João VI e Carlota Joaquina.

4 Adriano Valenga Arruda

5

6 O que fui fazer... Casar-me com esta mocréia espanhola!!! O que fui fazer... Casar-me com esta mocréia espanhola!!! O que estou a fazer com este gordo comedor de frangos??? O que estou a fazer com este gordo comedor de frangos???

7 Adriano Valenga Arruda O pior de tudo é que terei que levá-la comigo!!! O pior de tudo é que terei que levá-la comigo!!! Ainda bem que tenho meus amantes... Ainda bem que tenho meus amantes...

8 Adriano Valenga Arruda Período Joanino (1808 – 1822) Abertura do Portos às Nações Amigas (1808). Tratados de Aliança e Amizade, Comércio e Navegação (1810). Elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves(1815). Imprensa, biblioteca, Jardim Botânico, Banco do Brasil, cursos superiores, expulsão dos moradores de suas casas.

9 Adriano Valenga Arruda

10 Revolução pernambucana Bandeira da Revolução Pernambucana de 1817, atual bandeira de Pernambuco. No desenho original constavam mais duas estrelas (além da única atual), que representavam os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, que aderiram à revolução.

11 Adriano Valenga Arruda A chamada Revolução Pernambucana eclodiu em 1817 na então Província de Pernambuco, no Brasil. Dentre as suas causas destacam-se a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas.1817Pernambuco Brasilabsolutismo português Iluministasmaçônicas

12 Adriano Valenga Arruda Decadência econômica de Pernambuco Altos impostos (corte portuguesa no RJ) e privilégios aos comerciantes portugueses. Rebeldes tomam o poder por dois meses. Proclamação da República de Pernambuco. Liberdade de expressão e religiosa. Abolição de impostos sobre gêneros básicos. Adesão de AL, PB e RN. Permanência da escravidão. Repressão impiedosa da Coroa, instalada no RJ.

13 Adriano Valenga Arruda Revolução do Porto (1820). Dom João VI volta a Portugal e recomenda a seu filho (Dom Pedro) que faça a independência na primeira oportunidade. Cortes portugueses exigem a volta de Dom Pedro. Dia do Fico.

14 Adriano Valenga Arruda

15 Fico? Fico!

16 Adriano Valenga Arruda D. Pedro I – Grito de Independência (07/09/1822)

17 Adriano Valenga Arruda Manutenção das estruturas sociais e econômicas: Latifúndio. Agroexportação. Monocultura. Escravismo Sem participação popular no processo de independência. Aliança circunstancial de interesses de D. Pedro e das elites brasileiras para manter seus privilégios.

18 Adriano Valenga Arruda Quadro Independência ou Morte, Pedro Américo (óleo sobre tela )Pedro Américo

19 Adriano Valenga Arruda


Carregar ppt "Adriano Valenga Arruda Brasil-colônia (1500/1822) O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google