A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRESSÕES INGLESAS (NECESSIDADE DE ACESSO À MERCADOS E MATÉRIAS E SUPERAÇÃO DO BLOQUEIO CONTINENTAL) E INVASÃO NAPOLEÔNICA. 1808 ABERTURA DOS PORTOS ÀS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRESSÕES INGLESAS (NECESSIDADE DE ACESSO À MERCADOS E MATÉRIAS E SUPERAÇÃO DO BLOQUEIO CONTINENTAL) E INVASÃO NAPOLEÔNICA. 1808 ABERTURA DOS PORTOS ÀS."— Transcrição da apresentação:

1 PRESSÕES INGLESAS (NECESSIDADE DE ACESSO À MERCADOS E MATÉRIAS E SUPERAÇÃO DO BLOQUEIO CONTINENTAL) E INVASÃO NAPOLEÔNICA ABERTURA DOS PORTOS ÀS NAÇÕES AMIGAS: FIM DO MONOPÓLIO COMERCIAL TRATADO DE COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO (PRODUTOS INGLESES 15%, PORTUGUESES 16% E DEMAIS 24%) E ALIANÇA E COMÉRCIO. RIO DE JANEIRO: CAPITAL DO IMPÉRIO LUSO,ENTRADA MACIÇA DE PRODUTOS; EUROPEIZAÇÃO DE COSTUMES; VIDA INTENSA NA CORTE (JARDIM BOTÂNICO, BIBLIOTECA REAL, IMPRENSA REAL, DE BELAS ARTES); MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA (JEAN- BAPTISTE DEBRET). A transferência da Corte Portuguesa e a Independência do Brasil

2 Jean-Baptiste Debret Aclamação de D. João VI O jantar no Brasil

3 Jean-Baptiste Debret Debret - Um Funcionário a Passeio com sua família

4 Encaminhamento da Independência 1815 Derrota de Napoleão e elevação do Brasil à Reino Unido de Portugal e Algarves Revolução Liberal do Porto: exigência da volta da Família Real à Portugal, recolonização do Brasil e fim do Absolutismo português Resistência brasileira: Formação do Partido Brasileiro, Dia do Fico, derrota das tropos portuguesas e Independência. Movimento liderado pela aristocracia, sem a participação popular e sem modificações da estrutura produtiva ou social do Brasil (manutenção da estrutura mono-exportadora e da escravidão)

5 visões sobre a independência O Grito do Ipiranga Pedro Américo Proclamação da Independência François-René Moreaux


Carregar ppt "PRESSÕES INGLESAS (NECESSIDADE DE ACESSO À MERCADOS E MATÉRIAS E SUPERAÇÃO DO BLOQUEIO CONTINENTAL) E INVASÃO NAPOLEÔNICA. 1808 ABERTURA DOS PORTOS ÀS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google