A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SBU – deseja, a todos os novos ingressantes na comunidade acadêmica da UFRGS,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SBU – deseja, a todos os novos ingressantes na comunidade acadêmica da UFRGS,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SBU – deseja, a todos os novos ingressantes na comunidade acadêmica da UFRGS, BOAS VINDAS!

3 A partir de agora você vai conhecer o SBU, seus serviços e recursos, os quais auxiliarão você em sua formação acadêmica.

4 O Sistema de Bibliotecas da UFRGS tem como compromisso o apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão. O SBU é composto por:  30 bibliotecas setoriais especializadas  1 biblioteca de ensino fundamental e médio (Biblioteca do Colégio de Aplicação)  1 biblioteca de ensino técnico (Biblioteca da Escola Técnica)  1 biblioteca depositária da documentação da Organização das Nações Unidas (Biblioteca da ONU)

5 A Biblioteca Central, através de uma estrutura descentralizada, coordena a política biblioteconômica, promovendo o desenvolvimento das 33 bibliotecas que compõem o SBU.

6 Você conhece a Biblioteca Carlos Barbosa do Instituto de Artes?

7 Bibliotecárias: Denise Gross Xavier (Coordenadora) Jacqueline da Silva Niehues Márcia Mattos Langeloh Auxiliares: Rosane Mesquita Susana Piñeiro Lúcia Moraes Bolsista: Úrsula Menezes EQUIPE

8 Coleções Livros; Partituras; Folhetos; Textos Teatrais; Teses e Dissertações; Periódicos; CD’s; CD Rom’s; DVD’s; Fitas de Vídeo; Fitas Cassete; Discos; Slides; Catálogos de Exposição; Disquetes.

9 Artes Visuais Arte Dramática Música ÁREAS TEMÁTICAS PREDOMINANTES

10 Serviços oferecidos Consulta Local; Empréstimo Domiciliar; Orientação ao Usuário; COMUT – Serviço de Comutação Bibliográfica; Normalização de Trabalhos Técnico-científicos; Treinamento de Usuários; Acesso à Base / Bancos de Dados; Exposição e divulgação de novas aquisições.

11 Quem pode usufruir dos serviços oferecidos ?  O SBU está aberto para todas as pessoas da comunidade geral para consulta na sede.  Somente os alunos, professores, servidores da UFRGS, com vínculo ativo e cartão de identificação, podem realizar o empréstimo domiciliar.

12 O que é preciso fazer para levar o material bibliográfico emprestado para casa ?  O usuário deve se apresentar no balcão de empréstimo da biblioteca com o seu cartão de identificação e solicitar sua habilitação na biblioteca.

13 Todos os materiais podem ser emprestados para casa?  Não. Em todas as bibliotecas existem coleções em que determinados materiais somente podem ser consultados na sede. É o caso, por exemplo, das obras de referência como os dicionários, as enciclopédias, os guias, os almanaques etc.

14 O prazo de empréstimo é igual para todos os materiais?  Não. Os prazos variam de acordo com o status de cada obra, que é estabelecido pelas bibliotecas. As obras de status semanal, por exemplo, são emprestadas por sete dias.

15 SABi Catálogo eletrônico SABi SABi O SABi, sistema responsável pela gerência do catálogo de obras on-line das bibliotecas da UFRGS, gerencia também operações automatizadas de:  empréstimo  renovação  reserva e  devolução de material bibliográfico

16 Acessando http://www.sabi.ufrgs.br

17 SABi. Clicando aqui você acessa o catálogo on-line SABi. A partir desta tela você tem uma série de possibilidades. Para fins desta apresentação vamos realizar uma pesquisa simples e vamos fazer uma reserva.

18 A tela padrão de pesquisa permite que você realize suas buscas em todos os campos ou nos campos de autor, título ou assunto, entre outros. A busca é realizada em todas as bibliotecas da UFRGS e em todos os tipos de materiais. No exemplo abaixo estamos buscando a obra de Lya Luft, Pensar é transgredir.

19 Foi recuperado um registro. Clicando na sigla da biblioteca você verifica quantos exemplares têm a obra, se está disponível e o seu número na estante.

20 Clique aqui para reservar a obra

21

22

23

24 Para verificar suas transações de empréstimo, reserva etc., clique em Identificação usuário reserva etc., clique em Identificação usuário

25

26

27 Para pesquisar determinada biblioteca ou tipo de material você deve clicar em catálogos.

28

29 Para buscar uma obra na estante, você deve anotar o número correspondente a sua localização.

30  número correspondente à localização nas estantes.

31 Disposição dos livros nas estantes

32 ATENÇÃO! Mantenha seu e-mail atualizado para receber: Lembrete da Biblioteca; (enviado para lembrar a data de vencimento de seus empréstimos) Aviso de Reserva Disponível; Aviso de Reserva Cancelada; Avisos de Atraso.

33 BIBLIOTECA CENTRAL Acesso: www.biblioteca.ufrgs.br

34 PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

35 O QUE É? Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 130 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES. O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 7.400 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a 73 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito. O acesso é feito a partir de qualquer terminal ligado à Internet através das instituições participantes, ou através do serviço ChasqueProxy para quem tem vinculo ativo com a UFRGS. Maiores informações acesse: http://www.cpd.ufrgs.br/central/chasque/faq_chasqueproxy.htm http://www.cpd.ufrgs.br/central/chasque/faq_chasqueproxy.htm Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

36 Acesse: www.periodicos.capes.gov.br

37 BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Acesse:www.biblioteca.ufrgs.br/bibliotecadigital

38 O QUE É? A evolução muito rápida das informações, associada às novas tecnologias, em especial da informática, levam a repensar o acesso aos acervos das bibliotecas. Dentro deste enfoque, encontramos cada vez mais revistas e relatórios disponíveis sob forma digital, permitindo seu acesso através da Internet. A UFRGS, preocupada em facilitar e disseminar sua produção científica, resolveu disponibilizá-la através da Internet. A Biblioteca Digital da UFRGS está sendo implantada mediante um trabalho conjunto do Sistema de Bibliotecas com a Pró- Reitoria Adjunta da Pós-Graduação, o Centro de Processamento de Dados e a Pró-Reitoria de Pesquisa. A implantação da Biblioteca Digital inicia-se pelas teses e dissertações defendidas a partir de 2001, cabendo aos Programas de Pós-Graduação providenciarem a autorização do autor e uma cópia em formato eletrônico. A inclusão dos anos anteriores será feita gradativamente à medida que cada Programa obter autorização dos autores. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS insere-se no Projeto da Biblioteca Digital Brasileira do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

39 COMUT

40 O QUE É? A Comutação Bibliográfica é um serviço oferecido pela Biblioteca Central da UFRGS que visa dar acesso à informação existente nas principais bibliotecas brasileiras e na British Library. Através do COMUT é possível obter cópia de documentos não encontrados no Sistema de Bibliotecas da UFRGS e no Portal de Periódicos da CAPES.

41 COMO UTILIZAR? Para usar a comutação bibliográfica é necessário ter a referência bibliográfica completa do documento: artigos de periódicos: autor, título do artigo, título do periódico, volume, número do fascículo, ano e páginas do artigo. tese e dissertação: autor, título, ano e nome da universidade onde foi defendida. anais/proceedings/conferência: título da conferência, promotor do evento, data de realização do evento, publicador, local de publicação, ano, volume, parte, páginas, autor e título do artigo. relatórios: número do relatório, autor, título, local de publicação, publicador e ano. publicações oficiais: país ou estado, órgão, autor e título, local de publicação, publicador e ano.

42 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA é o conjunto de elementos que identificam publicações no todo ou em parte.

43 LIVROS, FOLHETOS Autor. Título. Edição. Local publicação: Editor, ano da publicação. Número de páginas ou volumes. (série ou coleção). Notas especiais. Exemplo: BENENZON, Rolando. Teoria da musicoterapia: contribuição ao conhecimento do contexto não verbal. São Paulo: Ática, 1988. 182 p.

44 CAPÍTULO DE LIVRO Autor do Capítulo. Título do capítulo. In: Autor do livro. Título do livro. Edição. Local publicação: Editor, ano da publicação. Página inicial e final do capítulo. Exemplo: ECO, Umberto. Experimentalismo e vanguarda. In: _____. A definição da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 223-241.

45 ARTIGOS DE REVISTAS Autor do Artigo. Título do artigo. Título da revista, Local publicação, volume, número, página inicial e final do artigo, mês e ano. Exemplo: OLIVEIRA, Jamary. Reflexões críticas sobre a pesquisa em música no Brasil. Em Pauta, Porto Alegre, v. 4, n. 5, p. 3-11, jun. 1992.

46 ARTIGOS DE JORNAIS Autor do Artigo. Título do artigo. Título do Jornal, Local publicação, data (dia, mês, ano). Número do caderno ou nome da seção, número da página. Exemplo: COUTINHO, Wilson. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 06 de março de 1989. Caderno B, p. 6.

47 TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO Autor. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano, local de realização. Título do documento (Anais, atas, etc...) Local: editora, data de publicação. Página inicial e final da parte referenciada. Exemplo: CHAVES, Celso Giannetti Loureiro. Genealogia das obras para piano de Armando Albuquerque. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE MUSIOLOGIA, 2., 1998, Curitiba. Anais... Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1999. p. 191-203.

48 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS Documentos eletrônicos são todos aqueles em suporte eletrônico, legíveis por computador, como os disquetes, cd-roms, documentos on-line, etc. As referências obedecem aos mesmo padrões indicados para documentos impressos, acrescidas das informações relativas ao suporte físico do meio eletrônico. Exemplo: VASCO Prado: escultor. Porto Alegre: C. Prester Produtor Cultural, 2001. 1 CD-ROM.

49 DOCUMENTO DE ACESSO ON-LINE Elementos essenciais: endereço eletrônico entre os sinais, precedido da expressão "Disponível em:" e a data de acesso, também precedida da expressão "Acesso em:". Exemplo: DUMAS FILHO, A. A dama das camélias. São Paulo: Brasiliense, 1965. Disponível em:. Acesso em: 02 maio 2005.

50 CORREIO ELETRÔNICO Elementos essenciais: endereço eletrônico entre os sinais, precedido da expressão "Disponível em:" e a data de acesso, também precedida da expressão "Acesso em:". Exemplo: DUMAS FILHO, A. A dama das camélias. São Paulo: Brasiliense, 1965. Disponível em:. Acesso em: 02 maio 2005.

51 DOCUMENTO SONORO E MUSICAL Inclui disco, cd, fita cassete, fita magnética de rolo, partituras entre outros. Compositor ou intérprete. Título. Local: Gravadora, data, especificação do suporte em características físicas e duração. Exemplos: ALCIONE. Ouro e Cobre. São Paulo: RCA Victor, p1988. 1 disco. MPB Especial. [Rio de Janeiro]: Globo: Movieplay, c1995. 1 CD (50 min.). BARTÓK, B. O mandarim maravilhoso: Op. 19. Wien: Universal, 1952. 1 partitura (75 p.). Orquestra.

52 CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA é a informação retirada de documentos pesquisados e colocadas no texto para esclarecimento do assunto em discussão, para ilustrar ou sustentar o que se afirma.

53 CITAÇÕES DIRETAS DE ATÉ 3 LINHAS Devem ser contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplo: "... através da investigação científica o homem não só reconstitui progressivamente o mundo dos objetos." (BARROS, 1986, p. 60)

54 CITAÇÕES DIRETAS C/ MAIS DE 3 LINHAS Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Deve ser deixada uma linha em branco entre a citação e os parágrafos anterior e posterior. Exemplo: CAPRA (1982, p. 279) refere-se aos organismos vivos, afirmando que: Os organismos vivos têm um potencial inerente para se superar a si mesmo, a fim de criar novas estruturas e novos tipos de comportamento. Essa superação criativa em busca da novidade, a qual, no devido tempo, leva a um desdobramento ordenado da complexidade, parece ser uma propriedade fundamental da vida.

55 CITAÇÃO DE UMA CITAÇÃO É a menção a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho. Só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. A indicação é feita pelo nome do autor do original, seguido da expressão citado por ou apud e do nome do autor da obra consultada. Somente o autor da obra consultada é mencionado nas referências bibliográficas. A referência do original deve ser indicada em nota de rodapé. Exemplo: Segundo HALL, citado por LANCASTER (1984, p. 300), "os fazendeiros a partir da metade do século, já supunham que a força de trabalho escrava teria que ser substituída".

56 Dicas para preservação de material bibliográfico

57

58

59

60

61 Dúvidas??? Fale com o bibliotecário! O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem sempre um profissional disposto a atendê-lo.

62 CONTATO TELEFONES (51) 33164308 (51) 33164307 E-mail: bibart@ufrgs.brbibart@ufrgs.br Site: www.ufrgs.br/bibartwww.ufrgs.br/bibart HORÁRIO DE ATENDIMENTO De 2ªf à 6ªf das 8h às 19h.

63 “E eis que veio uma peste e acabou com todos os homens. Mas em compensação ficaram as Bibliotecas. E nelas estava escrito o nome de todas as coisas.” Mário Quintana

64


Carregar ppt "O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SBU – deseja, a todos os novos ingressantes na comunidade acadêmica da UFRGS,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google