A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apoiopatrocíniorealização. Atenção à Saúde e Qualidade: Quebrando Paradigmas CLOER VESCIA ALVES, MD COMITÊ DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (CAS) Transformação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apoiopatrocíniorealização. Atenção à Saúde e Qualidade: Quebrando Paradigmas CLOER VESCIA ALVES, MD COMITÊ DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (CAS) Transformação."— Transcrição da apresentação:

1 apoiopatrocíniorealização

2 Atenção à Saúde e Qualidade: Quebrando Paradigmas CLOER VESCIA ALVES, MD COMITÊ DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (CAS) Transformação do modelo para ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

3

4 PRINCIPAIS CAUSAS DO INSUCESSO  Modelo de gestão  Conjuntura político–econômica  Fatores interferentes BARAT, J. ENSAIO: Regulação do Transporte Aéreo. Revista Consulex, Ano X, nº 224, Brasília, 2006,p. 26-37. DEMPSEY, P.; GESELL, L. Airline Management: Stratagies for the 21Century. Arizona: Coast Aire Publications, 1997. ESSENBERG, B. Civil Aviation: The worst crisis ever? In: Sectoral Activities Program, Working Paper. Genebra: International Labour Office, 2003. HELMS, H. O panorama da aviação nacional de 1986 a 2006 e a quebra da Varig. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

5

6 Usuário: direito de uso, em uma rede própria ou credenciada, remunerada por procedimento realizado e com um processo descoordenado de atenção à saúde. Remuneração da cadeia prestadora: estímulo à produção excessiva de procedimentos médicos, à fragmentação do cuidado e ao pouco comprometimento com a saúde! (valor = complexidade = capacidade instalada) Lógica Inapropriada (fee for service) DIREITO DE USO CUSTO ATRELADO AO USO Permanece forte a imagem de que a Unimed é o melhor Plano de Saúde (assistência), ou seja, se houver doença (infortúnios), melhor contar com a Unimed!

7 Promover a discussão e o planejamento estratégico relativo às inovações no modelo de atenção à saúde, com foco na atenção integral, além de padronizar e normatizar as ações em áreas correlatas (Medicina Preventiva, Home Care, Gerenciamento de Crônicos, entre outras) e estabelecer diretrizes que as favoreçam. “DIAGNÓSTICO” – QUESTIONÁRIO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE Resultado da pesquisa empreendida pelo CAS, a partir da elaboração do Questionário de Atenção Integral à Saúde. Atenção à Saúde e Qualidade: Quebrando Paradigmas

8 Total Federações e Singulares 368 - Total questionários respondidos 156 (42%)

9 Distribuição das respostas do questionário segundo o faturamento e número de beneficiários

10 Estratégia do Comitê de Atenção Integral à Saúde para enfrentamento do cenário

11  Promoção à saúde (intersetorialidade e convergência com a saúde pública); prevenção de riscos e doenças; reforço à imagem do sistema; foco na qualidade de vida;  Reestruturação dos serviços (necessidades do novo cenário); foco em epidemiologia clínica e gestão do risco em saúde;  Intercâmbio na área preventiva;  Integralidade na atenção à saúde do beneficiário (linhas de cuidado compartilhadas sistemicamente);  Reforço ao melhor desempenho das operadoras (IDSS/IDAS).

12 Eixo relacionado à inovação do Modelo de Atenção à Saúde Inovação com garantia de melhor resultado em saúde (foco na qualidade); CQIS; parcerias com entidades internacionais (credibilidade e experiência em ações transformadoras); Registro Eletrônico de Saúde (RES); conectividade entre os diversos segmentos (médicos, gestores, usuários e prestadores); integração, comunicação e informação; Introduzir os preceitos e princípios da Atenção Primária em Saúde (APS); Rede Integrada de Serviços de Saúde (governança homogênea).

13  Educação Continuada voltada à Atenção Integral à Saúde (dirigentes, médicos cooperados, gestores e colaboradores);  Parcerias com entidades de referência, nacionais e internacionais (Inovação e Atenção Primária em Saúde);  Núcleos de Desenvolvimento Humano. Eixo da Educação em Saúde e da Educação Continuada

14  Contribuir para o processo de acreditação das OPS Unimed;  Trabalho conjunto com outras áreas da Unimed do Brasil, cujo foco seja a acreditação das OPS;  Valorização do SELO voltado à gestão e diferenciação das OPS do Sistema Unimed. Eixo de fomento à Acreditação de Operadoras Unimed

15 ANS: Diretrizes para Remodelagem do Modelo  Integralidade do cuidado “um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema”.  Responsabilização das Operadoras pela saúde do beneficiário e não somente pela atenção à doença.  Construção de formatos de trabalho em saúde, em todos os níveis de atenção, de forma integral, tendo o conceito do cuidado como eixo de reorientação do modelo.

16

17

18 Fonte: La Renovación de la Atención Primaria de Salud en las Américas/OPS/OMS, No. 4, 2010.

19 O momento é de transformação urgente para que se tenha um modelo cujo eixo principal seja a integralidade do cuidado à saúde; trata-se de enorme desafio à gestão e que impõe importante mudança cultural, capaz de gerar nova percepção de valor agregado em saúde, mantendo-se a excelência do que até aqui foi conquistado. Melhores resultados em saúde Melhor remuneração (médico cooperado) Sustentabilidade

20 apoiopatrocíniorealização Obrigado! cloer@terra.com.br Obrigado! cloer@terra.com.br


Carregar ppt "Apoiopatrocíniorealização. Atenção à Saúde e Qualidade: Quebrando Paradigmas CLOER VESCIA ALVES, MD COMITÊ DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (CAS) Transformação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google