A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE 3: O estudo da cultura afro-brasileira e africana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE 3: O estudo da cultura afro-brasileira e africana."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE 3: O estudo da cultura afro-brasileira e africana

2 Objetivos da escola: A escola tem por objetivo desenvolver um currículo criado a partir de um processo de construção coletiva para que o aluno seja contemplado em todas as áreas, a fim de posicionar-se em diferentes situações com criticidade, autonomia e dignidade com base nas capacidades e habilidades desenvolvidas na vida escolar, ou seja: aprendendo a aprender; aprender a conviver; aprender a fazer; aprender a ser;

3 2. Sobre o ensino da cultura afro- brasileira e africana: O conteúdo é ministrado em todas as disciplinas e em todas as séries conforme o trabalho de cada professor. No inicio desse ano, ocorreram alguns fatos que fizeram com que a professora do projeto de artes iniciasse um trabalho visando refletir a respeito da cor da pele dos alunos. Muitos estudantes pintavam os corpos de seus personagens utilizando o lápis de cor ‘salmão’, como se todos tivessem essa cor de pele e a pele de todos fosse igual. Baseada nisso ela iniciou um trabalho com todos os alunos da escola partindo do livro O menino Marrom de Ziraldo.

4

5 Como metodologia a professora utilizou a leitura de livros, nos quais os personagens tinham diferentes tons de cor de pele. A partir das histórias, fizeram a observação e comparação da cor de suas peles com a cor do chamado lápis “cor de pele”.

6 Após, os alunos fizeram trabalhos baseados na história.

7 Os instrumentos musicais abaixo foram confeccionados com uma turma de 1º ano, quando a professora trabalhou ritmos diferentes e trouxe diversas lendas que contavam como surgiram os instrumentos musicais.

8 Na escola há muito material que é utilizado pelos professores ao longo do ano letivo, como: brinquedos, instrumentos musicais, livros, vídeos... e nossa biblioteca encontra-se recheada de materiais. Listamos aqui alguns títulos: Capoeira, Sonia Rosa- Ed Pallas Que cor é minha cor?- Martha Rodrigues - Mazza edições Mãe Dinha- Mara do Carmo Galdino- Mazza edições Coleção Africanidades- Ciranda Cultural_ nAutores Antonio Jonas Dias Filho e Márcia Honora: Religião Africana no Brasil A Influência Africana no Nosso Idioma Festas populares A História dos Africanos no Brasil Artes Folclore e Lendas Personalidades e Personagens Atualidades em Africanidades Jogos, Brincadeiras e Cantigas Culinária Afro-Brasileira Coleção do MEC- FNDE: A Cor da Cultura em livros e vídeos

9 (Materiais da biblioteca escola Cantinho da imaginação – E.M.E.F. Pres. Rodrigues Alves)

10 3. Análise das informações coletadas: A cultura afro-brasileira é valorizada a partir de atividades realizadas com os materiais que a escola possui sobre essa cultura, nos quais a criança negra tem contato com a cultura de seus antepassados e aprende a valorizá-la, sendo esse um exemplo de ação afirmativa.

11 De acordo com Leite: Políticas de ações afirmativas são um conjunto de estratégias, iniciativas ou políticas que visam favorecer grupos ou segmentos sociais que se encontram em piores condições de competição em qualquer sociedade em razão, na maior parte das vezes, da prática de discriminações negativas, sejam elas presentes ou passadas. ( MENEZES, 2001, apud LEITE,2011, p. 112)

12 De acordo com o Art. 4 o do Estatuto da Igualdade Racial “A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, prioritariamente, por meio de: I - inclusão nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e social; II - adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa; III - modificação das estruturas institucionais do Estado para o adequado enfrentamento e a superação das desigualdades étnicas decorrentes do preconceito e da discriminação étnica; IV - promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate à discriminação étnica e às desigualdades étnicas em todas as suas manifestações individuais, institucionais e estruturais; V - eliminação dos obstáculos históricos, socioculturais e institucionais que impedem a representação da diversidade étnica nas esferas pública e privada;”

13 O trabalho que a escola vem desenvolvendo está de acordo com o que é previsto no Estatuto de Igualdade Racial, pois nos últimos anos, a lei 10639/03 vem sendo discutida pelos profissionais da escola em reuniões e cursos de formação, como o que foi feito por duas professoras no ano passado, intitulado: “Procedimentos didático pedagógicos aplicáveis à História e cultura afro- brasileira”. Os conteúdos desse curso foram divididos com as demais colegas da escola em uma reunião pedagógica.

14 Entretanto, a escola ainda carece de imagens nas quais todas as etnias/raças estejam representadas. Em um dos corredores principais da escola há um cartaz no qual está exposta a filosofia da escola. Na imagem temos somente a representação da etnia/raça europeia, enquanto grande parte dos alunos da escola é parda ou negra. Segundo Leite, “Nos murais da escola, muitas vezes as imagens não fazem referências aos corpos de negros [...]” (LEITE, 2011, p.102).

15

16 O mito da democracia racial e a ideia de branqueamento (Leite 2011) podem estar exemplificadas neste cartaz. Muitos professores, apesar dos estudos realizados ao longo dos últimos anos, não veem nada de incoerente com a proposta da escola neste cartaz. Nosso olhar está tão acostumado a imagens da etnia/raça europeia que não percebemos a falta de representação que os alunos pardos e negros sofrem em imagens escolares.


Carregar ppt "ATIVIDADE 3: O estudo da cultura afro-brasileira e africana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google