A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa cor nossa cultura e tantos outros questionamentos sobre nossa origem, nossas características em fim porque somos assim e como somos. Nos educadoras deste grupo de trabalho entendemos e sugerimos aos demais grupos que umas das saídas para trabalhar as desigualdades raciais que se encontra o presente no ambiente escolar, esta em propiciar discussões e oferecer projetos bem elaborados que privilegiem a igualdade racial e se aprofundem nas causas e conseqüências da dispersão dos africanos pelo mundo.

4 Devemos abordar a história da África antes da escravidão, enfocando as contribuições dos africanos pra o desenvolvimento da humanidade percebendo a questão racial, assunto de todos e deve ser conduzido para reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.

5 Foi pensando assim, que elaboramos o presente projeto que trás como tema, “Conhecendo nossas origens”. Tendo como público alvo alunos do 8º e 9º da escola em que trabalhamos, para desenvolver na integra o projeto por serem as turmas que realizamos a pesquisa sugerida em uma atividade do módulo 5; e não obtivemos clareza em suas respostas as perguntas que solicitavam definições sobre o negro e o índio, pois os mesmos atribuíram referências pejorativas e insultuosas, demonstrando desconhecimento na contribuições desses grupos na formação do povo brasileiro.

6 Reconhecer a existência do racismo no Brasil a necessidade de valorização, sendo estes possíveis meio de combater o preconceito racial que existe em nossas escolas. Grande é a responsabilidade do professor em contribuir para construção de uma sociedade aonde não existam tantas evidências de preconceitos na sociedade, bem como o sucesso das crianças negras, brancas, parda e indígena como alunos e cidadãos.

7 Tema a abordar Diversidades de raças, etnias, cultura, e valores como: respeito às diferenças do outro, mais amor e menos preconceito, fator bem evidenciados nas turmas.

8 Recursos tecnológicos : Computador; Internet; Máquina Digital; DVD’s; TV; Aparelho de som.

9 Metodologia: Por área de conhecimentos: História: Como primeira atividade assistir filme conforme o assunto abordado; em seguida será solicitada que cada aluno realize uma pesquisa em sua família buscando construir sua árvore genealógica, até a terceira geração; feita a pesquisa será compartilhado sua descoberta com os colegas de sala; En. Religioso: Assistir Filmes relacionados aos valores humanos após cada dia da semana as turmas envolvidas neste projeto, construirá um cartaz enfatizando uma palavra que contemple os valores humanos: Amor, Solidariedade, Igualdade, Caridade, Fraternidade, Bondade e Justiça. Língua portuguesa: Serão produzidos textos de diversos gêneros da linguagem, tais como: paródias, poesias, dissertação, em que enfatize as colaborações dos negros na construção de nossa sociedade; após a elaboração serão colocados no saguão da escola para leitura e apreciação de todos.

10 Geografia:.Construção do mapa geopolítico do continente Africano, demarcando os países que mais sofreram os fluxo migratório;.Confecções de palavras cruzadas, caça-palavras a partir de textos trabalhados sobre os povos africanos. Matemática:.Fazer pesquisas no espaço escolar sobre a cor de cada pessoa, (alunos, professores e funcionários) que freqüentam a unidade de ensino, em seguida construir gráficos estatístico em porcentagem para demonstrar a quantidade de: negros, pardos, brancos, amarelos e índios.

11 Artes:.Assistir Vídeo, com passos e ritmos de danças africana;.Confecção do mapa do Brasil, com recortes e colagem de vários rostos, demonstrando a origem de nossa cultura e nossa miscigenação. Inglês: Será trabalhado com letras de músicas de origem africana, em seguida as mesmas serão apresentadas com ritmos e danças, para os demais alunos da escola. Ciências:.Fazer pesquisas sobre a medicina caseira usada pelos negros africanos e que usamos em nosso dia-a-dia, tais como: nomes de ervas e receitas de chás, xaropes e garrafadas, em seguida serão selecionadas pelo professor e alunos as mais usadas;.Confeccionar cartazes com essas receitas, para serem afixadas no mural da escola.

12 Tempo Previsto: Duas semanas. Resultado esperado: Espera-se que ao conhecer um pouco de sua origem, os alunos envolvidos venham a conhecer e valorizar as diversidades, étnicas, sociais e raciais.

13 A avaliação será feita através da observação: interesse, participação, desempenho e integração com o grupo.

14 Avaliação do desenvolvimento das atividades, trabalhadas no projeto, ”CONHECENDO NOSSAS ORIGENS”; projeto este elaborado e acompanhado pelas alunas, Ana, Clemi e Rose, por exigência de conclusão do curso, RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

15 O grupo entende que o mesmo foi bem aceito pelos professores que não mediram esforços para colaborar e desenvolver a proposta demonstrando interesse, participação, criatividade e empenho com sugestões de novas atividades e metodologias inovadoras no qual contribuiu para enriquecimento do mesmo.

16 O objetivo principal do presente projeto é levar os alunos e a comunidade escolar a repensar, refletir sobre uma nova percepção em relação ao negro, pois diante das pesquisas foi constatado certo desconhecimento quanto a contribuição do negro para a formação de sua identidade.

17 No decorrer das atividades percebeu-se um empenho mútuo dos alunos envolvidos; que movimentou professores, alunos, funcionários e pais que passaram pela escola. As atividades trabalhadas proporcionaram-lhes uma nova idéia e construção de novos conceitos a respeito das contribuições dos africanos (negros) na formação da nossa identidade.

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28


Carregar ppt "Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google