A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOTA FORA SOCIAL E SUSTENTÁVEL Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOTA FORA SOCIAL E SUSTENTÁVEL Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode."— Transcrição da apresentação:

1 BOTA FORA SOCIAL E SUSTENTÁVEL Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode

2 Introdução Poluição nos centros urbanos: descarte inadequado de resíduos sólidos. Aumento da geração de resíduos sólidos Descarte de resíduos em locais impróprios, como encostas, rios e córregos.

3 Introdução Em Pomerode, a coleta seletiva dos resíduos sólidos é realizada pelo SAMAE, desde o ano de 2008; O material reciclável coletado é encaminhado para a Central de Triagem; Observou-se que muitos objetos como, roupas, calçados, artigos eletrônicos e demais utensílios domésticos ainda poderiam ser utilizados; A comunidade questionava onde poderiam ser realizadas entregas de móveis e eletrodomésticos; Observava-se que, em muitos casos, não havia o descarte correto deste material, os quais eram encontrados em estradas do interior e entulhados em algumas casas.

4 Projeto Bota Fora O SAMAE de Pomerode, em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolveu o projeto “Bota Fora Sustentável” no município. Objetivos Política Nacional de Resíduos Sólidos: cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade para uma gestão integrada de resíduos sólidos.  Solucionar o descarte deste tipo de material;  Auxiliar famílias e moradores de baixa renda por meio da doação;  Tornar uma cidade mais sustentável.

5 Metodologia 1. Coleta2. Triagem3. Doação 4. Descarte final

6 Metodologia 1. Coleta2. Triagem3. Doação 4. Descarte final A coleta se deu diretamente nas residências dos munícipes que deixavam os materiais para coleta em frente às suas casas no dia estipulado.

7 Metodologia Separação do material que estava em condições de ser utilizado, que necessitava de reparos e aqueles que deveriam ser descartados. 1. Coleta2. Triagem3. Doação 4. Descarte final

8 Metodologia Cada família tinha direito a levar até 03 itens, mediante apresentação de comprovante de residência na cidade. Para roupas e calçados não havia limite, sendo liberado levar a quantidade desejada. 1. Coleta2. Triagem3. Doação 4. Descarte final

9 Metodologia Encaminhado para empresas de reciclagem ou aterro sanitário 1. Coleta2. Triagem3. Doação 4. Descarte final

10 Metodologia Primeira edição, em 2014 : Bota Fora Sustentável  Coleta: 14 caminhões, de propriedade da Prefeitura, do SAMAE e de voluntários. Cada equipe possuía uma rota de coleta pré-definida.  O material foi recolhido e encaminhado até o Pavilhão Municipal de Eventos, onde foi realizada triagem e posterior distribuição.  A coleta foi realizada em um único final de semana (23 e 24 de agosto de 2014), com a triagem realizada na mesma semana.  As doações foram abertas ao público nos dias 29 e 30 de agosto.

11 Metodologia Segunda edição, em 2015 : Bota Fora Social e Sustentável  A metodologia do projeto foi refeita: a ideia foi envolver mais a comunidade e beneficiar ainda mais famílias e entidades.  De um fim de semana, o projeto passou para um mês de duração. Foi definido um calendário de coleta nos bairros.  A coleta foi realizada durante todo mês de agosto (de 3 a 31/08), por apenas um caminhão, um motorista e 02 garis.  No dia 1º de setembro foi feita a doação, primeiramente, para entidades do município, e no dia 02 de setembro, as doações foram abertas para toda a comunidade.

12 Metodologia Campanha de divulgação: spots em rádios, matérias e anúncios em jornais, adesivos de identificação na frota de coleta e distribuição de folders em pontos estratégicos da cidade, como mercados, farmácias, postos de saúde, Prefeitura e escolas.

13

14

15

16

17 Metodologia A educação ambiental é um importante instrumento para a gestão de resíduos sólidos. Foram realizadas campanhas educativas em caráter não- formal por meio de jornal impresso, folders e programas de rádio para difusão de informações sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos, sua segregação e descarte final adequado.

18

19 Resultados Resumo dos materiais coletados na primeira edição, em 2014 Itens coletadosQuantidade Eletrodomésticos/eletrônicos932 unidades Móveis diversos216 unidades Louças para banheiro50 unidades Janelas30 unidades Portas6 unidades Calçados5 toneladas Roupas16 toneladas Madeira10 caçambas Encaminhados para aterro19,5 toneladas Foram beneficiadas com roupas e calçados, aproximadamente, sete entidades, entre elas:  Casa Lar  Casa da Solidariedade  Centro de Convivência Pommern Heim  Igrejas

20 Materiais coletados em 2014

21 População presente nos dias abertos para doação, em 2014

22 Resultados Na edição 2015, foram doados 20 toneladas de roupas e calçados e cerca de 600 itens. EntidadesItens doados Associação 1° de MaioForno elétrico Associação Moradores de Testo RegaFreezer, computador e impressora Igreja Evangélica Quadrangular32 carteiras 1 trocador de bebê Rede Feminina de Combate ao Câncer21 lustres novos Igreja Batista Independente Armário, tapete, geladeira e jogo de mesa com seis cadeiras Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) 1 jogo de sofá, 2 cadeiras de vime e 2 cadeiras de bebê para carro Centro de Convivência Pommern Heim Microondas, 2 ventiladores, 1 apoiador, 1 jogo de sofá, 7 cadeiras, 1 liquidificador, almofada massageadora infravermelha, 1 abajur, 1 cadeira de vime dupla Entidades beneficiadas na segunda edição, em 2015

23 Materiais coletados em 2015

24 População presente nos dias abertos para doação, em 2015

25 Resultados No final de 2015, o projeto “Bota Fora Sustentável” se tornou lei em Pomerode. O objetivo é garantir que a iniciativa seja permanente na cidade, independente da gestão. Conforme a Lei nº 2802 de 16 de dezembro 2015 o projeto deve ser realizado ao menos uma vez por ano pelo Poder Público.

26 Conclusões O “Bota Fora Social e Sustentável” é uma alternativa ambientalmente correta de se desfazer de tudo que não tem mais utilidade em casa; Em duas edições, foram recolhidas mais de 40 toneladas de material; Ao todo, mais de 800 famílias e dez entidades foram beneficiadas; A divulgação nas mídias faladas e impressas mostrou-se ser de grande importância, pois a participação da população foi significativa e determinante para o sucesso do projeto;

27 Conclusões A grande conquista foi a criação da Lei nº 2802 de 16 de dezembro de 2015; O “Bota Fora Social e Sustentável” uniu nos últimos dois anos forças da comunidade e Poder Público do município em busca de uma gestão integrada de resíduos sólidos, promovendo o uso consciente de produtos que seriam descartados e buscando um amanhã realmente mais sustentável no município.

28 Referências BRASIL. Lei n.12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n o 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: ˂ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: jan. 2014. BRASIL. Lei n.9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: ˂http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: jan. 2014.

29 Muito obrigada! Mayra Trierveiler Engenheira Sanitarista e Ambiental Diretora de Tratamento e Abastecimento de Água do SAMAE Pomerode mayra.trierveiler@samaepomerode.com.br (47) 3387-2550


Carregar ppt "BOTA FORA SOCIAL E SUSTENTÁVEL Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google