A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lixo, para onde vai esse resíduo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lixo, para onde vai esse resíduo?"— Transcrição da apresentação:

1 Lixo, para onde vai esse resíduo?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPOS ARAPIRACA LIC LÓGICA, INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO PROFESSOR PABLO VIANA KESIANNE TACIA MICHELLE TRONCO INICIAL TURMA “B” Lixo, para onde vai esse resíduo?

2 um brasileiro produz aproximadamente por dia 1kg de lixo.
O que é o lixo? Todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas se chama lixo. um brasileiro produz aproximadamente por dia 1kg de lixo. ORIGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde,(HOSPITALAR) da indústria de construção,

3 EXEMPLOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
COMERCIAL RESIDENCIAL HOSPITALAR INDUSTRIAL

4 O Brasil produz de 125 a 130 mil toneladas/dia
O LIXO NO BRASIL: Segundo o último censo do IBGE, feito no ano 2000, em 64% dos municípios, tudo é jogado em terrenos que não passam por nenhum tipo de controle: os lixões acumulado a céu aberto O Brasil produz de 125 a 130 mil toneladas/dia 45 milhões de toneladas por ano. Brasil concentra 3% da população mundial, é responsável por 6,5% da produção de lixo no mundo.

5 O Brasil produz, diariamente, 125 toneladas de lixo 68% dos resíduos sólidos gerados pelas grandes cidades brasileiras são jogados em lixões ou alagados. Existem catadores nos lixões do Brasil, sendo que 22% têm menos de 14 anos de idade. Nada menos que 7264 deles residem nesses mesmos locais. Dos 5507 municípios brasileiros, apenas 451 mantêm programas de coleta seletiva Dos 3466 municípios que coletam lixo hospitalar, 1193 não fazem nenhum tipo de tratamento

6 ATERRO SANITÁRIO DE ARAPIRACA

7 DESCONSIDERA: A área que está sendo feito o descarte. O escoamento de líquidos formados (chorume) Liberação de gases (na maioria metano) Espalhamento de resíduos leves pela ação do vento Controle dos tipos e quantidade de resíduos Problemas sociais (catadores em lixões).

8 Principais impactos: Proliferação de vetores (moscas, baratas, ratos, pulgas, mosquitos); Contaminação do solo e águas subterrâneas pela infiltração de chorume Disposição de resíduos de serviço de saúde e resíduos industriais Presença de pessoas e animais sem qualquer tipo de proteção EPI(luvas, botas, roupas adequadas, máscara).

9 CHORUME

10 PESSOAS E ANIMAIS CONVIVEM NO MESMO ESPAÇO.

11 Problemas Sociais Os lixões são a única fonte de renda de milhões de brasileiros de baixa renda. Alguns, chegam a viver, em tendas, nos lixões.

12

13

14

15 CATADORES TRABALHAM SEM O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO.

16

17 BAGS

18

19 ESGOTO: PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS

20 ESPALHAMENTO DE RESÍDUOS LEVES, FALTA DE SANEAMENTO

21

22

23

24

25 ATERRO DE ARAPIRACA Segundo o levantamento, a média de lixo recolhido foi de 7.400 toneladas por mês.  recebeu mais de 89 mil toneladas de lixo em 2009. BALANÇO ANUAL  TONELADAS/ANO RESÍDUO DOMICILIAR:   (RSD) foi de    ENTULHO:                       PODA/GALHOS:  toneladas/ano                  RESÍDUO HOSPITALAR:   (RSS) foi de 13                             

26 MONTAR UMA COOPERATIVA . MONTAR LOCAL PARA ARMAZENAMENTO, PRENSA.
CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO. COLETA SELETIVA NAS RESIDÊNCIAS. COMPOSTAGEM.. VIABILIZAR TRANSPORTE VENDA DIRETA. SANEAMENTO NA COMUNIDADE. ÁGUA ENCANADA.

27 Reciclagem


Carregar ppt "Lixo, para onde vai esse resíduo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google