A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO: PROFESSORES: NÉZIA HERMES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO: PROFESSORES: NÉZIA HERMES."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO: PROFESSORES: NÉZIA HERMES SPRICIGO GABRIEL PASINI ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª SÉRIE DISCIPLINAS: CIÊNCIAS MATEMÁTICA EDUCAÇÃO FÍSICA

2 JUSTIFICATIVA Frente a problemática que vem se enfrentando em relação ao lixo, quanto ao seu destino, conseqüências e prejuízos que vem causando ao Meio Ambiente e a população mundial, a escola sente necessidade de fazer algo, pois ela também é responsável pela educação, conscientização e preservação do meio ambiente como um todo.

3

4 GERAL: Conscientizar a comunidade escolar quanto aos prejuízos que o lixo pode causar ao ambiente e a saúde e as vantagens da reciclagem do mesmo.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Oportunisar o estudo da problemática; Verificar o local onde está sendo destinado o lixo de nossa escola e cidade; Conhecer meios de reaproveitamento do lixo; Utilizar o lixo de maneira lúdica na confecção de brinquedos;

6 Observar vetores e doenças produzidas pelo lixo; Separar o lixo de forma adequada; Conscientização das famílias;

7 Desenvolver a consciência crítica do educando, a partir de análise de questões culturais, sociais, éticas e ecológicas que envolve a problemática do lixo; Oportunizar os educandos a uma visão mais ampla da problemática do lixo nos grandes centros; Refletir sobre a questão dignidade humana em relação as pessoas que sobrevivem a partir do consumo do lixo.

8 CRONOGRAMA: 40 DIAS

9 METODOLOGIA: Aulas expositivas e com uso de data-show; Pesquisa bibliográfica, através da internet e de campo; Visitas ao aterro sanitário, ao bairro, e cooperativas de reciclagem; Trabalhos em grupos; Pintura de lixeiras;

10 Compostagem para utilização na horta escolar; Separação do lixo escolar; Confecção de brinquedos; Vídeo: Ilha das flores;

11 CONTEÚDOS: O que é lixo? Classificação do lixo; Como reciclar; Destino do lixo no nosso Município; Tempo que o lixo leva para se decompor; Vetores e doenças; Reciclagem como fonte de renda; Vantagens do lixo reciclado;

12 Alternativas de destinação do lixo Curiosidades sobre o lixo; Problemas sociais; Nossa realidade; Ludicidade e desporto.

13 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CONCEITUAR LIXO; CLASSIFICAR OS TIPOS DE LIXO: - DOMICILIAR; - HOSPITALAR; - COMERCIAL; - INDUSTRIAL; - LIXO ESPECIAL; - LIXO PÚBLICO;

14 - TECNOLÒGICO; - ORGÂNICO; - INORGÂNICO;

15 Alternativas de desatinação do lixo - COMPOSTAGEM; - RECICLAGEM (confeção de brinquedos, jogos educativos, etc); - INCINERAÇÃO; - ATERRO SANITÁRIO;

16 CURIOSIDADES: O Brasil produz 4700 toneladas de papel / ano, 30% é reciclado; e em média toneladas de lixo por dia; Para fabricação de 1 tonelada de papel, consome-se 17 árvores; Cada pessoa produz em média meio kg de lixo por dia; 76% do lixo coletado fica à céu aberto, sendo que 24% apenas recebe tratamento.

17 TECNOLOGIAS UTILIZADAS: COMPUTADOR; DATA- SHOW; DVD; HOMETHEATER

18 AVALIAÇÃO A avaliação será contínua, através das atividades realizadas, dos trabalhos, das atitudes, da busca constante, da comunicação e a cooperação na produção coletiva de conhecimentos.

19 BIBLIOGRAFIAS BARROS, Carlos. PAULINO, Wilson Roberto. Ciências o Meio Ambiente, 5ª a 8ª séries; BRINQUEDOTECA: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000CADERNO DO PROFESSOR. Meio Ambiente, Educação e Cidadania; Informações Técnicas – Curso de Recuperação e Conservação Ambiental -- EPAGRI;A Embalagem e o Ambiente.

20 MORAS, Ingrid. Brinquedos criativos em papel e papelão. 2. ed. São Paulo: Paulinas, p. (Brincando com dobraduras). MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo- sucata e a criança: a importância do brincar, atividades e materiais. São Paulo: Loyola, NETO, Carmo Galo. Química, da Teoria à Realidade, Volume 2, físico-químico. WEISS, Luise. Brinquedos & engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1989.

21 Acessado em 20/10/2008

22 ANEXOS:

23 EXEMPLO DE BRINQUEDOS!

24

25 BRINQUEDOS DOMINÓ; - BOLICHE; - QUEBRA-CABEÇA; - VAI E VEM;


Carregar ppt "ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO: PROFESSORES: NÉZIA HERMES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google