A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA"— Transcrição da apresentação:

1 CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA

2 Localização O Plano de Ação será desenvolvido na Lagoa do Subaé (em nossa cidade), na instituição e nos ambientes de convivência de todos os seguimentos envolvidos no projeto (corpo administrativo da escola, professores, alunos e seus familiares).

3 Bens da Terra: Patrimônio da Humanidade

4 Objetivos Perceber a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável; Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia; Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações constritivas, justas e ambientalistas sustentáveis; Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.

5 Justificativa A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida, contribuindo para evidenciar a necessidade de um trabalho permanente vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.

6 Metodologia Como detonador desse plano de ação será feita uma visita a Lagoa do Subaé que é um patrimônio da cidade e que vem sofrendo transformações devido a ação do homem de forma prejudicial por interesses próprios. Durante o desenvolvimento deverá ocorrer atividades envolvendo os diversos programas da instituição. No laboratório de informática, os alunos deverão criar poesias, paródias, imprimir os materiais,acessar a internet para pesquisar sobre o tema, trocar , e criar um vídeo com o Audacity. Para envolver as famílias e sociedade em geral será apresentado o filme “O dia depois de amanhã”, que aborda muito bem as questões de concientização ambiental, no auditório da instituição de forma que sensibilize a todos e possam posteriormente em grupos discutir sobre a temática. Em seguida, cada representante de grupo apresentará os resultados obtidos que serão efetivados no dia-a-dia. A apresentação poderá ser feita por um deficiente visual ou por uma pessoa da comunidade escolar “dita normal”.

7 Recursos Transporte para a visita a Lagoa do Subaé;
Papéis: oficio, papel metro, pincel e papel braille Câmera digital Confecções de lembrançinhas no programa de artes para serem distribuídas na culminância do projeto. Tv e Dvd

8 Infra-estrutura de informática
No laboratório de informática já fazemos uso do computador com o programa Dosvox instalado especificamente para o deficiente visual, impressora braille, o Lente Pró e fone-áudio. Como durante o curso já foi relatado que nossa internet é um mini-modem particular, portanto como necessidade futura é indispensável a instalação da internet.

9 Ferramentas computacionais
Notebook; Data show e caixa de som para apresentação e exposição do vídeo; Internet para realização de pesquisas sobre o meio ambiente e troca de entre os alunos e seus contatos; Computador com o Dosvox, Word e Lente Pró para produção textual; Impressora braille para impressão dos textos dos alunos com perda total da visão; Impressora HP para impressão em fonte ampliada para os alunos com visão subnormal.

10 Cronograma x ANO 2008 Atividades
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Elaboração do Plano de Ação com a participação de representantes da comunidade. x Detonador Trabalhos realizados pelos programas da instituição e no laboratório de informática Culminância

11 Resultados esperados O trabalho com a realidade local possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido, por isso, possível de ser campo de aplicação do conhecimento. Por esta razão resolvemos fazer esta visita a Lagoa do Subaé para que os alunos obtenham conhecimentos dos assuntos a serem trabalhados de maneira significativa, pois, se trata da realidade mais próxima vivenciada por cada um além de trazer os seus familiares para participar de atividades realizadas nesta instituição, ou seja, valorizando atitudes da comunidade e região. Sendo as questões ambientais, tema que oferece uma perspectiva particular, dizem respeito direta ou indiretamente ao interesse do planeta como um todo. Portanto, para que os alunos e demais pessoas envolvidas no projeto possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes, além de maior diversidade possível de experiência, uma visão abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui além do ambiente físico, as condições sociais e culturais. A preservação contribui para que se tenha uma vida mais saudável e assegure aos nossos jovens um futuro com acesso a um ambiente preservado.

12 Referência Bibliográfica
Brasil. Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. – Brasília


Carregar ppt "CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google