A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

2 A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente. (CE 58)

3 J U S T I F I C A T I V A

4 O desenvolvimento da ciência e tecnologia, a partir do século XII, favoreceu a produção de máquinas e equipamentos para exploração dos recursos naturais, caracterizando uma intervenção na natureza que vem deixando marcas profundas. A visão antropocêntrica que se desenvolveu desde então levou o homem a pensar que os recursos naturais seriam inesgotáveis, explorando-os de maneira desordenada, de acordo com seus interesses. A chegada do capitalismo, a busca constante pelo lucro, o crescimento da população mundial levaram o homem a explorar, cada vez mais e sem medir consequências, o seu ambiente, com tudo aquilo que é imprescindível para a vida. Considerando que a sociedade como um todo é parte integrada do meio em que vive, chegamos a um momento de decisão: a natureza não suporta mais, os recursos naturais estão ou até passaram do limite. Diante desse fato o Colégio Santo Inácio de Fortaleza, ciente de sua função de formar verdadeiros cidadãos, lança o projeto A caminho da sustentabilidade, acreditando que, individualmente e coletivamente, podemos fazer a diferença e viver em harmonia com o planeta de uma forma sustentável.

5 O B J E T I V O G E R A L Estudar e refletir em conjunto sobre a questão ambiental, buscando novas possibilidades para recuperarmos o equilíbrio do meio ambiente, através de um desenvolvimento sustentável.

6 O B J E T I V O S E S P E C Í F I C O S 1. Estudar os recursos naturais existentes e a degradação de nosso planeta causada pelo homem. 2. Conscientizar a comunidade educativa de que os recursos naturais são esgotáveis e que ela pode contribuir com a preservação através do uso consciente desses recursos.

7 3. Mostrar a possibilidade de desenvolvimento sustentável sem perda de tecnologia e qualidade de vida. 4. Desenvolver atitudes de consumo consciente. 5. Realizar ações concretas com a comunidade educativa, que favore- çam a sustentabilidade.

8 A questão ambiental é colocada como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve ser trabalhada por todas as disciplinas. No CSI esse tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento. A partir de um planejamento conjunto entre professores das várias disciplinas e níveis, poderemos ter uma dimensão maior sobre o estudo do meio ambiente e seus recursos, e levar nosso aluno à visão de todos os aspectos deste conteúdo, dando-lhe condições de refletir e construir uma consciência crítica, que o levará a ações concretas de mudança.

9 C R O N O G R A M A ED. INFANTILFUNDAMENTAL IFUNDAMENTAL IIENS. MÉDIO JAN Palestra sobre Ecopedagogia na jornada pedagógica. Coleta de ideias e sugestões dos professores. Elaboração do projeto. FEV ATIVIDADES GERAIS Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Passeata ecológica Produção de cartazes e placas. Reflexão sobre o problema das águas, tomando como referência o Dia Mundial das Águas. Campanha Adote um copo. Gincana de recolhimento de lixo. Palestra com representantes de órgãos como SEMACE, CAGECE, IBAMA. Pesquisa e estudo sobre a Terra e seus recursos. Elaboração de painéis, textos. Lançamento do projeto com campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Pesquisa e estudo sobre a Terra e seus recursos. Elaboração de painéis, textos. MAR Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Leituras dirigidas por sala com uso de paradidáticos específicos para cada série. Planejamento de ações referentes ao tema, envolvendo os representantes. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Trabalho com textos, questões reportagens, sobre o tema. Manhã esportiva com oficina de reciclagem. Planejamento de ações referentes ao tema, envolvendo os representantes. Preparação dos alunos do 9º ano para orientar os funcionários quanto à coleta seletiva. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Aulão em defesa do meio ambiente (EM). Planejamento de ações referentes ao tema, envolvendo os representantes.

10 ABR ATIVIDADES POR DISCIPLINA Matemática Contagem de sementes, relação antes e depois, igual e diferente, sequência, seriação e classificação. Arte Trabalho com músicas: Xote Ecológico, Planeta Água, Sal da Terra, etc. Linguagem Trabalho com os livros: O mundinho; Cocó, o rio amigo; Turma do Utilixo... Leitura de imagens, cartazes, cordel, poesias. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Dramatização a partir dos livros lidos Encontros de convivência. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Encontros de convivência. Aula em campo do 6º ano. Encontro dos alunos do 9º ano com funcionários. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Aulão em defesa do meio ambiente. MAI Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Vivência do Dia das Mães (Mãe natureza). Vivência da Semana do Meio Ambiente. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Vivência da Semana do Meio Ambiente. Aula em campo do 7º ano. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Vivência da Semana do Meio Ambiente. JUN Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Visitas ambientais. São João Ecológico. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. São João Ecológico. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. São João Ecológico.

11 AGO Aulas em Campo Ecopoint Parque do Cocó Representantes de cooperativas de lixo Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Vivência do Dia dos Pais (Amor de pai também ensina a cuidar da terra). Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Recreio cultural ecológico. Exploração dos livros paradidáticos a serem trabalhados nas disciplinas. SET Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Feira do Conhecimento III (Gincana do Lixo, Fórum Infantil, Feira de Ciências...). Festival de Esquetes. OUT Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Corujinhas ecológicas. Cine-debate. Debates, mesa redonda com convidados especiais. Publicação de textos em jornais. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Exploração do tema segundo os conteúdos das disciplinas e planejamento dos professores. NOVAvaliação Geral do Projeto


Carregar ppt "PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google