A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - NPADC Educação Ambiental

2 Integração SOCIO-AMBIENTAL º Conhecimento º Sensibilização: parte integrante º Mudança de comportamento º Agente multiplicador º Qualidade de vida EDUCAÇÃO AMBIENTAL

3 Problemáticas inclusive inseridas no dia-a-dia do publico-alvo:

4

5 A Educação Ambiental somente trata de problemáticas? FONTE: SILVA/DF (s.d.) ORG: KOPEZYNSKI/ 2002 Não! Ela pode ser preventiva.

6 Grande diversidade de eixos temáticos e abordagens ecopedagógicas Escolarização formal EF, EM, ES Não formal: Conhecimento/Esclarecimento Comunidade Crianças, adultos, melhor idade

7 Como fazer Educação Ambiental? Conferência de Tbilisi - Educação Ambiental (UNESCO): Considerar meio ambiente em sua totalidade: em seus aspectos natural, tecnológico, social, econômico, político, histórico, cultural, técnico, moral, ético e estético;

8 processo permanente e contínuo educação infantil Construir um processo permanente e contínuo, durante todas as fases do ensino formal, desde o início da educação infantil; enfoque interdisciplinar perspectiva global da questão ambiental; Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo a que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental; questões ambientaislocal, regional, nacional e internacional; Examinar as principais questões ambientais do ponto de vista local, regional, nacional e internacional;

9 questões ambientais atuais e naquelasque podem surgir Concentrar-se nas questões ambientais atuais e naquelas que podem surgir, levando-se em conta a perspectiva histórica; cooperação local Insistir no valor e na necessidade da cooperação local, nacional e internacional, para prevenir os problemas ambientais; desenvolvimento e crescimento Considerar explicitamente os problemas ambientais nos planos de desenvolvimento e crescimento;

10 As vertentes da Educação Ambiental Hildegard Magdalena Klever Krause Ecológico-Preservacionista Separação entre o mundo construído e o mundo natural, sem considerar as relações entre ambos. Separação entre o mundo construído e o mundo natural, sem considerar as relações entre ambos. A natureza é compreendida como o que está fora das realizações humanas, esquecendo- se que o homem é também uma espécie biológica de caráter especial, cujo processo adaptativo requer transformações dos ecossistemas. A natureza é compreendida como o que está fora das realizações humanas, esquecendo- se que o homem é também uma espécie biológica de caráter especial, cujo processo adaptativo requer transformações dos ecossistemas. O homem e a natureza são vistos como entidades abstratas e separadas, onde o primeiro é culpado pela destruição da segunda (Minini 1993). O homem e a natureza são vistos como entidades abstratas e separadas, onde o primeiro é culpado pela destruição da segunda (Minini 1993). América latina

11 Prega a paralisação do desenvolvimento, única forma de evitar o futuro catastrófico do planeta. Prega a paralisação do desenvolvimento, única forma de evitar o futuro catastrófico do planeta. A solução segundo esta visão, está nas sociedades naturais e primitivas. A solução segundo esta visão, está nas sociedades naturais e primitivas. Outra característica marcante desta tendência é a exaltação do verde pelo verde e ao Sentimento de amor pela natureza. Outra característica marcante desta tendência é a exaltação do verde pelo verde e ao Sentimento de amor pela natureza. A natureza é compreendida como sagrada, não devendo ser tocada, violada pelo homem, ocultando os conflitos derivados da desigualdade de acesso aos recursos naturais, uma visão que não analisa historicamente as relações do homem com a natureza e com os outros homens. A natureza é compreendida como sagrada, não devendo ser tocada, violada pelo homem, ocultando os conflitos derivados da desigualdade de acesso aos recursos naturais, uma visão que não analisa historicamente as relações do homem com a natureza e com os outros homens.

12 Educar é educar para a preservação e conservação da natureza, numa perspectiva de desenvolver a nível individual novos valores e novas atitudes éticas sem que isto implique numa análise econômica e social dos problemas ambientais.

13 Sócio-Ambiental Entende meio ambiente como um processo histórico de inter-relações entre as sociedades humanas e os ecossistemas naturais e postula uma compreensão dessas inter-relações mediada pela análise dos estilos de desenvolvimento adaptados e suas conseqüências sociais e biológicas (Minini, 1993). Entende meio ambiente como um processo histórico de inter-relações entre as sociedades humanas e os ecossistemas naturais e postula uma compreensão dessas inter-relações mediada pela análise dos estilos de desenvolvimento adaptados e suas conseqüências sociais e biológicas (Minini, 1993). Desta forma os problemas ambientais não são catástrofes inevitáveis e sim resultados históricos de uma determinada forma de relação sociedade- natureza, cuja solução evidencia-se como desafio à construção de novos conhecimentos, novas formas de relação, novas concepções e novos valores. Dentro desta perspectiva, a escola é uma instância social, que pode reproduzir o modelo social em que se encontra, ou pode, a partir dos conflitos e contradições que abriga em seu interior, transformar-se num espaço de luta contra a manutenção das relações sociais que geram um ambiente desequilibrado.

14 Pode também transformar-se num espaço de geração de novos conhecimentos, criação de novas concepções, que serão criados a partir do domínio do conhecimento historicamente construído, da análise crítica da realidade social e seu estilo de desenvolvimento; do desvelamento dos conflitos e contradições presentes na sociedade. Pode também transformar-se num espaço de geração de novos conhecimentos, criação de novas concepções, que serão criados a partir do domínio do conhecimento historicamente construído, da análise crítica da realidade social e seu estilo de desenvolvimento; do desvelamento dos conflitos e contradições presentes na sociedade. Bem como da criação de atividades que propiciem a participação do aluno, como forma de desenvolver a cidadania consciente, comprometida e responsável pelo rumos de seu meio ambiente (sua realidade natural e social). Bem como da criação de atividades que propiciem a participação do aluno, como forma de desenvolver a cidadania consciente, comprometida e responsável pelo rumos de seu meio ambiente (sua realidade natural e social). A escola não poderá estar alheia à comunidade em que se encontra, antes deverá prestar-lhe serviço no que se refere a sua problemática específica. A escola não poderá estar alheia à comunidade em que se encontra, antes deverá prestar-lhe serviço no que se refere a sua problemática específica.

15 Alunado/Comunidade Proteção e sustentabilidade dos recursos naturais Ex: economia de energia, lixo doméstico (redução e formas de tratamento), coleta seletiva, etc. Sensibilização: responsabilidades e ação imediata na problemática ambiental Conceitos e ações Aspectos no dia-a-dia

16 OBRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!! E tchau!!!!!! Socorroooo!


Carregar ppt "Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google