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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
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O QUE É O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)?
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Projeto – vem do latim projectu, que significa “lançar para adiante”. Político – Diz respeito a que tipo de cidadãos queremos formar, que tipo de sociedade desejamos. Pedagógico – Diz respeito à educação, à reflexão sistemática sobre as práticas educativas. “Planejar ajuda a concretizar aquilo que se almeja” (C. Vasconcelos)
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O Projeto Político Pedagógico e a LDB
No artigo 12, inciso I - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de “Elaborar e executar sua proposta pedagógica” No artigo 13, inciso I - Os docentes incumbir-se-ão de: “Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” No artigo 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
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O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?
Espaço de reflexão coletiva; Busca um rumo, uma direção e uma ação intencional com o compromisso definido coletivamente; Composto por pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; Busca interesses reais e coletivos da população escolar;
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É a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades; Mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer: Seus objetivos, metas e estratégias permanentes (pedagógica e administrativa) Visa a autonomia da escola, reconhecendo-a como um espaço público, um lugar de debate e diálogo; Alicerça o trabalho pedagógico escolar enquanto processo de construção coletiva e contínuo;
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O que não é o Projeto Político Pedagógico (PPP)
Um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas; Algo construído para ser arquivado como prova de tarefa burocrática; Tarefa Específica do pedagogo, do coordenador ou do diretor;
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“O projeto representa a oportunidade da direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar.” (J. C. Libâneo)
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O que é necessário para a construção do PPP?
Envolvimento das pessoas (comunidade interna e externa) Desenvolvimento de uma consciência crítica e participativa Ousadia de todos os envolvidos para construir sua identidade como instituição social Definição de quais tempos terá o projeto.
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Elaboração do PPP Os princípios de elaboração do PPP são: Participação
Legitimidade Democracia O PPP só adquire legitimidade político-institucional e pedagógica quando é resultado da participação de toda a comunidade escolar.
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VEIGA (1996) propõe os Atos Situacional, Conceitual e Operacional
VASCONCELLOS (2000) destaca 3 etapas: Marco Referencial Marco Situacional Marco político-filosófico Marco Operativo Diagnóstico Programação
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Elaboração do PPP Marco Referencial
Posicionamento político – visão de sociedade e de homem Posicionamento pedagógico – O que se quer alcançar na ação educativa enquanto instituição de ensino
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Elaboração do PPP Diagnóstico – Levantamento de dados e informações referentes à realidade escolar. Exige uma leitura e interpretação dos fatos. Programação – É a proposta de ação, o que será feito; o que é necessário e possível para diminuir a distância entre o que somos e o que deveria ser.
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“O projeto pedagógico é um documento orientador da ação da escola, onde se registram os alvos a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas.” (Ilma Passos Veiga)
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Elaboração do PPP O que queremos? O que temos? Por que fazer?
Pra que fazer? Como fazer? Com quem fazer? Quando fazer?
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Roteiro - Projeto Político Pedagógico
Sumário Apresentação Justificativa
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Capítulo I – Dos objetivos e Princípios - O Instituto (sua história, constituição, lei de criação do IF) Quantos campi tem atualmente (O início e a política de expansão) - Finalidades (Missão/nossos valores) - Objetivos e metas da instituição - Função Social - Princípios norteadores Concepção de educação e prática pedagógica Concepção de desenvolvimento humano Concepção de conhecimento Concepção de currículo - A construção o PPP (pressupostos da gestão democrática/políticas da gestão)
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Capítulo II - Caracterização da unidade
- O campus IFSP na cidade (Breve histórico, histórico da cidade, mapa do município, gráficos de crescimento da população na cidade, dados do IBGE, IDH do município, características da região, condições de vida, aspectos econômicos e culturais). - Nome, endereço, aspectos legais - cursos oferecidos - Estrutura (aspectos físicos, equipamentos, imobiliários, número de salas) - Contexto escolar (o meio no qual a instituição está inserida, grupo de alunos que atende, caracterização socioeconômica e cultural da comunidade) - Recursos Humanos Corpo docente (quantidade, formação, área de atuação) Corpo administrativo (quantidade, formação, diretoria que está vinculado) - Coordenadorias (organograma) Capítulo
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Capítulo III - Pressupostos Pedagógicos do Campus
1- Ética, cidadania e inclusão social. 1.1- Criticidade 1.2 - Criatividade e inovação 2- Gestão democrática 3- Cooperativismo 4 - Empreendedorismo 5- Ensino 5.1- Processo de ensino e aprendizagem 5.2- Metodologias de Ensino 5.3- Avaliação de Aprendizagem 6- Pesquisa 7- Extensão
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Capítulo IV – Políticas e ações
Projetos institucionais desenvolvidos Assistência estudantil Reforço Escolar NAPNE (Inclusão) Serviço Sociopedagógico (explicar o que é, o que faz, os encontros semestrais) Formação Continuada (Como é dada formação aos docentes e técnicos administrativos) Bolsa Discente Órgãos Colegiados CPA Conselhos de Classe CEPIE Conselho de campus
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Capítulo V – Diagnóstico da situação atual
- Levantamento e identificação dos problemas - Definição das prioridades - Estratégias de ações - Cronograma de ações
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Capítulo VI - Avaliação do Projeto Político Pedagógico Considerações Finais Referências Anexos
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“Não há ventos favoráveis para quem não sabe aonde quer chegar”
(Sêneca)
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