A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007

2 ESTRATÉGIAS

3 INSTITUCIONAL Fazer com que as APAEs sejam reconhecidas como mantenedoras de escolas especiais; Participar do trabalho dos Conselhos Estaduais que tenham relação com a pessoa com deficiência; Cobrar ações das autoridades para a realização do censo das pessoas com deficiência no Estado do Paraná; Estudar a implantação de casas lares para pessoas com deficiência.

4 RELACIONAMENTO COM AS APAEs Viabilizar reuniões da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Fiscal e Consultivo nas diversas regiões do Paraná.

5 COMUNICAÇÃO INTERNA – APAEs Desenvolver, divulgar e fazer cumprir o calendário anual das reuniões da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e demais eventos; Desenvolver um calendário de atividades compatível com a rede pública e privada de ensino; Cobrar dos Conselhos Regionais seus calendários de reuniões e eventos.

6 COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL - EXTERNA Ter responsável pela divulgação das ações do Movimento Apaeano.

7 SERVIÇOS PRESTADOS – ASSESSORIA JURÍDICA Apoiar a elaboração de pareceres jurídicos pelo Procurador da Federação das APAEs do Estado do Paraná para as APAEs, co-irmãs e Conselhos Regionais. Criar canal de comunicação direto - na Internert entre as entidades e o Setor Jurídico da Federação das APAEs do Estado do Paraná; Contratar um advogado por período a ser avaliado, de acordo com a situação financeira da Federação das APAEs do Estado do Paraná.

8 SERVIÇOS PRESTADOS – PRESTAÇÃO DE CONTAS Manter o apoio às APAEs e entidades co-irmãs na elaboração da prestação de contas e planos de aplicação.

9 PROJETOS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Ministrar curso sobre a elaboração de projetos para capacitação das APAEs e co-irmãs; Desenvolver alternativas de captação de recursos.

10 FINANCEIRA Manter o desenvolvimento de projetos específicos para a busca de parcerias para o financiamento de Eventos Estaduais; Viabilizar campanhas estaduais para a arrecadação de recursos e fundos para as APAEs, Conselhos Regionais e Federação das APAEs do Estado do Paraná; Verificar projetos de incentivo à cultura e ao esporte para a execução dos eventos; Apresentar para a apreciação e aprovação do Conselho de Administração o Orçamento Anual de Aplicação de Recursos da Federação das APAEs do Estado do Paraná, que acontecerá na última reunião do ano.

11 RECURSOS HUMANOS Definir as funções dos colaboradores, Coordenadores Estaduais e Regionais da Federação das APAEs do Estado do Paraná.

12 ADMINISTRATIVA Estabelecer uma metodologia de comunicação permanente dos Coordenadores Estaduais com os Coordenadores Regionais; Disponibilizar na Internet balanço das receitas e despesas, atas e decisões das reuniões da Federação das APAEs do Estado do Paraná.

13 ADMINISTRATIVA Estudar e adequar o Estatuto da Federação das APAEs do Estado do Paraná; Desenvolver e implementar o Regimento Interno da Federação das APAEs do Estado do Paraná; Subsidiar as APAEs com um modelo de Regimento Interno; Propor à Federação Nacional das APAEs a construção de um Código de Ética Apaeano.

14 ADMINISTRATIVA – Eventos: Olimpíadas, Festivais, Encontros. Formalização das Regras e Critérios dos Eventos: Critérios de Seleção de APAE - Sede para eventos (indicadores objetivos); Definir papel da Federação das APAEs do Estado do Paraná – responsável pelo evento; Definir papel da APAE como executora do evento; Prazo de realização do evento; Levar para a apreciação e aprovação do Conselho de Administração as regras e critérios estabelecidos para os Eventos.

15 AUTO - DEFENSORIA Incentivar para que cada APAE e cada Conselho Regional tenha o seu auto – defensor; Convidar o auto-defensor para participar das reuniões da Diretoria Executiva, Conselhos de Administração e Conselhos Regionais.

16 ARTES Promover discussões e entendimentos sobre o regulamento do Festival Nossa Arte e eventos da área.

17 EDUCAÇÃO FÍSICA Promover discussões e entendimentos sobre o regulamento das Olimpíadas e eventos da área.

18 ÁREA PEDAGÓGICA Contratação de profissional para atuação na Federação; Definição do Regimento Escolar; Desenvolvimento de Projeto Pedagógico para requerer autorização da Escola Especial como escola que oferta educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação para o trabalho junto à Secretaria Estadual de Educação; Subsidiar as APAEs sobre as linhas de atuação das Escolas Especiais em relação à documentação, transferências, avaliação, fichas...

19 PROFISSIONALIZANTE Desenvolvimento de Curso que aborde: Perda do BPC quando se assina a Carteira de Trabalho; Problema da perda da pensão; Diferença entre Oficina Protegida Terapêutica e de Produção e repercussões trabalhistas (possibilidade de remuneração); Estágio Supervisionado; Entidade como forma de terceirização do trabalho; Cooperativas.

20 INFORMÁTICA Alterar a denominação de Informática para Inclusão Digital; Criar na página da Federação um canal direto de comunicação com todas as APAEs, aberto às sugestões e críticas, visando fortalecer o movimento de forma democrática e participativa; Incentivar para que haja a adesão ao Programa de Inclusão Digital, com o pagamento da adesão de R$360,00 e valor mensal - manutenção de R$30,00.

21 SAÚDE Discutir o processo de integração dos profissionais do Convênio SUS nas APAEs (formas de atendimento, tipo de relatório...) Viabilizar ações para garantir o acesso gratuito à saúde e medicamentos de uso contínuo para pessoas com deficiência; Promover encontros sobre a área de saúde que possibilitem a discussão de temas como medicamentos, prevenção, vacinas, teste do pezinho, nutrição, exames laboratoriais, atendimento dentário, entre outros.

22 VALORES Compromisso; Ética; Lealdade; Profissionalismo; Seriedade; União.

23 Visão Até 2010, ser reconhecida como entidade de excelência e referência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Estado do Paraná.

24 MISSÃO DA FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ A decisão da Missão da Federação das APAEs do Estado do Paraná ficará em aberto até a primeira reunião do Conselho de Administração do ano de 2007. Seguem as alternativas até o momento existentes.

25 “Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária no Estado do Paraná.” (com base na Missão do Movimento Apaeano)

26 “Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária no Estado do Paraná.” (com base na Missão da Federação Nacional das APAEs)


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google