A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
 Sistema de arrumação/organização dos documentos  Regras de Utilização

2 Como estão organizados os documentos?
Os livros encontram-se arrumados com base na CDU (Classificação Decimal Universal). É uma classificação que pretende abarcar todas as áreas do saber, da actividade e do pensamento do Homem. A CDU divide-se em 10 classes principais (de 0 a 9), e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. Um Exemplo: FISIOLOGIA. FISIOLOGIA HUMANA E COMPARADA Problemas de fisiologia em geral Fisiologia geral da célula e do organismo Química fisiológica da célula. Células aeróbicas e anaeróbicas

3 As principais divisões da CDU são:
0 Generalidades. Informação. Organização. 1 Filosofia. Psicologia. 3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação. 4 Classe vaga. 5 Matemática e Ciências Naturais. 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. 7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos. 8 Linguagem. Linguística. Literatura. 9 Geografia. Biografia. Historia.

4 Como localizar um documento na estante?
Nas estantes, os livros estão arrumados por assunto, segundo a CDU, e organizam-se começando por colocar os livros da classe mais genérica, seguindo-se as subclasses mais específicas. Dentro de cada subclasse, estão ordenados alfabeticamente. Identificamos os assuntos através da sinalética que se encontra no topo das estantes, em cada prateleira e pela cota do livro.

5 A cota dos livros Cada documento apresenta uma cota, da qual fazem parte números e letras: os números dizem respeito à CDU e as letras correspondem às três primeiras letras do último nome do autor. BIBLIOTECA Entrada _____/_____/200___ N.º_________ Cota: 502 MAG

6 A cota dos livros A cota é como um endereço.
Assim, para encontrar um livro devemos: 1.º - Procurar por ordem numérica, que nos indica o assunto. 2.º - Procurar por ordem alfabética o apelido do autor (as três primeiras letras do apelido)

7 O catálogo informático
A nossa biblioteca também possui um programa (OPAC) que nos permite verificar se determinado documento existe e/ou se encontra disponível. Este programa encontra-se para consulta, no computador designado para o efeito, em acesso livre. Em caso de dúvida, pedir ajuda à funcionária.

8 Como consultar o catálogo informático
Clicar duas vezes no icone do módulo de pesquisa

9 Como consultar o catálogo informático
Iniciar a pesquisa clicando na lupa

10 Como consultar o catálogo informático
A pesquisa poderá ser feita por autor, por título, por assunto…

11 Como consultar o catálogo informático
Atenção! Ao pesquisar por autor, deve colocar-se primeiro o apelido, seguido do restante nome do autor, como se vê no seguinte exemplo:

12 Catálogo online Rede de Bibliotecas Escolares

13 Zonas Funcionais da BE A Biblioteca apresenta as seguintes zonas funcionais: Zona de Atendimento;  Zona de leitura informal;  Zona de leitura/consulta de material impresso;  Zona de leitura áudio;  Zona de leitura vídeo/DVD;  Zona Multimédia;  Sala de Projecção;   Arquivo.

14 Utentes/Horário de Funcionamento
Toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e encarregados de educação (quando autorizados) têm o direito de frequentar a biblioteca e utilizar os seus recursos. De segunda a sexta-feira, das 8:30h às 17:30.

15 Serviços Atendimento;
Serviço de empréstimo: sala de aula, presença e domiciliário; Consulta/pesquisa em vários suportes; Impressão/cópia de documentos; Serviço de requisição de: salas de informática, máquina fotográfica, projector de vídeo, portáteis, sala de projecção;

16 Regras de utilização da BE
Encontram-se disponíveis para consulta os seguintes documentos: monografias (específicas e lúdicas), obras de referência, manuais escolares, publicações periódicas e software educativo. As obras referidas no número anterior encontram-se disponíveis em diferentes suportes: impresso, áudio, vídeo e informático.

17 Regras de utilização da BE
Todos os documentos se encontram em regime de livre acesso, excepto o material audiovisual, que deve ser solicitado à Assistente Operacional ou professor em serviço neste sector, após preenchimento do impresso próprio . O empréstimo encontra-se informatizado, excepto para os documentos que ainda não foram catalogados. Para estes é obrigatório o preenchimento de impresso próprio .

18 Difusão de informação Blogue: Barriga de Livros
Disciplina: Biblioteca Escolar da EPALF Página da BE no portal do Agrupamento Boletim da BE


Carregar ppt "Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google