A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa no catálogo digital da BE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa no catálogo digital da BE"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa no catálogo digital da BE
BE/AP/ LP: Aprender para Inovar, Inovar para Aprender 2010/2011

2 Procurar… para achar! Na sociedade em que hoje vivemos - sociedade de informação - a informação chega-nos em grandes quantidades, em diversas fontes e em múltiplos formatos. A Internet faz parte das nossas vidas; nela podemos encontrar de tudo: o que procuramos… e o que nem imaginamos que existe!

3 literacia da informação
Procurar… para achar! Usar correctamente a Internet requer determinadas competências: sentido crítico, saber fazer escolhas, saber escolher o que verdadeiramente me interessa e saber porquê, quando e como usar todas essas fontes. literacia da informação

4 Uma vez que a Internet se tem vindo a transformar numa ferramenta de informação e comunicação cada vez mais utilizada, e apesar de todas as suas vantagens, convém, contudo, salientar que:  A Internet é um espaço informativo em que todos colaboram, não sendo gerido por nenhuma entidade ou grupo em particular.

5 Muita da informação útil não está (e possivelmente nunca estará) em formato electrónico!! Assim, continuam a ser os livros as fontes mais fidedignas para as tuas pesquisas e consultas!

6 Biblioteca informatizada
Objectivo Permitir o acesso mais rápido à informação. Aumentar interesse pela pesquisa. Aproveitar ao máximo a informação existente. Facilitar consulta da documentação. Facilitar a recuperação da informação. Evitar a duplicação de informação.

7 E como posso encontrar o que quero??
Na Biblioteca da Escola, os livros estão arrumados de acordo com a CDU. Cada estante tem devidamente identificado o assunto. Podes partir à descoberta do que existe nas diferentes estantes e prateleiras, ou, tentar de um modo mais fiável, encontrar o livro, CD ou DVD que procuras. Todas as publicações que dão entrada na Biblioteca são previamente analisadas do ponto de vista do seu conteúdo, a fim de se determinar o assunto que versam, para uma colocação adequada nas estantes. Todo este tratamento é informático…

8 E o que é a CDU???

9 O acesso ao fundo documental é livre.
O utilizador procura nas estantes o material do seu interesse, estando atento à sinalização e localização diferenciadas. Quanto ao material de projecção e vídeo, registos sonoros e musicais, multimédia, deves dirigir-te ao balcão de atendimento e solicitar o que desejas.

10 De que forma posso encontrar mais facilmente o que quero?
Será assim que vamos pesquisar?

11 Pesquisa no catálogo digital da BE
Na BE tens acesso a partir dos computadores à base bibliográfica da Biblioteca. Na zona de Leitura e Pesquisa existem dois computadores destinados à consulta do catálogo informatizado da BE (OPAC). A colecção da BE (material livro e não-livro) está tratada informaticamente e à medida que chegam novas aquisições à BE, estas dão imediatamente entrada no sistema. Podes aceder a essa base de dados a partir de Computadores da BE Computadores da sala de informática da Internet

12 A partir do site da Escola ou da BE podes aceder ao catálogo da BE…

13

14 Como pesquisar no catálogo da BE
- Após entrar no catálogo temos de escolher a opção de pesquisa. 1. 1. 2.

15 TIPOS DE PESQUISA No formulário que aparece temos diversas formas de realizar uma pesquisa directa: por Autor, por Título, por Assunto, por Palavra. O uso de maiúsculas e minúsculas é irrelevante.

16 O botão Pesquisar faz a pesquisa na base de dados, procurando pelo termo digitado.
O botão Limpar apaga o que estiver escrito no termo de pesquisa para se fazer uma nova pesquisa.

17 Pesquisa por Autor VIEIRA, ALICE
Para proceder à pesquisa por AUTOR, há que ter em conta as seguintes regras: O nome do autor deve ser introduzido de forma invertida. A seguir ao apelido, deve colocar uma vírgula, depois deixar um espaço, e só então escrever o(s) nome(s) próprio(s); VIEIRA, ALICE Se não souberes o nome próprio do autor, podes colocar apenas o seu apelido, mas nunca indicar somente o nome próprio, sob pena de se obter como resultado uma lista muito extensa de autores (indicando simplesmente Ana, por exemplo).

18

19 Para obter o nome exacto, clicar no “pin”, aparece então uma listagem onde se poderá escolher o nome exacto. Este processo aplica-se em todos os tipos de pesquisa: título, palavra, etc…

20 Depois de obter os resultados, pode-se visualizar o registo em diversos formatos.
Obtemos então aí a COTA do documento Para saber da disponibilidade do documento, clicar em ‘Exemplares’

21

22 Pesquisa por título Se souberes apenas uma parte do título, podes indicá- lo. O resultado da pesquisa apresentará todos os títulos que existam na base de dados começados pela(s) mesma(s) palavra(s), sendo assim mais fácil descobrir o título procurado. Uma aventura…

23 A pesquisa indica que existem 61 títulos começados pelo termo ‘Uma aventura’

24 Pesquisa por assunto Sexualidade Jovens Saúde História
Ao fazer a pesquisa por assunto, digita o termo que designa o conceito mais importante do assunto de acordo com o que pretendes encontrar, sendo que a sua apresentação no singular ou no plural, por exemplo, remete para resultados diferentes (história e histórias são assuntos diferentes). Sexualidade Jovens Saúde História

25 Na descrição de cada resultado podemos ver:
Título, autor, ano de publicação, nº de edição, etc e ainda o nº de registo e a CDU

26 PESQUISA POR COLECÇÃO A pesquisa por ‘Colecção’ permite visualizar os títulos existentes numa determinada colecção.

27 Outras formas de pesquisar…
DATA DE PUBLICAÇÃO Este tipo de pesquisa é útil se: souberes o ano em que a obra foi publicada; quiseres combinar a data de publicação com outro índice para o qual tens um termo de pesquisa (por exemplo, pesquisar as obras de determinado autor publicadas em 2003); ou pretenderes ver todos os documentos com essa data de publicação.

28 Pesquisa por palavra Este tipo de pesquisa procura na base de dados a palavra indicada e apresenta como resultado: as obras que contêm essa palavra no Título, Assunto, Editor, etc.

29

30 Para além destes cinco índices que o formulário de Pesquisa Simples apresenta, existem ainda outras possibilidades de pesquisar, a que se pode aceder clicando no botão e escolhendo uma das hipóteses na lista que se abre. Os operadores ou / e / não, da coluna da esquerda, servem para fazer uma pesquisa utilizando mais do que um índice, combinando-os. Por exemplo, se se souberes o Autor e Título da obra, pode-se restringir a pesquisa escrevendo:

31 Feita a pesquisa, deve-se anotar o título do documento seleccionado e a sua COTA. A partir da cota, localiza-se o documento na respectiva estante.

32 Como localizar o livro na estante
Os livros estão dispostos nas estantes por ordem numérica crescente (correspondente ao assunto). Disposição: da esquerda para direita em zigue-zague; de cima para baixo. Não esquecer: As estante estão sinalizadas…

33 INTERPRETANDO A COTA DO LIVRO
82-93 VIE PROCURAR: 1º - ORDEM NUMÉRICA de acordo com a CDU (ASSUNTO) 2º - ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR) (apelido do autor - 3 letras iniciais em maiúsculas) 3º - No caso de existirem vários livros do mesmo autor, estes estão arrumados por ordem alfabética do título. 82-93 VIE 3 letras iniciais maiúsculas do apelido do autor ASSUNTO (CDU- Classificação decimal universal) A COTA FUNCIONA COMO A MORADA DO LIVRO.

34 Outubro 2010 Susana Branco, Professora Bibliotecária BE Dr. José dos Santos Bessa - Carapinheira

35 Bibliografia BIBLIOTECAS DA UALG, “Classificação Decimal Universal – CDU”, disponível em (17 Fevereiro 2008)


Carregar ppt "Pesquisa no catálogo digital da BE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google