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Como Investigar… Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir. Biblioteca Escolar Ana Bela Carapinha.

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1 Como Investigar… Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir. Biblioteca Escolar Ana Bela Carapinha

2 Etapas da Investigação Formular – Identificar o tema Alvo a atingir - objectivo Sondar – pesquisar, seleccionar Expor - apresentar Sintetizar - reflectir

3 Qual é a tarefa proposta? O que preciso descobrir? Que palavras palavras-chave descrevem melhor aquilo que eu preciso de descobrir? Já sei alguma coisa sobre o assunto? Que palavras palavras-chave descrevem melhor aquilo que já sei? Transformo as palavras-chave em perguntas. 1ª Identificar o tema

4 Qual vai ser a minha estratégia? Faço um plano de pesquisa provisório, tendo em conta as ideias que reuni sobre o assunto. Se o trabalho é realizado em grupo, distribuem se tarefas e marcam se encontros, atendendo aos prazos de entrega. Nota: as palavras chave são termos importantes para o tema que estás a pesquisar. São também os termos que vais utilizar na pesquisa, no índice dos livros ou num motor de busca. 1ª Identificar o tema

5 Fontes prováveis para encontrar o que necessito: Inquéritos a pessoas: professores, amigos, família, comunidade, empresas. Bibliotecas (escolar, municipal) - enciclopédias, revistas e jornais, atlas, cd-roms, Internet, vídeo, dossiers temáticos, etc. Sala de aula: manuais escolares, orientações dadas pelo professor. Casa: livros, jornais, revistas, vídeo, televisão. Nota: não me esqueço de utilizar as palavras chave para procurar a informação. É muito mais fácil. 2ª Procurar fontes de informação

6 Quem me pode ajudar a encontrar o que necessito? Professor(es) que se encontram de serviço na Biblioteca. Pais ou amigos. Outros professores. 2ª Procurar fontes de informação

7 Escolho as fontes mais adequadas: a fonte é adequada ao meu nível? a informação está actualizada? encontro facilmente informações sobre o tema? há mapas, quadros, imagens, gráficos, etc., de modo a tornar a informação mais completa? a informação encontrada responde às minhas questões? 3ª Seleccionar a informação

8 Faço uma lista das fontes que escolhi: Registo o local/pessoas que escolhi para me fornecerem a informação (biblioteca escolar, municipal ou pessoal, nome das pessoas). Fontes escritas: localização da fonte, título, autor, editor, páginas a consultar. Outras fontes: áudio, vídeo, CD Rom, Internet, etc.: título, editor, nome dos sites seleccionados. 3ª Seleccionar a informação

9 Analiso a informação útil de cada fonte que escolhi. Documentos escritos: faço uma leitura do documento e registo as ideias principais, fotocopio ou digitalizo imagens importantes, faço esquemas ou tabelas. 4ª Recolha da informação

10 Analiso a informação útil de cada fonte que escolhi. - Outros documentos: registo ideias, acontecimentos ou factos que visualizo numa cassete áudio, vídeo, DVD, CD Rom ou Internet. Se estas imagens forem importantes para o meu trabalho, registo os intervalos do documento que quero utilizar. Informações que obtive junto de pessoas: registo as ideias mais relevantes para o trabalho, utilizo a máquina digital para registar imagens. 4ª Recolha da informação

11 Estruturo a informação recolhida: Elaboro um texto pessoal a partir dos conhecimentos que adquiri e que responda às questões colocadas. Encadeio as ideias com coerência. Evito a cópia das fontes. 5ª Tratamento da informação

12 Como posso mostrar o resultado do meu trabalho? Documento escrito com as seguintes secções: introdução, sumário, desenvolvimento, conclusão, apêndices, índice, anexos bibliografia. apresentação oral apresentação multimédia gravação vídeo/DVD dramatização cartaz 5ª Tratamento da informação

13 Que materiais vou precisar para a minha apresentação. Faço uma listagem de todos os equipamentos e materiais que preciso. Antes da apresentação ensaio todos os pormenores, inclusivamente, o funcionamento dos equipamentos. 5ª Tratamento da informação

14 Antes de terminar o trabalho, analiso: O que fiz para realizar este trabalho foi correcto, de acordo com as normas estabelecidas? A informação recolhida e utilizada dá resposta à tarefa proposta? Citei correctamente as minhas fontes, de acordo com as orientações do professor? O meu trabalho está organizado e bem apresentado? A apresentação da informação é adequada ao público-alvo? Vou sentir me orgulhoso se alguém vir este trabalho? 6ª Auto avaliação

15 Trabalho realizado Capa Sumário Introdução Desenvolvimento/Corpo do trabalho Conclusão Apêndices Índice Anexos Bibliografia

16 O que deve constar na capa: - Nome da Escola - Nome do Professor que pediu o trabalho - Nome da disciplina - Título/ sub-título do trabalho - Identificação do aluno (nome completo, ano, turma e número) - Data (ano lectivo) Capa (com ou sem imagem)

17 No sumário aparece a indicação correcta das páginas, onde surgem os capítulos e os subcapítulos. A Introdução e a conclusão não devem ser antecedidas por numeração. Sumário ou Índice A Introdução serve para mostrar, de forma breve e clara, o interesse do tema e o modo de o desenvolver. Contém, obrigatoriamente, o nome do tema em estudo. A Introdução deve abrir uma página nova. Aconselha-se que a introdução seja redigida no final do trabalho, porque só nessa altura, se poderá ter uma noção exacta dos problemas abordados. Introdução

18 No desenvolvimento ou corpo do trabalho explica-se o tema ponto por ponto, dividindo-o em subtemas, se necessário. O corpo constitui a parte mais extensa do trabalho e deve conter o desenvolvimento da ideia ou ideias a que nos referimos na Introdução. Esta parte deve ser elaborada após a pesquisa e depois das ideias estarem organizadas. Corpo do trabalho

19 A conclusão é o ponto final do trabalho. Serve para resumir o que se disse e destacar pormenores e achados importantes. Nesta fase, também podemos emitir a nossa opinião pessoal sobre o assunto estudado. Conclusão

20 Nesta secção colocamos materiais elaborados pelo autor do trabalho tais como: tabelas, quadros, ilustrações, gráficos, etc. São materiais parcial ou totalmente da responsabilidade do autor. Os apêndices devem ser numerados. Apêndice

21 Aqui inserem-se documentos auxiliares, não elaborados pelo autor do trabalho, que serviram de base ao estudo ou facilitam a compreensão do trabalho. Estes documentos devem ser sempre identificados com um número romano ou árabe. Anexos

22 No final do trabalho deve apresentar-se, sempre, uma lista bibliográfica. Esta lista, feita por ordem alfabética, deve conter todas as obras consultadas, onde se recolheram as informações. Estas obras podem ser documentos escritos (livros, revistas, jornais, dossiês temáticos, etc.), ou documentos não escritos (CD-Rom, vídeos, Internet, etc). Bibliografia

23 Documentos escritos Devem mencionar-se, obrigatoriamente, os seguintes elementos, separados por vírgulas e pela ordem indicada: - Apelido e nome do autor ou dos autores; - Título e subtítulo da obra (sublinhado ou em itálico); - Número da edição utilizada (se houver várias); - Local da edição (se não constar do livro, escreve-se s.l. – sem local) - Editor(a); - Data da edição (se não constar, escreve-se s.d. –sem data) Exemplo: ESTANQUEIRO, António, Aprender a estudar, um Guia para o sucesso na Escola, 1ª edição, Lisboa, Texto Editora, Bibliografia

24 Documentos não escritos: -CD, CD-Rom, vídeos Exemplo: Natureza Selvagem, s.l., Editorial Planeta, 2000, disco (DVD) - Fonte Web (Internet) – neste caso devem indicar-se os seguintes elementos: Apelido e nome do autor ou dos autores do site; URL (dia, mês e ano da consulta on-line) Exemplo: MARTINS, Inês, Poluição Global, (1 de Fevereiro de 2006) Bibliografia

25 1.A apresentação deve ser agradável, limpa e cuidada. 2. É recomendável usar folhas brancas, A4, e escrever apenas de um dos lados. 3. Caso se utilize o computador, o texto deverá ser passado com letra de tamanho doze, cor preta e espaçamento 1,5 e justificado (alinhado à direita e à esquerda). Caso o trabalho seja manuscrito, deve ser feito com letra bem legível. Feito no computador ou à mão, o mais importante, é ser redigido por palavras próprias do autor e, não, simplesmente, copiado de um livro ou da Internet. Caso se verifique esta situação (e é fácil perceber), o professor não aceitará o trabalho, em causa. Apresentação do trabalho escrito

26 4. Em cada uma das páginas devem ser deixadas margens em branco: superior e inferior – 3,5cm; esquerda – 4cm e direita 2,5cm. 5. Os títulos dos capítulos devem ser escritos em maiúsculas, não sublinhados e devem ser numerados. 6. A numeração das páginas pode ser feita no rodapé, centralmente ou no canto inferior direito da página. 7. O início de cada capítulo, com vista a uma melhor apresentação, deverá, preferencialmente abrir uma nova folha. Apresentação do trabalho escrito

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