A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA PARA TRABALHOS ESCOLARES. Regras para a paginação dos trabalhos 1. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, seguir o esquema de paginação exemplificado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA PARA TRABALHOS ESCOLARES. Regras para a paginação dos trabalhos 1. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, seguir o esquema de paginação exemplificado."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA PARA TRABALHOS ESCOLARES

2 Regras para a paginação dos trabalhos 1. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, seguir o esquema de paginação exemplificado ao lado. 2. A não observação destes parâmetros poderá acarretar a não aceitação do trabalho pelo professor.

3 3cm 2cm PORTAL EDUCACIONAL ( Centralizado) Nome do aluno Título do trabalho e Subtítulo ( se houver) VALPARAISO DE GOIÁS 2012 Exemplos de formatação das páginas: Capa

4 Exemplos de formatação das páginas: Página de rosto Valparaíso de Goiás 2012 Título do trabalho PORTAL EDUCACIONAL Este trabalho destina- se à parte da nota do 1º bimestre, disciplina de Biologia, minis- trada pelo Professor(a) (Nome da professora) Nome do Aluno 3cm 2cm

5 Exemplos de produção das páginas: Sumário Sumário Introdução 1 I. Desenvolvimento 3 II. Conclusão 7 III. Anexos 9 IV. Bibliografia 11

6 Exemplos de produção das páginas: Introdução É a parte da obra que tem por finalidade apresentar o modo como a leitura foi realizada, oferecer uma visão estrutural da mesma e situar o leitor no contexto do trabalho realizado. A título de sugestão, a introdução pode ser feita em 3 parágrafos: A apresentação deve anunciar o assunto, apresentar a ideia geral da pesquisa, delimitar o tema e mostrar a sua importância. O segundo parágrafo deve ser semelhante a um pequeno resumo do desenvolvimento. Apresentar a ideia central de cada parte ou capítulo, a fim de que se tenha uma visão global do que será o trabalho. Por fim, deve-se relatar a estrutura, ou seja, a organização na qual o trabalho está dividido (capítulos, anexos, bibliografia). Embora a introdução inicie o texto do trabalho, sua redação final só pode ser levada a cabo depois de todo o trabalho concluído.

7 Exemplos de produção das páginas: Desenvolvimento O desenvolvimento do trabalho deve ser numerado e apresentar um título próprio, criado pelo aluno. Passada a introdução, é hora de passar à parte argumentativa do texto dissertativo. É importante destacar que a leitura prévia deve servir para identificar a mensagem principal (tese) e secundária do texto (argumentação). A partir das questões levantadas na fase introdutória do texto (assunto, problema, posição do autor, argumentos, entre outras possibilidades), deve-se argumentar para que a tese escolhida convença o leitor. No desenvolvimento, o aluno trabalhará o tema em si, apresentando os problemas e argumentos, tendo sempre a preocupação de não fugir ao tema pedido pelo professor.

8 Exemplos de produção das páginas: Conclusão A conclusão pode, entre outras possibilidades, revelar a síntese da tese discutida. Pode, ainda, sugerir saídas para que o problema seja resolvido ou apenas reforçar a argumentação. Constitui o encerramento do trabalho. Caracteriza-se por apresentar a avaliação do trabalho realizado, revelar com maior evidência as opiniões do autor, suas críticas, sugestões e contribuições ao assunto abordado; Além disso, abre caminho para a discussão de novas problemáticas e representa um espaço livre para discussão, abordagens pessoais e argumentativas, críticas ao autor ou ao próprio trabalho. É um texto que incentiva a criatividade e estimula a autocrítica para se verificar o possível crescimento pessoal no que tange às leituras feitas.

9 Exemplos de produção das páginas: Referências Bibliográficas · O(s) autor(es) têm entrada pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido pelo(s) prenome(s) abreviados(s) ou não. Usa-se vírgula entre o sobrenome e o prenome e ponto e vírgula, seguido de espaço separando os nomes quando houver até três autores. Em seguida ao nome do(s) autor(es), colocar ponto final. · O título deve ser grafado em itálico, seguido do ponto final. · Quando a obra tiver subtítulos, indicá-los após o título sem destaque. · O local de publicação deve ser indi-cado como aparece no documento, seguido de dois pontos. Exemplo: Petrópolis: · O nome do editor deve vir em seguida aos dois pontos do local e abreviado, suprimindo palavras: Editora, Livraria, Companhia, etc. Exemplo: Petrópolis: Vozes (e não Editora Vozes). · A data de publicação deve ser indi-cada em algarismos arábicos, sem ponto ou espaço entre eles. Exemplo: 1988.

10 MODELO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Livros ANTUNES, Maria Thereza P. Capital intelectual. São Paulo: Atlas, BERNARDES, Cyro; MARCONDES,Reynaldo C.. Teoria Geral da administração. 3. ed.. São Paulo : Saraiva, Dicionários DINIZ, Maria Helena. Dicionário jurídico. São Paulo: Saraiva, Periódicos Revista Científica considerada no todo (coleção) REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE. São Paulo: Ed. Mackenzie, Semestral. ISSN Consultas Online ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.I.]: Virtual Books, Disponível em: Acesso em: 10 jan.2002, 16:30:30


Carregar ppt "ESTRUTURA PARA TRABALHOS ESCOLARES. Regras para a paginação dos trabalhos 1. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, seguir o esquema de paginação exemplificado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google