A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE QUÍMICA BIBLIOTECA ORDENAÇÃO DO ACERVO Porto Alegre, abril 2010.

2 ORDENAÇÃO DO ACERVO A Biblioteca do Instituto de Química utiliza as tabelas da Classificação Decimal Universal, e a tabela de Cutter-Sanborn para organização dos materiais integrantes de seu acervo.

3 CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL
CDU A Classificação Decimal Universal é um esquema padronizado e normalizado usado nacionalmente e internacionalmente, que visa satisfazer de forma organizada o total conhecimento do ser humano. A totalidade dos conhecimentos é dividida em 10 grandes classes que se subdividem novamente em forma decimal, do geral ao específico. São elas: 0 Generalidades 1 Filosofia. Psicologia 2 Religião. Teologia 3 Ciências Sociais 4 (Vaga no momento) 5 Ciências matemáticas, físicas, química e naturais. Ecologia 6 Ciências aplicadas. Tecnologia 7 Artes. Divertimentos. Lazer. Esportes 8 Línguas. Lingüística. Filologia. Literatura 9 Geografia. Biografia. História e ciências auxiliares

4 CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL
HIERARQUIA CDU – do geral ao específico! 54 QUIMICA 541 QUÍMICA TEÓRICA 541.1 FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA CINETICA QUIMICA 542 QUIMICA EXPERIMENTAL

5 TABELA CUTTER-SANBORN
A Tabela de Cutter é uma tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra literária. O uso dos códigos constantes na tabela são convertidos para simbolizar o sobrenome do autor da obra. O sobrenome então é simbolizado pela sua inicial e pelos números a ele correspondentes. E a estes números segue-se, em letra minúscula, a primeira inicial do título.

6 CATÁLOGO ON-LINE - SABI
Ao realizar sua pesquisa no catálogo on-line (SABI) – dos Sistemas de Biblioteca da UFRGS, você deve anotar o número de chamada do material para poder localizá-lo nas estantes.

7 LOCALIZAÇÃO DO LIVRO NUMERO DE CHAMADA:
O número de chamada é o número que está na lombada do livro e que nos auxilia na localização do exemplar na estante. Composição do nº de chamada: QUI - SIGLA DA BIBLIOTECA 54 – Classificação (assunto do livro) A – 1ª letra do sobrenome do autor p – 1ª letra do título (isento os artigos)

8 ORDENAÇÃO DAS ESTANTES
A ordem dos livros é da esquerda para a direita, de cima para baixo, de acordo com ilustração.

9 ? AINDA EM DÚVIDA? Procure o auxílio de um de nossos atendentes!
Instituto de Química – Biblioteca Fone:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google