A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey"— Transcrição da apresentação:

1 Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey | Tradução: Rosana F. Telles

2 História dos Números Utilizados para Livros de Não-Ficção Em 1873, o bibliotecário americano Melvil Dewey desenvolveu um sistema de classificação para livros que, atualmente ainda é utilizado na maior parte das bibliotecas de acervo geral. Ele selecionou alguns dos principais assuntos e utilizou números decimais para que todos os livros de não-ficção, sobre o mesmo assunto, ficassem próximos nas estantes.

3 O Sistema Decimal de Dewey A Classificação Decimal de Dewey é o sistema de organização mais utilizado no mundo. O sistema agrupa livros por assunto, classificando- os em 10 categorias básicas, cada uma com 10 subdivisões, e assim sucessivamente.

4 O Processo Criativo de Dewey Para classificar esses assuntos, ele se imaginou um homem das cavernas. Então elaborou perguntas que, imaginou, pudessem ter sido feitas para satisfazer sua curiosidade (necessidades informacionais).

5 000 Antes de Começar GENERALIDADES Informação que preciso antes de começar uma investigação. Esses livros contêm informação sobre vários assuntos, como enciclopédias e outros livros de referência.

6 100 Quem sou eu? FILOSOFIA E PSICOLOGIA O homem pensa sobre si mesmo.

7 200 Quem me criou? RELIGIÃO O homem pensa sobre Deus.

8 300 Quem vive na caverna ao lado? CIÊNCIAs SOCIAIS O homem pensa sobre outras pessoas.

9 400 Como posso fazer com que os outros me entendam? LÍNGUA E LINGUAGEM O homem aprende a se comunicar por meio de sinais, letras e palavras.

10 500 Como posso entender a natureza e o mundo ao meu redor? CIÊNCIAS PURAS O homem aprende sobre a natureza em terra, mar e ar.

11 600 Como posso usar o que sei sobre a natureza? CIÊNCAIS APLICADAS O homem primitivo descobre o fogo e aprende a fazer armas. Descobre a roda, a medicina, a agricultura, culinária, engenharia e como fazer todas as coisas que usamos.

12 700 Como posso aproveitar meu tempo livre? ARTES E RECREAÇÃO A essa altura, o homem primitivo tinha mais tempo para fazer as coisas que gostava. Aprendeu a pintar e a fazer música. Aprendeu também a dançar e a jogar.

13 800 Como posso deixar para os meus filhos um registro dos feitos heróicos da Humanidade? LITERATURA O homem se torna um contador de histórias, criando fábulas, poesia, e peças teatrais sobre seus ancestrais e pessoas que conheceu.

14 900 Como posso deixar um registro para o futuro? GEOGRAFIA, HISTÓRIA & BIOGRAFIA O homem escreve sobre eventos ocorridos e sobre pessoas que deles participaram.

15 Sistema Decimal de Dewey 000 Generalidades Almanaques, Enciclopédias, Dicionários 100 Filosofia e Psicologia Sentimentos, Emoções 200 Religião Histórias bíblicas, Mitologia 300 Ciências Sociais Profissões, Meio-ambiente, Vida em comunidade, Folclore 400 Língua e Linguagem Gramática, Linguagem de sinais, Língua portuguesa, Línguas estrangeiras

16 Dewey Decimal System 500 Ciências Puras Matemática, Animais, Planetas, Plantas, Clima 600 Ciências Aplicadas Computadores, Agricultura, Saúde, Nutrição 700 Artes e Recreação Artes plásticas, Música, Cinema, Fotografia, Artesanato, Esportes, Jogos 800 Literatura Poesia, Peças teatrais 900 Geografia, História e Biografia Biografias, Países, Relatos de viagem, Guerras

17 Fontes Utilizadas Complete Library Skills Activities Program by Arden Druce who cited it from School Library Journal, February Copyright R.R. Bowker Company/Cahners magazine Division. tory.htm


Carregar ppt "Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google