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PublicouMaria Clara Castel-Branco Amado Alterado mais de 8 anos atrás
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Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil
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O que foi feito na XVI Cumbre? Na XVI Cumbre, foi aprovada declaração de princípios sobre atuação dos juízes em matéria de meio ambiente (princípios teóricos e abstratos). A Assembleia Plenária também aprovou o seguimento da temática sobre meio ambiente (recomendações práticas e concretas). 2
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O que se propõe para XVII Cumbre? Nesta edição da Cumbre, propomos concentrar nossos esforços na capacitação e integração dos juízes. A proposta é desenhar e executar curso à distância para que juízes de diversos países discutam os temas da Declaração de Buenos Aires e possam se ligar uns aos outros em questões de meio ambiente. 3
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Quais são os objetivos futuros? Ao término desta edição, teremos identificado juízes interessados no tema. Eles estarão integrados em ambiente virtual (correio eletrônico e internet). Isso permitirá que aqueles juízes que participaram (alunos) atuem como tutores (professores) em novas edições do curso em seus países. Os participantes estarão conectados pela internet, permitindo criação de rede de cooperação judiciária ibero- americana em direito ambiental. 4
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Quais são os produtos esperados? Esperamos alcançar três resultados principais: Preparar e montar um modelo de curso de ensino à distância e capacitação de magistrados em matéria de meio ambiente (debate e troca de experiências) Realizar duas edições desse curso (espanhol e português) Entregar CD/DVD com conteúdo e formato daquele curso para as escolas de magistratura dos países interessados (na Assembleia Plenária de 2014) 5
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Quais as etapas do projeto? Na Primeira Ronda pretendemos: Preparar o conteúdo do curso (a partir dos temas da Declaração de Buenos Aires) Desenhar o formato do curso (com software livre e ênfase na troca de experiências entre os participantes) Executar projeto-piloto do curso (edição reduzida em ambiente controlado) 6
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Na Segunda Ronda pretendemos: Apresentar e discutir os resultados do curso-piloto Revisar, corrigir e validar formato e conteúdo Executar curso na versão definitiva (ambiente internacional) 7
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Na Segunda Reunião Preparatória pretendemos: Consolidar a proposta pedagógica e definir o formato definitivo Preparar os produtos para a Assembleia Plenária 8
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Na Assembleia Plenária pretendemos: Apresentar os resultados e validar a proposta pedagógica Entregar aos países participantes CD/DVD com formato e conteúdo do curso Decidir encaminhamentos futuros (rede de cooperação judiciária, etc) 9
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Quais recursos são necessários? Primeira etapa: Conteúdo e formato do curso Escola da magistratura para projeto-piloto (poucos juízes) Segunda etapa: Tradução e integração (tutores e participantes) Escola de magistratura para versão definitiva (mais países) Terceira etapa: Elaboração do CD/DVD 10
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Como funciona um curso de Ead? Sociologia Jurídica para Juízes: [candidojunior] http://eademagis.trf4.jus.br/moodle Construção de Textos Judiciários: [csl] http://ead.trf4.jus.br/moodle 11
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Quais as vantagens da proposta? Esta proposta dá seguimento ao que foi decidido na XVI Cumbre quanto ao tema de direito ambiental. Possibilita bons resultados com baixo custo. Cria espaço na internet e reúne participantes para futura rede de cooperação judiciária ibero-americana de direito ambiental. 12
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Una Justicia de Futuro Está integrado à proposta da XVII Cumbre porque: Seu conteúdo é atual (debate e troca de experiência entre juízes sobre meio ambiente) Seu formato é moderno (capacitação judiciária, ensino à distância, novas tecnologias, integração ibero-americana) 13
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Gracias! candidolealjunior@gmail.com candidoleal@jfrs.gov.br 14
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