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PublicouStella Ana Sofia Azevedo Malheiro Alterado mais de 8 anos atrás
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ANÁLISE DO SISTEMA DE COMPRA DA MATÉRIA-PRIMA EM UM FRIGORÍFICO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dr. Flávio De São Pedro Filho Equipe: Ariela Felicia Gomes da Silva Caíque Klipel Elias de Oliveira Júnior Rafael José da Silva Weslley Evangelista Teixeira. CACOAL, 2010
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Sistema de compra de matéria-prima em um frigorífico 1.Tema
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2. Introdução Este projeto de artigo tratará da descrição do sistema de compra de matéria-prima em uma empresa, com relação às técnicas utilizadas e suas particularidades. Análisará e descreverá os processos através da pesquisa bibliográfica e coleta de informações através do método de estudo de caso.
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3. Justificativa Identificar e apontar falhas no sistema de compra de matéria-prima em um frigorífico, visando melhorá-lo; Sistema é fundamental para a empresa, que, por sua vez, influencia economicamente a região; Produto final da empresa está diretamente relacionado ao setor pesquisado.
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4. Problema de pesquisa Como funciona o sistema de compra de matéria-prima em um frigorífico?
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5. Objetivo geral Analisar os componentes do sistema de compra de matéria-prima em um frigorífico.
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5.1.Objetivos específicos 5.1.1 Descrever as técnicas utilizadas nos processos do sistema de compra de matéria-prima. 5.1.2 Descrever a escolha do fornecedor e da matéria prima ideal. 5.1.3 Determinar os meios de transportes utilizados para transportar a matéria-prima do fornecedor à empresa compradora.
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6. Revisão teórica bibliográfica 6.1. Os processos do sistema de compra de matéria-prima e as técnicas do comprador Segundo Weil e Machline (1990), o sistema de compra de matéria-prima em uma empresa envolve sete principais etapas: 1ª: O que comprar e quanto comprar; 2ª: Cadastro e investigação de fornecedor, 3ª: Abertura da concorrência; 4ª: Pedido de compra, confirmação; 5ª: Acompanhamento da compra; 6ª: Recebimento da compra; 7ª: Liberação do pagamento.
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6. Revisão teórica bibliográfica As principais técnicas usadas pelos compradores são: negociação, compra especulativa, compra a termo.
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6.2. A escolha do fornecedor e da matéria-prima ideal Segundo Toledo (1987), característica de qualidade é qualquer aspecto de um produto necessário para conseguir-se a propriedade de ser adequado ao uso. 6. Revisão teórica bibliográfica
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Sanvicente (1983) afirma que empresas tem dificuldades na compra de matéria-prima de origem vegetal, animal ou mineral. Por isso, é difícil estabelecer padrões. De acordo com Porter (2004),o comprador precisa ter informação sobre o produto para adquirir poder de negociação do preço. E que o mesmo é insensível ao preço quando este afeta a qualidade do material.
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6. Revisão teórica bibliográfica 6.3. Transporte da matéria-prima De acordo com Dias (1996), a matéria-prima é entregue pelo processo de distribuição, oferecidos pelos fornecedores de serviço às empresas. Existem cinco tipos de transporte: marítimo, ferroviário, dutoviário, rodoviário e aéreo.
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6. Revisão teórica bibliográfica Com relação à maneiras de se transportar o material durante o trajeto, Schoeps (1932) cita a carga unitária e o estrado de madeira pallets. Segundo Dias (1996), o transporte rodoviário é o mais utilizado pelas empresas brasileiras.
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6.4. Diagrama - Revisão teórica bibliográfica OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 2 3 Técnicas de compra da matéria-prima A compra da matéria-prima O transporte da matéria-prima Fonte: Equipe.
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7.Contextualização empírica O tema abordado tem grande importância econômica e social para região além de servir como informação para interessados em conhecer esse tipo de sistema. Analisamos e descrevemos aspectos sobre o tema para a futura identificação de erros e melhorias necessárias no sistema de compra de matéria-prima em uma empresa.
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8.Metodologia Pesquisa bibliográfica e webliográfica: idas na biblioteca, pesquisa em livros e no computador em sites da web.
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8. Metodologia Estudo de caso: Analisa profundamente os fatos para obter conhecimento completo sobre o objeto estudado. Procedimentos Aplicação do questionário acompanhado do termo de consentimento; Entrevista.
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8.1.Questionário 10 perguntas abertas de múltipla escolha; Assuntos abordados: Empregados e suas funções, questão salarial, relação entre a empresa e o departamento, relação do departamento com os fornecedores e técnicas utilizadas.
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8.2.Entrevista 11 perguntas abertas, entrevista do tipo estruturada; Assuntos abordados: Funções e técnicas do comprador, relação do comprador e do departamento com o fornecedor, processos que envolvem o sistema, concorrência, procedimentos que envolvem a matéria- prima, sugestões de mudança para o sistema e sua importância.
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8.3.Diagrama - Metodologia Metodologia Aplicação do questionário Aplicação da entrevista Pesquisa bibliográfica e webliográfica Estudo de Caso Escolha de títulos Pesquisa em livros e em sites da web Elaboração de resumos Fonte: Equipe.
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9. Hipóteses O desempenho do sistema de compra de matéria- prima em uma empresa é fundamental, pois influencia diretamente o seu processo de produção. A análise descritiva do sistema de compra de matéria-prima em uma empresa subsidia sugestões para melhoria do mesmo.
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PERÍODO ATIVIDADES SEMANAS 12345678 1. Escolha do tema. 2. Definição dos objetivos. 3. Pesquisa conceitual bibliográfica. 4. Elaboração conceitual de acordo com os objetivos. 5. Tratamento empírico do objeto. 6. Escolha dos métodos e procedimentos científicos. 7. Elaboração da entrevista e do questionário. 8. Formulação de hipóteses, justificativa e introdução. 9. Conclusão do projeto de artigo. 10. C r o n o g r a m a
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11.Orçamento
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12.Referências bibliográficas DIAS, Marco Aurélio Pereira. Administração de materiais - Uma abordagem logística. 4. Ed., São Paulo: Atlas, 1996. ISBN: 85-224-0995-1 GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em:. Acesso em: 4 maio 2010. MACHLINE, Claude [et al.]. Manual de administração da produção. 9. Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1990. V. 2. ISBN: 85-225-0146-7. MARCONI, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados – 3 ed., São Paulo: Atlas, 1996.
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12. Referências bibliográficas PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência; tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga- 2. Ed., Rio de janeiro: Elsevier, 2004. ISBN: 85-352-1526-3 SANVICENTE, Antônio Zoratto. Orçamento na administração de empresas: planejamento e controle. 2. Ed., São Paulo: Atlas, 1983. ISBN: 85-224-1626-5 SANTOS, Izequias Estevan dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica- 5. Ed. rev., atual. e ampl.- Niterói, RJ: Impetus, 2005. ISBN: 85-7626-100-6 TOLEDO, José Carlos de. Qualidade Industrial: conceitos, sistemas e estratégias, São Paulo: Atlas, 1987. ISBN: 85-224-0277-9
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