A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO"— Transcrição da apresentação:

1 “ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO
EGITO ANTIGO “ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO

2 As três pirâmides de Gizé – Quéops, Quéfren e Miquerinos

3 MESQUITA DO CAIRO- EGITO

4 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O território egípcio, situado ao norte de uma vasta região árida do continente africano, possui características de clima desértico, com chuvas escassas e consideráveis diferenças de temperatura entre o dia e a noite. O vento seco do deserto, o khamsin, sopra entre março e junho, provocando tempestades de poeira e areia. Esse vento se origina de correntes tropicais procedentes do sul e é determinado pelas influências do sistema de baixas pressões do Sudão.

5 LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Berço de uma das civilizações mais antigas do mundo, o Egito representa papel estratégico para a paz mundial no cenário contemporâneo do Oriente Médio. O Egito ocupa um território de forma retangular, situado no nordeste do continente africano, com uma área de km2, dos quais apenas km2 são habitáveis. FONTE:

6 LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Limita-se ao norte com o mar Mediterrâneo, a oeste com a Líbia, ao sul com o Sudão, a leste com Israel, o golfo de Aqaba e o mar Vermelho. O mar Mediterrâneo banha as costas setentrionais, onde se abre o delta do Nilo; o mar Vermelho costeia o litoral oriental. O canal de Suez liga ambos os mares e separa a África da Ásia.

7 BREVE HISTÓRICO A civilização egípcia se aglutinou por volta do ano a.C. com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó Narmer, e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes. Sua história desenvolveu-se ao longo de três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. 

8 BREVE HISTÓRICO O Egito Antigo atingiu o seu auge durante o Império Novo, uma era cosmopolita durante a qual o Egito dominou, graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, uma área que se estendia desde a Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo, até ao rio Eufrates, tendo após esta fase entrado em um período de lento declínio.

9 BREVE HISTÓRICO O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras em sua reta final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C., quando o Egito caiu sob o domínio do Império Romano e se tornou uma província, após a derrota da rainha Cleópatra VII na famosa Batalha de Ácio.

10 ESFINGE DE GIZÉ

11 EGITO E SUAS MARAVILHAS

12 TEMPLO EGÍPCIO

13 TEMPLO DE KARNAK

14 TEMPLO DE KARNAK 2

15 TEMPLO DE KARNAK 3

16 SUCESSO EGÍPCIO O sucesso da antiga civilização egípcia foi propiciada em parte por sua capacidade de se adaptar às condições climáticas do Vale do Nilo. A inundação previsível e a irrigação controlada do vale fértil produziam excelentes colheitas, o que alimentou o desenvolvimento social e cultural.

17 Com recursos de sobra, o governo patrocinou a exploração mineral do vale e nas regiões do deserto ao redor, o desenvolvimento inicial de um sistema de escrita independente, a organização de construções coletivas e projetos de agricultura, o comércio com regiões vizinhas, e campanhas militares para derrotar os inimigos estrangeiros e afirmar o domínio egípcio. 

18 Motivar e organizar estas atividades foi uma tarefa burocrática dos escribas de elite, dos líderes religiosos, e dos administradores sob o controle de um faraó que garantiu a cooperação e a unidade do povo egípcio, no âmbito de um elaborado sistema de crenças religiosas.

19 PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA
Os historiadores dividem a história egípcia em vários períodos, baseando-se em dois critérios. O primeiro fundamenta-se nos escritos de Maneton, um sacerdote egípcio do século III a.C., autor de uma história do Egito, na qual dividia os soberanos egípcios em trinta dinastias. A outra habitual divisão é em três períodos principais, os denominados "impérios" que correspondem a épocas de prosperidade, intercalados por três períodos de decadência social, cultural e política, conhecidos como "períodos intermediários". A estes seis períodos juntam-se o período pré-dinástico (anterior ao surgimento das dinastias) e protodinástico, o período tardio (ou época baixa) e por fim a era greco-romana.

20


Carregar ppt "“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google