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PublicouMaria das Dores Minho Caetano Alterado mais de 8 anos atrás
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REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES
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Há atualmente diferentes aplicações das revisões da literatura no âmbito da Enfermagem: Com vistas a subsidiar o levantamento de evidências e favorecer decisões/ações clínicas na prática cuidativa (Enfermagem Baseada em Evidências) Com vistas a subsidiar o levantamento de evidências e tendências e favorecer decisões/ações de pesquisa na prática investigativa. Vem sendo utilizada como parte de projetos ou relatórios de pesquisa (“estado da arte” ou justificativa); Mas também como trabalho de conclusão de curso e/ou artigo.
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As REVISÕES emergem no contexto da Medicina Baseada em Evidência - MBE
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Revisão Sistemática com Metassíntese De Estudos Primários Qualitativos De Estudos Primários Quantitativos Revisão Sistemática Narrativa Revisão Sistemática com Metanálise
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Síntese da evidência científica: dos níveis de evidência aos graus de recomendação para a prática clínica. Coordenador: Professor João Alves Apóstolo. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal
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Verificar se há revisão disponível on line em Bases de Dados e Centros Colaboradores Verificar se há protocolo de entrada de revisão em um dos Centros Colaboradores Verificar se há registro de título de revisão em um dos Centros Colaboradores
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Segundo o IJB as revisões sistemáticas iniciam com uma questão do tipo PICOr (pesquisas quantitativas) e PICo (pesquisas qualitativas) População Intervenção Comparador Outcome (resultado) População Fenômeno de Interesse Contexto
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Quais são as experiências de cuidadores ao oferecer cuidados em domicílio a pessoas que vivem com HIV/aids na África ? População Fenômeno de Interesse Contexto (P) (I) (Co)
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Reunir as Conclusões dos Estudos Criar Categorias segundo similaridades de significados das conclusões Agregar tais significados para gerar uma Síntese do conjunto de indicações-proposições Assim, não cabe interpretação das interpretações
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Brun CN.; Zuge SS. Revisão sistemática da literatura: desenvolvimento e contribuição para uma prática baseada em evidências na enfermagem. In: Lacerda MR.;Costenaro RGS. Organizadoras. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde. Porto Alegre: Moriá; 2015
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Primeira Etapa: elaborar o projeto Segunda Etapa: formular a pergunta de pesquisa (PICo). Exemplos: Quais são as tendências/experiências/evidências de autores enfermeiros/as (P) ao investigar sobre educação/práticas/saberes populares com indivíduos/famílias/comunidades (I) no Brasil (Co)? Quais são as experiências de enfermeiros/as (I) ao desenvolver práticas educativas em saúde com indivíduos/família/comunidade (I) em salas de espera/unidades de saúde no Brasil (Co)?
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Terceira Etapa: definir os bancos de dados para a busca e unitermos (descritores e/ou palavras-chave e/ou unitermos) Quarta Etapa: estabelecer os critérios de inclusão e exclusão e realizar Teste de Relevância Preliminar e Teste de Relevância I. Quinta Etapa: avaliar os estudos e realizar Teste de Relevância II e III
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Teste de Relevância Preliminar: Tem resumo on line? Sim/Não; O resumo tem no mínimo objetivo, método, principais resultados e conclusões? Sim/Não Teste de Relevância I: O estudo aborda o tema e a temática de interesse? Sim/Não; Foi publicado no período de interesse? Sim/Não; Tá no idioma selecionado? Sim/Não; etc. Poderá Incluir outras questões de acordo com a especificidade do tema- pergunta
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Teste de Relevância II: São delineamentos qualitativos? Sim/Não; Indicam os critérios de inclusão e exclusão dos participantes? Sim/Não As técnicas de produção de dados são adequadas ao delineamento qualitativo? Sim/Não; As técnicas de análise são adequadas ao delineamento qualitativo? Sim/Não; Etc. Teste de Relevância III: O objetivo do estudo tem relação com a questão de pesquisa do projeto da RSL? Sim/Não; A metodologia do estudo permite a sua reprodução? O delineamento qualitativo está adequado para o alcance dos objetivos propostos no estudo? Os resultados são compatíveis com a metodologia? a aplicabilidade dos resultados é possível na prática? Etc.
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Sexta Etapa: extrair as informações com instrumento próprio ou validado e utilizar quadros do tipo sinóptico A coleta de dados deve incluir: participantes, local, fenômeno, resultados, descrição da execução, tipo de estudo, dados dos participantes, limitações metodológicas, evidência dos resultados, aplicabilidade dos resultados, vantagens e desvantagens da utilização, etc. A coleta de dados pode incluir uma Classificação de Evidência dos estudos
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Três sistemas de classificação utilizados: De 1998 com seis níveis: as pesquisas qualitativas são de nível 4, com variação A-D, de acordo com a credibilidade da pesquisa (há que indicar as variações). De 2005 com sete níveis: as pesquisas qualitativas são de nível 5 (se revisões) ou 6 (se estudos únicos). De 1999 com cinco níveis: as pesquisas qualitativas são de nível 4
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Sétima Etapa: analisar as evidências. Oitava Etapa: fazer a síntese interpretativa com base em convergências e divergências, com vistas a chegar na Metassíntese. Nona Etapa: após a publicação, atualizar a RSL, com base em críticas e/ou novos estudos Décima Etapa: respeitar princípios éticos, no que tange a autoria dos estudos (Lei N. 9.610/98).
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A busca de evidências é hoje um caminho reconhecido nacional e internacionalmente Os resultados das pesquisas precisam ser transferidos para a realidade
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OBRIGADA etfelipe@hotmail.com
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