A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade."— Transcrição da apresentação:

1 Virtudes

2 Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade com a conduta de um homem ponderado. Ela ocupa a média entre duas extremidades lastimáveis, uma por excesso, a outra por falta. Digamos ainda o seguinte: enquanto, nas paixões e nas ações, o erro consiste ora em manter-se aquém, ora em ir além do que é conveniente, a virtude encontra e adota uma justa medida. Por isso, embora a virtude, segundo sua essência e segundo a razão que fixa sua natureza, consista numa média, em relação ao bem e à perfeição ela se situa no ponto mais elevado”. (Ética Nicômaco, II, 6)

3 Aristóteles A Virtude - é a justa medida A mediedade opõe-se a dois vícios: o excesso e a falta. Os vícios não são virtudes. Explicação: a natureza moral jamais é natural, e sim o resultado de uma maneira de ser adquirida – para mais ou para menos.

4 VirtudeVício por excessoVício por deficiência (falta) CoragemTemeridadeCovardia TemperançaLibertinagemInsensibilidade ProdigalidadeEsbanjamentoAvareza MagnificênciaVulgaridadeVileza Respeito próprioVaidadeModéstia PrudênciaAmbiçãoMoleza GentilezaIrascibilidadeIndiferença VeracidadeOrgulhoDescrédito próprio Agudeza de espíritoZombariaRusticidade AmizadeCondescendênciaEnfado Justa indignaçãoInvejaMalevolência

5 Utilidade das Virtudes: Felicidade AristótelesEUDAIMONIA Aristóteles: Atingir a EUDAIMONIA Seu significado etimológico é: Eu (bem, verdade, bem estar) Daimõn (espírito ou em alguns casos demônio).

6 Utilidade das Virtudes: Felicidade EpicuroATARAXIA Epicuro: Atingir a ATARAXIA Seu significado é: Tranquilidade serenidade Ausência de perturbações (dor/sofrimento)

7 Cardeais e Teologais As virtudes podem ser classificadas como sendo em Cardeais e Teologais. As Cardeais - são adquiridas pelo esforço. As Teologais - como um Dom de Deus.

8 Cardeais Prudência - É aquela virtude que permite ao entendimento reflexivo sobre as coisas. Fortaleza ou Coragem - Consiste na disposição para, em conformidade com a razão, isto é, em atenção a bens mais elevados, arrostar perigos, suportar males e não retroceder, nem mesmo ante a morte. A paciência, por exemplo, é uma virtude subordinada à fortaleza, e consiste na capacidade constante de suportar adversidades.

9 Cardeais Temperança - Consiste em aperfeiçoar constantemente a potência sensitiva, de modo a conter o prazer sensual. Assim, a moderação é a temperança no comer, a sobriedade no beber, a castidade no prazer sexual (o domínio de si mesmo, isto é, a vontade de não se deixar desviar do bem). Justiça - Consiste na equidade (correção no modo de agir; honestidade).

10 Teologais A Fé é crer, com constância e certeza, em alguma coisa. (Ninguém gesta dentro de si a Fé; ou a tem, ou não). A Esperança é a expectativa em algo superior e perfeito. A Caridade é a mãe de todas as virtudes, porque ela é a bondade suprema para consigo mesmo, e para com os outros.


Carregar ppt "Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google