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Módulo 1: Aula 1: Por que estudar Doutrina Espírita? O que é o Estudo da Doutrina Espírita Objetivos do Estudo da Doutrina Espírita Características do.

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2 Módulo 1: Aula 1: Por que estudar Doutrina Espírita? O que é o Estudo da Doutrina Espírita Objetivos do Estudo da Doutrina Espírita Características do Estudo da Doutrina Espírita O gosto pelo saber Estudar Kardec para entender Jesus Implementação e funcionamento do Estudo da Doutrina Espírita na Casa Espírita Aula 2: Pedagogia de Jesus Pedagogia do Amor Didática do Mestre PROGRAMA DO CURSO

3 Módulo 2: O Coordenador de Grupo de Estudos Aula 1: Necessidade da formação pedagógica do coordenador Características do coordenador O Conhecimento da Doutrina Espírita A afetividade Aula 2: Como Estudar Fidelidade doutrinária Métodos práticos Bibliografia para o estudante da Doutrina Módulo 3: Aprender a Fazer Aula 1: Metodologia Planejando e Preparando aulas Manejo de Classe Aula 2: Didática Criatividade Dinamizando aulas Técnicas de ensino

4 “Vivemos os dias tormentosos anunciados pelas Escrituras. Experimentamos as glórias da ciência e da tecnologia, do pensamento, da arte. No entanto, caminhamos pela senda de espinhos que assinalam sofrimentos, reduzindo a criatura humana à violência, ao despautério, à loucura.” Bezerra de Menezes. Reformador, edição especial maio/2003, pg. 33 e 34

5 “Ao espiritismo compete a tarefa indeclinável de espalhar nova luz sobre a humanidade inquieta e atormentada.” Vianna de Carvalho. À luz do Espiritismo. “Há muita angústia aguardando a contribuição espírita, e muita loucura necessitando de socorro espírita.” Vianna de Carvalho. Reflexões Espíritas. Cap. 28

6 “O espiritista possui nos conteúdos doutrinários, os instrumentos hábeis para mudar a situação que vivemos, por intermédio da educação das gerações novas, da autoeducação, mediante a transformação moral que se deve impor e também dos esclarecimentos que tornam-na capaz de mudar as estruturas perturbadoras da sociedade.” Bezerra de Menezes. Reformador, edição especial maio/2003, pg. 33 e 34

7 ESPIRITIZAR, QUALIFICAR E HUMANIZAR “Quando os ensinos espíritas forem bem compreendidos, examinados, absorvidos pelos homens, estes mudarão o comportamento social, em razão da modificação moral que cada ser se imporá, erguendo-se uma comunidade pacífica e justa, a espraiar-se, generosa, por toda parte, auxiliando a transformação da Terra, regenerada e luminosa, que seguirá no rumo da destinação que a espera como aos seus habitantes, hoje em lutas cruentas e rudes, por haverem abdicado das armas do amor, da mansidão e da fraternidade". Vianna de Carvalho, Enfoques espíritas, pag. 20-21.

8 ESPIRITIZAR, QUALIFICAR E HUMANIZAR “Algumas pessoas parecem enganadas quanto ao verdadeiro objetivo e o caráter da Sociedade. Permiti-me recordá-los em poucas palavras. (...) Esse objetivo é, essencialmente e, pode dizer-se, com exclusividade, o estudo da ciência espírita. O que queremos, antes de tudo, não é nos convencer, pois já o estamos, mas instruir-nos e aprender o que não sabemos.” Allan Kardec Revista Espírita de abril de 1860

9 ESPIRITIZAR, QUALIFICAR E HUMANIZAR Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução, item VIII.

10 A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento. Porque, só dentro desta condição se pode observar um número infinito de fatos e particularidades que passam despercebidos ao observador superficial, e firmar opinião. Allan Kardec. O livro dos Espíritos. Introdução, item XVII.

11 Nunca, porém, dissemos que esta ciência fosse fácil, nem que se pudesse aprendê-la brincando, o que, aliás, não é possível, qualquer que seja a ciência. Jamais teremos repetido bastante que ela demanda estudo assíduo e por vezes muito prolongado. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução, item XII.

12 Por isso é que dizemos que estes estudos requerem atenção demorada, observação profunda e, sobretudo, como aliás o exigem todas as ciências humanas, continuidade e perseverança. Anos são precisos para formar-se um médico medíocre e três quartas partes da vida para chegar-se a ser um sábio. Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito?

13 Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo? Allan Kardec. O livro dos Espíritos. Introdução, item XII.

14 Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as ideias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências. Allan Kardec. Obras Póstumas. Projeto 1868. ENSINO ESPÍRITA

15 "Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático, com chamada de atenção para os aspectos que estão colocados à margem, com graves prejuízos para a assimilação correta dos princípios e bases do Espiritismo e de sua missão. Angel Aguarod. Mensagem psicofônica recebida por Cecília Rocha, em 1976 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

16 Estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, contemplando os aspectos filosófico, científico e religioso, com programação fundamentada nas obras básicas da Doutrina Espírita. ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA OBJETIVO

17 Para o indivíduo: Estimular o desenvolvimento de uma consciência ética através do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA OBJETIVO ESPECÍFICO Para o Centro Espírita: Contribuir para a preparação de colaboradores espíritas esclarecidos e comprometidos com a Doutrina Espírita

18 Para a Doutrina Espírita: Colaborar na divulgação e na análise criteriosa dos postulados espíritas, conforme nos ensina Allan Kardec, em Obras Póstumas: “Este curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios.” ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA OBJETIVO ESPECÍFICO

19 Facilita a reforma íntima Unidade de princípios Fé raciocinada Oradores bem preparados Equipe de trabalhadores comprometidos com a causa Valoriza o estudo metódico Gosto pela leitura e estudo Homens de bem Sociedade mais justa, solidária e fraterna ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA CONSEQUÊNCIAS E BENEFÍCIOS


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