A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudanças climáticas e biodiversidade: Pagamento por Serviços Ambientais e outros instrumentos econômicos Philip M. Fearnside Instituto Nacional de Pesquisas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudanças climáticas e biodiversidade: Pagamento por Serviços Ambientais e outros instrumentos econômicos Philip M. Fearnside Instituto Nacional de Pesquisas."— Transcrição da apresentação:

1 Mudanças climáticas e biodiversidade: Pagamento por Serviços Ambientais e outros instrumentos econômicos Philip M. Fearnside Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA http://philip.inpa.gov.br http://philip.inpa.gov.br Audiência Pública Regional no Estado do Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Manaus.22 de abril de 2013.

2 http://inct-servamb.inpa.gov.br/ Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia – SERVAMB

3 Nat Geogr. map

4

5

6

7 Fluxos de água na Amazônia DescriçãoVolume de água (trilhões de m 3 /ano) (a) Comparação com a vazão do rio Amazonas (%) (b) Transporte do Oceano Atlântico para dentro da região pelos ventos alísios 10 ± 1152% Vazão média do rio Amazonas na foz6,6100% Precipitação na bacia hidrográfica do rio Amazonas 15,05228% Evapotranspiração8,43128% Vapor d’água transportado por ventos para outras regiões 3,4 ± 152% (a) Valores da revisão de Salati (2001), exceto o último item. (b) Porcentagem em comparação com a vazão média na foz.

8 Fonte: http://ar.geocities.com/lapaginaderionegroyneuquen/temas/salltej.htm

9

10 Domínio: (76,2W – 47,6W; 13,2S – 5,5N) - 184 Correia, 2005 Unidade: 10 6 kg/s 202 mil toneladas de vapor de água por segundo em uma área de aproximadamente 6 milhões de quilômetros quadrados Equivalem a aproximadamente 1 metro de água líquida no ano

11

12

13 13

14

15

16 Cenário BAU (Business as usual) de Soares-Filho et al. (2006) utilizado como linha de base pelo projeto REDD da RDS do Juma. Linha de base até 2050: Soares-Filho et al. 2006

17 2020203020402050 Cenário BAU (Business as usual) da RDS do Juma de Yanai et al (2012). Linha de base até 2050: Yanai et al. 2012

18 Linha de base até 2100: Yanai et al. 2012

19

20

21 Yanai, A.M.; P.M. Fearnside, P.M.L.A. Graça & E.M. Nogueira. 2012. Avoided Deforestation in Brazilian Amazonia: Simulating the effect of the Juma Sustainable Development Reserve. Forest Ecology and Management 282: 78-91. doi: 10.1016/j.foreco.2012.06.029.

22 Folha de S. Paulo 19/04/09 p. A-24.

23 Florestas podem prejudicar mercado de carbono, diz Greenpeace Os preços do mercado de carbono podem despencar 75 por cento se os créditos para a salvaguarda de florestas forem acrescidos aos mercados para as emissões industriais, disse a entidade ambientalista Greenpeace na segunda-feira (30). Estadão Online 31 Mar. 2009

24 Gasto total ($) Carbono total (t) = ---------------------- Preço medio ($/t)

25 Wunder et al. 2008, p. 32

26

27 (KEA 3, 2009, p. 18) the anticipated supply of REDD credits will depress global carbon prices around 60% if commitments are not increased or if there are no supplementarity restrictions.

28

29 Forest credits in the carbon market? On forest protection, Greenpeace supports the establishment of a multilateral forest fund replenished through increased public financial support. Furthermore, economic analysis shows that countries like China, India and Brazil could lose tens of billions of dollars for clean energy investments under the carbon market mechanisms, if forest protection measures are included in the carbon market. Greenpeace calls on all Parties to oppose the inclusion of REDD in the carbon market mechanisms. (Greenpeace, 2009. Bridging the Gap for Real Emission Reductions )

30 Greenpeace, 2008

31 Greenpeace, 2008, Forests for Climate, p. 19 In contrast [to carbon credit for REDD], a fund for forests could be designed to compensate countries only for foregone costs of not deforesting. The result would be more efficient expenditure of limited mitigation resources and lower overall compliance costs for industrialised countries.

32 Greenpeace, 2008, Forests for Climate, p. 14 It [REDD] … takes the focus off of the need for countries historically responsible for the climate crisis to reduce emissions at home.

33 it is unclear if, in the absence of the cost-moderating effects of REDD, the ambitious goals proposed by the IPCC will be agreed. (KEA 3, 2009, p. 21)

34 Fearnside, P.M. 2013. What is at stake for Brazilian Amazonia in the climate negotiations. Climatic Change. (“Online first” version published 19 Feb. 2013). doi: 10.1007/s10584-012-0660-9 Fearnside, P.M. 2012. Brazil's Amazon Forest in mitigating global warming: unresolved controversies. Climate Policy 12(1): 70-81. doi: 10.1080/14693062.2011.581571 Fearnside, P.M. 2012. The theoretical battlefield: Accounting for the climate benefits of maintaining Brazil’s Amazon forest. Carbon Management 3(2): 145-148. doi: 10.4155/CMT.12.9

35 http://philip.inpa.gov.br


Carregar ppt "Mudanças climáticas e biodiversidade: Pagamento por Serviços Ambientais e outros instrumentos econômicos Philip M. Fearnside Instituto Nacional de Pesquisas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google