A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009

2 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

3 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

4 Abertura Apresentação da Agenda do Dia Avaliação dos resultados estratégicos (Mapa Estratégico) –Quais foram os principais resultados alcançados? (foco na Visão e Partes Interessadas) –Alcançamos nossas metas até agora? –Onde estão os principais gaps? Tempo: 1 hora (08:30 – 09:30)

5 Tempos HorárioAtividadeProdutoDuração 08:30AberturaEntendimento comum das atividades do dia1 hora 09:30Avaliação dos Projetos Estratégicos (parte 1) a. Entendimento comum sobre o estágio da implementação da estratégia MPE b. Recomendações sobre ajustes e intervenções necessárias nos Projetos 1 hora 10:30BREAK15 minutos 10:45Avaliação dos Projetos Estratégicos (parte 2) a. Entendimento comum sobre o estágio da implementação da estratégia MPE b. Recomendações sobre ajustes e intervenções necessárias nos Projetos 1 hora e 30 minutos 12:15ALMOÇO1 hora 13:15Avaliação do Cenário Externo e Tendências Teia de Tendências1 hora 14:15Revisão do Mapa Estratégico MPE (parte 1) Mapa Estratégico revisado1 hora 15:15BREAK15 minutos 15:30Revisão do Mapa Estratégico MPE (parte 2) Mapa Estratégico revisado1 hora 16:30Revisão dos Projetos Estratégicos Projetos MPE revisados1 hora 17:30EncerramentoEntendimento comum sobre próximos passos15 minutos

6 Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico MPE Brasil – Visão Geral Passo 3: Revisão da Estratégia Passo 4: Revisão dos Projetos e Ações Passo 1: Análise dos resultados dos Projetos e Ações Passo 2: Análise do Cenário Externo e Tendências

7 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

8 Passo 1: Avaliação dos Projetos Estratégicos Passo 3: Revisão da Estratégia Passo 2: Análise do Cenário Externo Passo 1: Análise dos resultados dos Projetos e Ações

9 Apresentação do Projeto –Nome do Projeto –Descrição –Escopo –Intenção Avaliação da execução do Projeto –Status (concluído ou em execução) –Visão Geral Cronograma e Orçamento (Realizado x Previsto) –Principais ações realizadas –Resultados alcançados x Intenção –Avaliar ajustes ou intervenções necessários (parar, acelerar ou ajustar escopo) –Próximos Passos Passo 1: Avaliação dos Projetos Estratégicos

10 Cada responsável apresenta seu projeto explorando os pontos descritos no slide anterior Produto: –Entendimento comum sobre o estágio da implementação da estratégia MPE –Recomendações sobre ajustes e intervenções necessárias nos Projetos Tempo: 2 horas e 30 minutos – 10 minutos por Projeto (09:30 – 12:15) Dinâmica 1: Avaliação dos Projetos Estratégicos

11 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

12 Passo 2: Avaliação do Cenário Externo e Tendências Passo 3: Revisão da Estratégia Passo 2: Análise do Cenário Externo e Tendências Passo 4: Revisão dos Projetos e Ações Passo 2: Análise dos resultados dos Projetos e Ações

13 Partindo de uma reflexão sobre o atual cenário Político-Econômico- Social, verificar: –Quais são as principais Tendências presentes no cenário atual? –Estas Tendências representam Oportunidades ou Ameaças para a estratégia MPE? –Qual é o desafio que cada uma das Tendências geram para o Movimento de Premiação das MPEs? Passo 2: Avaliação do Cenário Externo e Tendências

14 A partir de uma questão central (Visão de Futuro MPE), levantar as principais tendências que a impactem diretamente Um facilitador irá registrar as contribuições em um brown paper. Produto: Teia de Tendências Tempo: 1 hora (13:15 – 14:15) Dinâmica 2: Avaliação do Cenário Externo e Tendências

15 Produto: Teia de Tendências

16 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

17 Passo 2: Análise do Cenário Externo e Tendências Passo 4: Revisão dos Projetos e Ações Passo 2: Análise dos resultados dos Projetos e Ações Passo 3: Revisão da Estratégia Passo 3: Revisão da Estratégia MPE

18 Com base nos resultados alcançados, na avaliação dos projetos estratégicos e na identificação das principais tendências e desafios, refletir: –Nossa Missão, Visão continuam válidos? –Todos os objetivos do Mapa Estratégico ainda representam desafios importantes? Ainda são críticos? –Caso negativo, quais são os objetivos que não mais representam desafios críticos para a MPE? –Existem desafios externos e/ou internos não retratados neste mapa? Quais são eles? Passo 3: Revisão da Estratégia MPE

19 Organizar os participantes em dois grupos Grupo 1 –Discutir os objetivos atuais e verificar: Quais deles precisam ser re-escritos para melhor retratar os desafios atuais MPE (propor nova redação) Objetivos atuais que não mais representam desafios fundamentais à estratégia MPE e devem ser excluídos do Mapa –Dadas estas alterações, verificar a aderência dos indicadores atuais e, caso necessário, propor novos –Apresentar as propostas de alteração do Mapa e Indicadores Grupo 2 –Com base nas Tendências e nos resultados alcançados, existem desafios críticos que não estão retratados no Mapa atual e deveriam ser incluídos? –Apresentar propostas de novos objetivos e respectivos indicadores, caso necessário Produto: Mapa Estratégico revisado Tempo: 2 horas (14: 15 – break – 16:30) Dinâmica 3: Revisão da Estratégia MPE

20 Título do Mapa: “Mapa Estratégico da MPE Brasil 2008-2010” Garantir a sustentabilidade do MPE Brasil Garantir a credibilidade do processo de avaliação das etapas estadual e nacional do Prêmio Incentivar o voluntariado para atuar no processo de premiação Garantir avaliadores voluntários qualificados, comprometidos e conscientes do seu papel de cidadão Ampliar a adesão de parceiros apoiadores do Prêmio Ampliar a utilização do instrumento de avaliação do MPE Brasil Garantir a governança das instâncias estaduais e nacionais (transferir este objetivo para a perspectiva de “Sustentação”) Resultado da Revisão do Mapa Estratégico MPE – Objetivos Reescritos

21 Promover a integração com os prêmios da Rede Nacional da Gestão e programas estaduais e setoriais Fortalecer a integração entre os prêmios da Rede MPEs Garantir a representatividade do Grupo Gestor Resultado da Revisão do Mapa Estratégico MPE – Objetivos Excluídos

22 Promover a criação de uma rede internacional de gestão de prêmios MPEs (Tema: Consolidação da Rede de Prêmios) Garantir a representatividade do comitê executivo em fóruns relacionados às MPEs (Tema: Gestão e Relacionamento) Garantir a fidelização das MPEs na busca pela excelência em gestão (Tema: Gestão e Relacionamento) Garantir o comprometimento da liderança dos programas estaduais com o processo de premiação (Tema: Consolidação da Rede de Prêmios) Resultado da Revisão do Mapa Estratégico MPE – Novos Objetivos

23 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

24 Passo 2: Análise do Cenário Externo e Tendências Passo 4: Revisão dos Projetos e Ações Passo 2: Análise dos resultados dos Projetos e Ações Passo 3: Revisão da Estratégia Passo 4: Revisão dos Projetos Estratégicos MPE

25 Com base nos resultados alcançados, nas avaliações e recomendações sobre os projetos e na revisão do Mapa Estratégico: –Verificar se os projetos atuais são suficientes para atender à estratégia –Caso não sejam suficientes, propor novos projetos Passo 4: Revisão dos Projetos Estratégicos MPE

26 Discussão em plenária Produto: Portfólio de Projetos Estratégicos MPE – 2009/2010 Tempo: 1 hora (16:30 – 17:30) Dinâmica 4: Revisão dos Projetos Estratégicos MPE

27 Projetos Concluídos: –1: Formação Continuada de Avaliadores –8: Nacionalização do Prêmio –10: Qualificação e reconhecimento de gestores –11: Estrutura organizacional da Rede Projeto Incorporado: –7: Projetos Finalísticos (incorporado pelo “4: Desenvolvimento da cadeia de fornecedores”) Novos Projetos –Internacionalização: Isabel –Representatividade Institucional: Teles –Fidelização: Francisco Resultado da Revisão dos Projetos Estratégicos MPE

28 Agenda Abertura Avaliação dos Projetos Estratégicos Análise do Cenário Externo e Tendências Revisão do Mapa Estratégico MPE Revisão dos Projetos Estratégicos MPE Próximos Passos

29 Realizar reuniões de alinhamento entre o Comitê Executivo sobre as questões críticas levantadas Detalhar projetos estratégicos utilizando o formato padrão (até 24/04) Elaborar descrição dos novos objetivos estratégicos Revisar descrição dos objetivos reescritos Revisar os indicadores existentes Propor e detalhar novos indicadores Próximos Passos


Carregar ppt "Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google