A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da."— Transcrição da apresentação:

1

2 TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da superfície da Terra seja coberta por água.

3 FUNÇÕES NOS SERES VIVOS A água participa de praticamente todas as reações químicas imprescindíveis aos seres vivos. Dentre algumas funções, podemos citar: - Participação na fotossíntese... - Capacidade de dissolver inúmeras substâncias - Ação lubrificante nas articulações ósseas; -Transporte de substâncias; - Regulação da temperatura corpórea;

4 A água é bastante utilizada na produção de energia em hidrelétricas com base no movimento de rios e lagos. ÁGUA E ENERGIA No Brasil, a energia hídrica é responsável por abastecer cerca de 75% da demanda de eletricidade.

5 ÁGUA E ENERGIA

6 O ciclo da água na Terra se inicia com a evaporação (dos oceanos, rios e lagos) e da evapotranspiração dos vegetais. CICLO DA ÁGUA Na atmosfera, o vapor d’água se resfria e retorna à superfície na etapa de precipitação: chuva (estado líquido), neve ou granizo (estado sólido). Esse ciclo ocorre de modo constante e renova a água no nosso planeta.

7

8 Apesar de haver tanta água na Terra, apenas 2,5% é doce e, deste percentual, apenas 22% podem ser diretamente aproveitados pelo homem. A ESCASSEZ Em tese, mesmo essa pequena quantidade não deveria se esgotar, devido à constante renovação da água por meio do seu ciclo.

9 A escassez, que já ocorre em muitos países, é consequência de diversos fatores, como: A ESCASSEZ - Poluição ambiental; -Além, é claro, de a distribuição dos recursos hídricos não ocorrer de maneira igualitária em todas as regiões. - Desperdício; -Utilização excessiva de água na agropecuária e na atividade industrial;

10 QUESTÕES

11 01- (ENEM 2009) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois A) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e subúmidas do globo. B) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas. C) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto aumentarão a aridez em todo o planeta.

12 01- (ENEM 2009) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois D) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento. E) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global. GABARITO E

13 02- (ENEM 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Isto é Dinheiro. Ano 13, n.655,28 abr. 2010 (adaptado). Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados A)ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

14 02- (ENEM 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Isto é Dinheiro. Ano 13, n.655,28 abr. 2010 (adaptado). Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras. D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

15 02- (ENEM 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Isto é Dinheiro. Ano 13, n.655,28 abr. 2010 (adaptado). Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país. GABARITO B

16 03- (ENEM 2011) Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio. O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br. O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a: A) filtração. B) cloração. C) coagulação. D) fluoretação. E) decantação. GABARITO B

17 Fonte: http://redeeduca.com.br/definitivo/assuntos_quentes.php?id=49http://redeeduca.com.br/definitivo/assuntos_quentes.php?id=49 Imagens: Google imagens slidecriativo.blogspot.com.br


Carregar ppt "TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google