Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDerek Amado Marques Alterado mais de 8 anos atrás
1
Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados C. G. Pereira, R. R. G de Oliveira, G. F. de Lima, A. O. Salazar, A. L. Maitelli e F. A. O. Fontes Departamento de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 1
2
Sumário Introdução Motivação Objetivos Trabalhos Apresentados Modelagem Matemática O Movimento do PIG O Diferencial de Pressão O Atrito A Válvula Bypass Estratégia de Controle Coeficiente de Vazão Resultados Simulação Computacional Experimentais em Bancada Conclusões 2
3
Introdução Durante a vida útil de um duto várias operações de manutenção são necessárias; Investimento em operações de inspeção pelas operadoras; Tecnologia mais utilizada: PIGs instrumentados; Operação difícil de ser realizada sujeita a vários tipos de perturbações; Solução: Implantar um controle de velocidade. 3
4
Introdução PIG instrumentado do tipo MFL 4
5
Motivação Manter a velocidade do PIG em faixa aceitável para realizar operação de inspeção segura e eficiente. 5
6
Objetivos Realizar estudos sobre a dinâmica do PIG em gasodutos; Desenvolver um modelo para simulação do PIG com um by-pass eletronicamente atuado; Desenvolver um controlador Fuzzy para manter a velocidade do PIG em limites pré-definidos. 6
7
Trabalhos Apresentados – Primeira Proposta Título: Desenvolvimento de Tecnologia de Controle de Velocidade para PIG´s; Evento: Rio Oil & Gas 2012. 7
8
Trabalhos Apresentados – Primeira Proposta Tipo de válvula: rotativa (figura abaixo); Tipo de acionamento: motor CC; Tipo de controle: Proporcional + Derivativo. 8
9
Trabalhos Apresentados – Segunda Proposta Título: Study and Simulation of Technology for PIGs Velocity Control Using Logic Fuzzy; Evento: Simpósio RS 2013. 9
10
Trabalhos Apresentados – Segunda Proposta Tipo de válvula: estática com 36 furos (figura abaixo); Tipo de acionamento: 36 válvulas solenóides abrindo/fechando a passagem de gás pelo PIG; Tipo de controle: lógica FUZZY para determinação da quantidade adequada de solenóides a serem abertas. 10
11
Modelagem Matemática – O Movimento do PIG A dinâmica do movimento do PIG é baseada na Segunda Lei de Newton 11 onde, F g é a força exercida pelo diferencial de pressão, que move o PIG; F a é a força de atrito entre o PIG e a parede do duto; F p é a força peso que age quando o duto tem inclinação vertical; Β é o ângulo de inclinação do duto.
12
Modelagem Matemática – O Movimento do PIG Estas forças estão relacionadas, segundo a Segunda Lei de Newton, da seguinte forma: 12
13
Modelagem Matemática – O Movimento do PIG Modelo Linear (inicialmente F s = 0 e F p = 0): 13 Função de Transferência (condições iniciais nulas): Onde a entrada (F(s)) é a força que move o PIG e a saída (V(s)) é a velocidade do mesmo.
14
Modelagem Matemática – O Diferencial de Pressão O diferencial de pressão foi modelado a partir de experimentos em bancada de testes; A equação linearizada da pressão em função da abertura da válvula é dada por 14
15
Modelagem Matemática – O Atrito Atrito Seco + Atrito Viscoso 15
16
Modelagem Matemática – O Atrito Constante de Tempo do Sistema é dada por: 16 Com M = 145 Kg e τ = 10 s, temos: Coeficiente do Atrito Seco = 0.0095.
17
Modelagem Matemática – A Válvula Bypass A válvula proposta é composta por um orifício que será atuado de forma liga/desliga 17
18
Modelagem Matemática – A Válvula Bypass Vista em corte da válvula 18
19
Modelagem Matemática – A Válvula Bypass Vista em corte da válvula 19
20
Modelagem Matemática – A Válvula Bypass Vista em corte da válvula 20
21
Modelagem Matemática – A Válvula Bypass Foto da válvula 21
22
Modelagem Matemática – Estratégia de Controle Modular a abertura da válvula liga/desliga de forma a obter um ΔP que garante a velocidade desejada; Similar à modulação por largura de pulso (PWM); Um algoritmo Fuzzy foi desenvolvido para calcular o valor da porcentagem de abertura da válvula; 22
23
Modelagem Matemática – Estratégia de Controle Tipo: Mandani Variáveis de entrada: o erro e a derivada do erro; Variável de saída: porcentagem de abertura da válvula; O valor de porcentagem permitiu definir o tempo em que a válvula deveria ficar aberta e depois fechada, sucessivamente, abrindo e fechando para se obter um valor médio de velocidade. 23
24
Modelagem Matemática – Estratégia de Controle Funções de Pertinência do Erro 24
25
Modelagem Matemática – Estratégia de Controle Funções de Pertinência da Derivada do Erro 25
26
Modelagem Matemática – Estratégia de Controle Funções de Pertinência da Área 26
27
Modelagem Matemática – Estratégia de Controle Mapa de Regras Fuzzy 27
28
Testes Experimentais – Definição do Coeficiente de Vazão Medições de vazão (Q) e perda de carga (ΔP) foram realizadas para definição do coeficiente de vazão (Cv) da válvula 28 onde, C v é o coeficiente de vazão para válvula; p é a densidade relativa do gás em relação ao ar (0 kgf/cm² g e 0 ºF); Q é a vazão pela válvula; ΔP é a diferença de pressão ou perda de carga; P 1 é a pressão a montante da restrição; P 2 é a pressão a jusante da restrição.
29
Testes Experimentais – Definição do Coeficiente de Vazão O ensaio foi feito com base nos seguintes parâmetros: Duto com diâmetro interno de 100mm Pressões empregadas no manômetro 03 (Pe) 2 BAR 3 BAR 3,5 BAR Diâmetro aberto no ensaio de 2,5 mm. 29
30
Resultados – Simulação Computacional Parâmetros da simulação para o modelo proposto: 30
31
Resultados – Simulação Computacional Foi modelada uma perturbação que equivale à inclinação vertical no duto 31
32
Resultados – Simulação Computacional A velocidade escolhida como referência foi de 2,3 m/s. 32
33
Resultados – Experimentais Esquema da bancada de testes montada para realização dos ensaios experimentais: 33
34
Resultados – Experimentais Consideração feitas para elaboração de um simples modelo matemático para representar o deslocamento e velocidade do PIG A bancada de testes foi construída para ensaiar um PIG de 100mm de diâmetro; Este PIG viajará a uma velocidade de 2 m/s, com a válvula proposta fechada; A pressão de trabalho foi de 3 BAR. 34
35
Resultados – Experimentais Modelo matemático para representar o deslocamento e velocidade do PIG Partindo da equação ideal de energia Considerando a velocidade do PIG sendo a mesma do fluído, então essa velocidade será dada por 35
36
Resultados – Experimentais Se subtrairmos desta vazão Q f a vazão provocada pela abertura do restritor (2,5 mm), temos: 36 onde, Q f é a vazão de ar para se alcançar a velocidade de referência (2 m/s); Q a é a vazão com restritor aberto; A f é a área do PIG com a válvula fechada; A a é a área do obturador.
37
Resultados – Experimentais Aplicando as equações, chegamos aos seguintes resultados: 37 Onde nota-se que com uma perda de carga de 1,2 BAR houve uma redução de velocidade de 2 m/s para 0,72 m/s.
38
Conclusões Os resultados da simulação computacional comprovaram o sucesso do controle projetado. O mesmo manteve a velocidade do PIG constante e em meio a perturbações; Foi apresentada uma proposta de válvula para controlar o fluxo de gás através do PIG. Pode-se perceber uma queda significativa de pressão com a abertura do orifício; Foi adotado um método para calcular a velocidade do PIG e com ele foi exposto o quanto a velocidade do PIG diminuiu com a abertura do orifício, comprovando, assim, o sucesso do protótipo proposto. 38
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.