A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
ALUNOS: Aline Mamede, Emerson Fisher, Filipe Brito, Jeferson Santi, Juliane L. Braz, Lucimara Cordeiro, Vanessa Mazzari.

2 A portaria n° 154 de 24 de janeiro de 2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família Nasf - Profissionais das mais variadas áreas de saúde, como médicos ginecologistas, pediatras e psiquiatras; professores de educação física; nutricionistas; acupunturista; homeopatas; farmacêuticos; assistentes sociais; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; psicólogos e terapeutas ocupacionais atuarão em conjunto com as equipes da Saúde da Família.

3 De acordo com o art. 01° da portaria 154/08 o Nasf tem por objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.

4 O Nasf pode ser classificado:
- Nasf 01 composto por no mínimo cinco das profissões de nível superior vinculado de 08 a 20 Equipes de Saúde da Família; - Nasf 2 composto por no mínimo três profissionais de nível superior vinculado a no mínimo 03 Equipes de Saúde da Família . Há um incentivo Federal para custeio de cada Nasf: - Nasf 01 é repassado o valor de ,00 a cada mês; - Nasf 02 o valor é de R$ 6.000,00 a cada mês.

5 Ações : desenvolver atividades físicas e práticas corporais; levar informações que visem à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado; incentivar a criação de espaços de inclusão social; proporcionar Educação Permanente em Atividade Física/ Práticas Corporais, nutrição e saúde;

6 articular ações, de forma integrada às ESF, sobre o conjunto de prioridades locais em saúde que incluam os diversos setores da administração pública; contribuir para a ampliação e a valorização da utilização dos espaços públicos como proposta de inclusão social e combate à violência; identificar profissionais e/ou membros da comunidade com potencial para o desenvolvimento do trabalho em conjunto com as ESF; capacitar os profissionais, inclusive os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, para atuarem como facilitador-monitores;

7 Supervisionar as atividades desenvolvidas pelas ESF na comunidade;
promover ações ligadas à Atividade Física/Práticas Corporais junto aos demais equipamentos públicos presentes no território - escolas, creches etc; articular parcerias com outros setores da área adstrita, junto com as ESF e a população, visando ao melhor uso dos espaços públicos e a ampliação das áreas disponíveis; e promover eventos que estimulem ações que valorizem Atividade Física/Praticas Corporais e sua importância para a saúde da população.

8 No Paraná, já forma credenciados os Nasfs nos municípios de Ibiporã, Londrina, Apucarana, Arapongas, Castro, Sapopema, Maringá, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Guarapuava, Cianorte, Fazenda Ro Grande, Itaperuçu em parceria com Campo Magro, Cambará, Ortigueira, Céu Azul, Vale do Rio das Cinzas, Chopinzinho e São João, Bela Vista do Paraíso e Florestópolis e por fim em Curitiba, sendo que esta conta com 19 Nasfs 01.

9 Os psicólogos têm participado desde as primeiras experiências, especialmente no apoio e na discussão com as equipes de saúde da família sobre os cuidados aos portadores de sofrimento mental e seus familiares. Hoje, seu papel amplia-se passando a incluir em seu suporte técnico a atenção à idosos, usuários de álcool e outras drogas, jovens e mulheres vítimas de violência e outros grupos vulneráveis, sempre compartilhando seu saber com os de outros profissionais e da própria população.

10 “ Nosso trabalho é prioritariamente desenvolver ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. Trabalhamos muito com grupos. Como psicóloga, não realizo terapia individual nas Unidades, esse trabalho é feito no ambulatório. Faço visitas domiciliares para atender pedidos do Ministério Público ou Conselho Tutelar. Participo da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes. Monitoro, acompanho e encaminho pacientes de Saúde Mental. Coordeno grupos de dependentes químicos, adolescentes, terceira idade e outros conforme a demanda da Unidade de Saúde. Realizo intervenções nas escolas como palestras, orientações, etc. O nosso foco é sempre promover a qualidade de vida e a saúde, abordando temas de interesse da comunidade e de educação em saúde. Como exemplo posso citar alguns temas trabalhados na psicologia: ansiedade, depressão, motivação, sexualidade, auto-estima, projeto de vida, hábitos alimentares e as emoções, etc.” Dra. Simone – psicóloga.

11 Referencias www.ampasa.org.br www.crefito8.org.br www.crp07.org.br


Carregar ppt "Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google