A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208"— Transcrição da apresentação:

1

2 NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA 154 24/01/208
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO MARIA REGINA

3 PSF TEVE INICIO EM 1994 É UMA ESTRATÉGIA PRIORITÁRIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA REORGANIZAR A ATENÇÃO BÁSICA. FUNDAMENTOS DE ACESSO UNIVERSAL, UNIVERSALIZAÇÃO , EQUIDADE. DESCENTRALIZAÇÃO, INTEGRALIDADE E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE.

4 ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
POR QUE NÃO PROGRAMA ? APONTA PARA UMA ATIVIDADE COM INICIO, DESENVOLVIMENTO E FIM. E ESTRATÉGIA NÃO PREVÊ TEMPO PARA FINALIZAR ESTA REORGANIZA ÇÃO PROMOVENDO PROMOÇÃO, PREVENÇÃO,TRATAMENTO E REABILIATAÇÃO.

5 A ESF TEM UMA EQUIPE: UM ENFERMEIRO, UM TÉCNICO OU
AUXILIAR DE ENFERMAGEM, SEIS AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE UM MÉDICO GENERALISTA UM AGENTE DE ENDEMIA 01 CIRURGIÃO DENTISTA , UM ASD,UM THS PARA CADA DUAS EQUIPES DA ESF . .

6 A OPERACIONALIZAÇÃO DA ESF
CADA EQUIPE ATENDE CERCA PESSOAS E O AGENTE COMUNITÁRIO ATENDE DE 135 AS 150 FAMÍLIAS. A FAMÍLIA É ATENDIDA DE ACORDO A UMA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA. (TERRITÓRIO).

7

8 NA IMPLANTAÇÃO DA ESF SENSIBILIZAÇÃO EQUIPE/ POP.
PARA A POPULAÇÃO ENTENDER A NOVA PROPOSTA E ADESÃO. CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS CADASTRO DA ÁREA ADSCRITA. VÍNCULO INTEGRAÇÃO COM OS DEMAIS SERVIÇOS

9 A ESF TRABALHA COM PROGRAMAS DE SAÚDE
MULHER, CRIANÇA, HIPERTENSÃO, DIABETES, TUBERCULOSE, HANSEN, SAÚDE BUCAL, IDOSO. A VISITA DOMICILIAR feita pelo agente comunitário na população cadastrada. A VISITA deve ser feita por outros profissionais de acordo necessidade da Família..... Referência/ Contra Referência

10 BASES LEGAIS NASF Fortalecer a ESF através das portarias da promoção da atenção básica /ESF.portaria 648 /2006 Port. 687/2006 Portaria Nacional Promoção de Saúde PNPS Lei /2001 Diretrizes Saúde Mental no SUS da reforma psiquiátrica Lei /2006 Política Nacional da Alimentação e Nutrição Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

11 Port. 399/2006 Política Nacional de Assistência Farmacêutica
Port.971 / 2006Política Nacional de Práticas integrativas e Complementares Port. 399/2006 Política Nacional de Assistência Farmacêutica 2004 PNSC – PNAISM Política Nacional da Saúde da Criança e Política Nacional Integral a Saúde da Mulher Port.3298/1999 Política de integração da pessoa com deficiência PNIPD Port.399/2006 pacto pela saúde Port. 699/2006 pacto pela saúde , vida e gestão

12 OBJETIVO DO NASF Ampliar abrangência e o escopo das ações da atenção básica bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da ESF na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção Básica. (154/2008)

13

14 DIRETRIZES DO NASF Não se constituem porta de entrada do sistema.
Responsabilização compartilhada entre as equipes da ESF e equipe NASF baseada na prática da Referência e Contra Referência . O NASF deve constituir a plena integralidade do cuidado físico e mental do usuário do SUS por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho das equipes da ESF.

15 NASF 1 Deverá ser composto no mínimo cinco profissionais não coincidentes. Médico acupunturista, assistente social, prof. educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, homeopata, nutricionista, pediatra, psicólogo, psiquiatra e T.O. (Terapia Ocupacional).

16

17

18 NASF 1 As atividades são vinculadas a equipes da Saúde da Família e no máximo 20 equipes. 40 horas semanais Repasse de vinte mil reais fundo nacional de saúde aos municípios .

19 NASF 2 É composto de três profissionais de
nível superior não coincidentes; Professor de Educação Física, Farmacêutico, Fisioterapia , Assistente Social, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo , Terapia Ocupacional.

20 COMPOSIÇÃO DO NASF Será definido pelo gestor municipal através de critérios de prioridades a partir das necessidades locais e disponibilidade de profissionais. Os profissionais são cadastrados em uma unidade de saúde localizada dentro do território de atuação das equipes da ESF as quais são vinculadas.

21 NASF DEVE ATUAR Com ações planejadas;
Com ações em conjunto com a equipe da ESF; Estabelecimentos de estratégias de parcerias com demais setores da sociedade; Com disponibilização de estrutura física adequada e garantia de recursos. Com avaliações.

22 O NASF Proporcionou uma porta de entrada na Estratégia da Saúde da Família na composição de diferentes áreas do conhecimento atuando em parceria com os profissionais das ESF compartilhando as práticas em saúde em territórios sob responsabilidade da ESF atuando no apoio as equipes com as famílias no qual o NASF está cadastrado.

23 O NASF Ampliou um processo de responsabilidades compartilhadas da equipe da ESF atuando no fortalecimento dos seus atributos e cuidado no SUS. Deve atuar de forma integrada a rede de serviços de saúde à partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes ESF.

24 NASF NOVOS HORIZONTES Ampliou uma nova frente de trabalho aos profissionais de saúde que não estavam inseridos na ESF, proporcionou novos horizontes aos profissionais de uma realidade muito próxima mas que às vezes não percebemos que está acontecendo.

25 Cada Pessoa tem dentro de sí uma águia. Ela quer nascer
Cada Pessoa tem dentro de sí uma águia. Ela quer nascer. Sente o chamado das alturas. Busca o Sol por isso somos constantemente desafiados a libertar a águia que nos habita. Leonardo Boff


Carregar ppt "NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google