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PublicouGilberto Azeredo de Carvalho Alterado mais de 8 anos atrás
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Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para o Futuro” Isaac Roitman n-Futuros (UnB) Senado Federal 24/10/2013
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“O papel da Educação de Base: Os desafios do futuro” Educação Científica Desafios da Educação no Brasil
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Educação Científica A Ciência é o melhor caminho para se entender o mundo. A educação científica em conjunto com a educação social e ambiental da a oportunidade para os jovens explorarem e entender o que existe ao seu redor nas diferentes dimensões: humana, social e cultural.
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Educação científica A educação científica desenvolve habilidades, define conceitos e conhecimentos estimulando o jovem a observar, questionar, investigar e entender de maneira lógica os seres vivos, o meio em que vivem e os eventos do dia a dia. Estimula a curiosidade e imaginação e o entendimento do processo de construção do conhecimento.
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Educação Científica “O desenvolvimento das ciências lançou as bases das doutrinas da nova educação, ajustando à finalidade fundamental e aos ideais que ela deve prosseguir os processos apropriados para realizá- los. A extensão e a riqueza que atualmente alcança por toda a parte o estudo científico experimental da educação a libertam do empirismo, dando-lhe um caráter e um espírito nitidamente científico e organizando, com corpo de doutrina, uma série fecunda de pesquisas e experiências” (Manifesto dos Pioneiros da Educação / 1932)
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Educação científica INICIAÇÃO CIENTÍFICA (Ensino Superior) Programa criado no início do CNPq (década de 50) Cenário: Projeto de Pesquisa, orientado por um pesquisador (Instituição de Ensino Superior / Centro ou Instituto de Pesquisa). Panorama atual (2013): 75.000 estudantes universitários: 23.000 bolsas de IC – CNPq 20.000 bolsas de IC – FAPs ou Institucionais 32.000 voluntários. PIBIC – Cerca de 300 instituições
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Educação Científica Experiências pioneiras de IC (Ensino Médio): Programa de Vocação Científica: Instituto Oswaldo Cruz (RJ) – PROVOC Departamento de Bioquímica (UFRJ) Departamento de Biologia Celular (UnB)
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Educação Científica Programa de Iniciação Científica Junior Programa de Iniciação Científica – FAPERJ (2001). Programa de Iniciação Científica – MCT (gestão de Roberto Amaral) – 2003. Bolsas concedidas pelo CNPq e administradas pelas Fundações de Amparo/ Apoio à Pesquisa Estaduais. Atualmente cerca de 10.000 bolsas estão em vigor em todos os estados e no DF. Interiorização e capilaridade social.
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Educação científica no ensino básico 1. Ciência, Arte e Magia 2. Projeto ABC: Mão na Massa 3. Ciência e Tecnologia com Criatividade 4. Escolas de Ciência 5. Programa de Vocação Científica (PROVOC) 6. Novos Talentos da Rede Pública
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Projeto Ciência, Arte e Magia Universidade Federal da Bahia Coleção “Novos Construtores”
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Projeto ABC Mão na Massa Fiocruz (RJ) / USP (São Carlos ) / Estação Ciência (SP) / Polos: SC, MG, BA e PE. Objetivo incentivar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo uso de atividades experimentais, estimulando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e investindo na formação de docentes.
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Ciência e Tecnologia com Criatividade Instituto Sangari: Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro. O projeto é baseado em atividades problemas e na formação continuada do Professor
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Escolas de Ciência (IINN-ELS) Natal, Macaíba (RN) e Serrinha (BA) O objetivo é oferecer e difundir os princípios básicos do método científico, bem como o exercício da formação científica, contribuindo para o processo de inclusão Social.
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Programa de Vocação Científica (PROVOC) FIOCRUZ -1986 - (Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Estágios na área da saúde de estudantes do ensino secundário.
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Novos talentos da rede pública Promove atividades para estudantes durante o período de férias em 19 Universidades públicas.
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Desafios da Educação brasileira
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Desafios do Ensino Básico 1. Políticas publicas para “primeira infância”; 2. Conteúdos para os objetivos de cada nível; 3. Pedagogia contemporânea compatíveis com os avanços das TICs; 4.; Formação inicial e continuada de Professores; 5. Valorização da carreira docente (salário, condições de trabalho e carreira); 6. Gestão profissional; 7. Avaliação; 8. Integração com a família e a sociedade.
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Desafios do Ensino de Graduação Formação: cultura universitária; 2. Verticalização x Integração; 3. Expansão da Iniciação Científica; 4. Combate à assimetria: Pesquisa - Ensino - Extensão ; 5. Nova pedagogia: Redução de atividades tradicionais, trabalho em grupos, aprendizagem através de temas e problemas, etc.
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Desafios do Ensino de Pós-Graduação 1. Planejamento de acordo com as demandas do País a curto, médio e longo prazo; 2. Flexibilidade; 3. Espaço para a formação de lideranças; 4. Responsabilidade social.
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Obrigado
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