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PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.

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1 PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO Ambiente interno – o que está dentro da organização e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da empresa. (Certo – 1993). Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

3 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO O ambiente interno – a análise interna objetiva coloca em evidência as deficiências e qualidades da empresa analisada. (Oliveira – 1991ª). Etapas para o diagnóstico do ambiente interno da organização: identificação das competências da organização; análise da cadeia de valor; análise das estratégias genéricas; análise das áreas funcionais da empresa. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

4 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS The Core Competence of the Corporations Competências A corporação diversificada é uma grande árvore. O tronco e o galhos são os produtos essenciais, e os galhos menores, as unidades de negócio; as folhas, as flores e os frutos são os produtos finais. A raiz, que promove nutrição, sustentação e estabilidade, é a competência essencial. (Prahalad e Hamel 1990). Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

5 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS As competências essenciais são uma combinação de tecnologias (Know-how) individuais e habilidades de produção que suportam as linhas de produto atuais e futuras da empresa; Resultam do aprendizado coletivo, alinhando todos os processos da organização; Exemplos de competências: Sony: capacidade de miniaturizar; Philips: tecnologia de produção de meios óticos; Casio: combinação de capacidade de miniaturizar, projetar microprocessadores, usar novos materiais e produzir peças ultrafinas etc. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

6 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Teste para identificar as competências essenciais: Deve prover acesso a uma variedade de mercados; Deve fazer uma significativa contribuição ao valor percebido do produto pelo consumidor; Deve ser difícil de ser imitada pelos concorrentes. Mill e colaboradores propõem que as competências sejam entendidas “como variáveis, não como atributos: não são como algo que as organizações tenham ou não tenham, mas algo que realizam em determinado nível”. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

7 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Competência organizacional - conjunto de recursos articulados de forma valiosa, difícil de imitar, e versátil, que contribuem para o desempenho da empresa em um fator-chave de sucesso ao negócio. Variações do conceito de competências Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide CONCEITODESCRIÇÃO Competências essenciaisCompetências e atividades mais elevadas, no nível corporativo, que são chave para a sobrevivência da empresa e centrais para sua estratégia. Competências distintivasCompetências e atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que promovem vantagens competitivas. Competências organizacionais ou das unidades de negócios Competências e atividades-chave esperadas de cada unidade de negócios da empresa. Competências de suporteAtividade que é valiosa para apoiar um leque de competências. Capacidades dinâmicasCapacidade de uma empresa de adaptar suas competências com o tempo. Está diretamente relacionada aos recursos importantes para a mudança.

8 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Competências organizacionais e recursos A competência é construída a partir de recursos que a empresa possua, como uma máquina ou algo a que ela tenha acesso, ainda que temporariamente. São esses recursos que, articulados e coordenados, podem configurar competências; Diferença entre competência e recursos Se o item em questão é algo que a organização “tem” ou “tem acesso a”, é um recurso, e será melhor expresso como um nome; A competência é algo que a organização “faz”, e será melhor expressa como um verbo. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

9 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Avaliação da importância de recursos Medidas para caracterizar a importância de recursos: Valor: o desempenho viabilizado pela competência oferece uma vantagem competitiva que é valiosa para o cliente; Sustentabilidade: essa vantagem deve ser sustentável ou durável, difícil de imitar; Versatilidade: esse recurso deve ser versátil e, portanto, útil para as várias áreas de produtos, ou mesmo os mercados e deve ainda prover acesso a novos mercados. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

10 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO CADEIA DE VALOR Pode ser utilizada como metodologia de análise ou como ferramenta para implantar mudanças organizacionais; Cadeia de valor – é a sequência de etapas que, partindo dos insumos, vai agregando valor até chegar ao produto ou serviço final. Normann e Ramirez (1993) explicam assim: Toda empresa ocupa uma oposição na cadeia de valor. Na parte superior da cadeia, fornecedores fornecem insumos. A empresa, então acrescenta valor a esses insumos, antes de passá-los para a parte inferior da corrente, para o próximo agente da cadeia, o cliente. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

11 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO CADEIA DE VALOR Constelação de valor de empresas do ramo da moda: Liz Claiborne Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide CADEIA DE VALOR Constelação de valor de empresas do ramo da moda: Benetton

12 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO CADEIA DE VALOR Porter (1992) considera a sequência de atividades encadeadas que fazem com que alguns insumos se convertam em produtos de maior valor agregado. Cadeia de valor Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

13 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS Analise das estratégias genéricas – Porter (1996) propõe que, para uma empresa ter retornos superiores à média de seu setor, convém que ela adote um perfil estratégico de liderança em custos, diferenciação ou de estoque. Liderança em custo – atingir a liderança por meio de um conjunto de políticas funcionais orientadas para a redução dos custos de operação; Métodos para alcançar a liderança em custos: construção de instalações em escala ou nenhuma estrutura; capacidade de reduzir custos pela experiência; controle rígido do custo e da despesas gerais; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

14 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS minimização do custo em outras áreas não relacionadas diretamente com a produção; incentivos baseados em metas estritamente quantitativas, como remuneração por produtividade, metas de vendas etc; organização e responsabilidades estruturadas, de modo a evitar duplicidade; investimento de capital sustentado e acesso ao capital de custo mais baixo; produtos projetados para facilitar a fabricação, de modo a alcançar maior produtividade; boa capacidade de engenharia de processo; sistema de distribuição com baixo custo. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

15 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS Diferenciação – consiste em diferenciar o produto oferecido pela empresa, criando algo que seja único de toda a indústria. Seu objetivo é conseguir a vantagem competitiva e que seja rapidamente percebida pelos consumidores. Métodos para conseguir essa diferenciação: projeto ou imagem da marca por meio de publicidade intensiva; grande habilidade de marketing, não só propaganda, mas sobretudo pesquisa de mercado; engenharia de produtos; forte coordenação entre as funções de P&D e marketing; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

16 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS reputação de empresas como líder em qualidade ou tecnologias; longa tradição na indústria ou combinação ímpar de habilidade trazida de outros negócios; avaliação e incentivos subjetivos em vez de medidas quantitativas; peculiaridades referem-se a itens singulares que fazem da empresa e seus produtos únicos perante o mercado; serviços sob encomenda; redes de fornecedores. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

17 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS Enfoque – consiste em escolher determinado grupo comprador, um segmento de linha de produtos ou um mercado geográfico; A lógica é que, se uma empresa segmentar o mercado, poderá atendê-lo com maior subjetividade e qualidade, proporcionando dessa forma, uma diferenciação que poderá ser sentida pelos consumidores finais. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

18 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS – MARKETING Satisfação dos clientes fiéis à empresa – clientes satisfeitos constitui importante ativo porque estimula a fidelidade e diminui custos com marketing; Fidelidade dos clientes à empresa – a avaliação de fidelidade procura aperfeiçoar a de satisfação, pois o importante não é satisfação em si, mas a permanência do cliente ao longo do tempo; Situação financeira dos clientes – as vendas são diferentes quando se trata de clientes com alto grau de inadimplência e clientes com maior liquidez financeira; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

19 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - MARKETING Imagem – está relacionada às suas ações de responsabilidade social e a seu relacionamento com os funcionários; Participação de mercado – transmite a mensagem da posição da empresa em relação a seus concorrentes e também, maior participação significa maior faturamento; Localização e número de pontos de venda – aumenta a lucrativa, mas também os custos, deve ser verificado o custo- benefício; Localização e número de pontos de armazenagem – permitem entrega mais rápida e confiável, porém deve ser analisado custo- benefício Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

20 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - MARKETING Sistema de distribuição – ligado à localização, porém pode ser adotado sistemas de parcerias com fornecedores, como just-in-time; Capacidade de pesquisa de mercado – o lançamento de produtos/serviços em resposta a essa capacidade – antes dos concorrentes – é uma vantagem competitiva; Competitividade em preço nem sempre significa preços baixos – preço baixo pode sinalizar qualidade inferior; Amplitude da linha de produto/serviços – aumenta a possibilidade atender às necessidades do cliente; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

21 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - MARKETING Produtividade da força de vendas – acompanhar a venda média de um representante da empresa em comparação com um vendedor da concorrência; Integração e relacionamento com outras áreas da empresa – perceber como a área de marketing está integrada às outras funções; Sistema de informações de marketing – refere-se a busca, análise, disseminação e uso sistemático de informações de mercado; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

22 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - PRODUÇÃO Localização e número de plantas – sinaliza a capacidade de produção ou o volume de operações de uma empresa e, por extensão, seu poder competitivo; Tamanho das plantas – completa a análise anterior; Idade das plantas – empresas com máquinas antigas está em clara desvantagem; Nível de automação – automação interfere na qualidade e produtividade; Nível de qualidade – está relacionado a técnicas e incentivo a essa filosofia dentro da empresa; Produtividade – refere-se à automação, ma também à qualificação e ao treinamento da força de trabalho, bem como a curva de experiência no negócio; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

23 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - PRODUÇÃO Poder de barganha em compra – vincula-se, em grande parte ao volume dessa ação e também ao network da empresa dentro do setor; Confiabilidade de fornecedores – fornecedores confiáveis constituem um aspecto crítico em muito negócios, por isso várias empresas tem procurado parcerias; Nível adequado de estoques – se não for adequado compromete a produção e a entrega; Disponibilidade de matéria-prima – remete à questão dos fornecedores e à logística; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

24 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - PRODUÇÃO Integração e relacionamento com outras áreas da empresa – rapidez de resposta da área de produção á solicitação de outras áreas; Sistema de informações de produção/operações – relaciona-se ao anterior: um bom sistema permite tramitações mais rápidas, ao mesmo tempo que viabiliza que a informação correta esteja á disposição da pessoa certa no momento certo; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

25 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS – RECURSOS HUMANOS Políticas de recrutamento – ao atrair pessoas capacitadas, aumentando-se as chances de a empresa manter seu bom nível de desempenho; Políticas de seleção – triagem de melhores candidatos dentre aqueles que a empresa consegue atrair; Treinamento – aumenta o reservatório de qualificações à disposição da empresa e se torna uma ferramenta motivacional; Avaliação de desempenho – instrumento positivo para a melhoria da performance individual e, por extensão, da organização; Remuneração – política salarial atrativa; Plano de carreira – clareza das possibilidades de progressão dentro de uma empresa; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

26 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS – RECURSOS HUMANOS Índice de acidentes de trabalho – acidentes de trabalho destroem o moral dos empregados, interrompem a produção e impõem pesadas multas e encargos às empresas; Diretores competentes, líderes empreendedores e motivados – percebem novas oportunidades, trazem-nas para a empresa e entusiasmam as pessoas a trabalharem em sintonia com os objetivos do negócio; Gerentes/chefes competentes e motivados – eles têm a sensibilidade das bases e um grande conhecimento das operações; Pessoal competente e motivado – zelar pela motivação das pessoas e por sua qualificação é tópico essencial para fazer a diferença; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

27 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS – RECURSOS HUMANOS Trabalho desenhado de forma adequada – o trabalho tem papel fundamental para obter melhores níveis de performance; Clima de trabalho – um bom clima de trabalho deixa as pessoas à vontade para darem ideias que podem melhorar os resultados; Integração e relacionamento com outras áreas da organização – na área de RH deve-se trabalhar em sintonia fina com o negócio; Sistema de informações de recursos humanos – a integração dependerá de boa informação, que poderá ser obtida por meio do desenvolvimento de sistemas de indicadores que facilitem o acesso a informações relevantes, na hora necessária; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

28 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - FINANCEIRA Lucratividade da empresa – em uma empresa privada, todas as ações terminam neste dado: lucro ou prejuízo; Liquidez da empresa – ter patrimônio de pouca liquidez pode ser perigoso, pois oferece à empresa pouca margem de manobra em situações de crise; Endividamento – até um ponto é saudável, pois permite financiamento a um custo mais baixo, mas deve ser monitorado; Receita/venda da empresa – o faturamento dá uma noção de porte e referencia para comparar a empresa aos concorrentes; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

29 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - FINANCEIRA Custo da empresa – deve ser monitorado vis-à-vis à concorrência, e ao próprio faturamento; Sistema de custos gerenciais – um sistema pouco preciso provê informações distorcidas e provavelmente as ações serão ineficazes; Contabilidade fiscal atualizada e confiável: descuido na área fiscal pode levar a empresa a pagar impostos desnecessários ou a criar um passivo com séries implicações; Política de concessão de crédito: interferem diretamente na liquidez; Políticas de cobrança – dependerão do setor, mas também da conjuntura econômica; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

30 Capítulo 04 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DAS ÁREAS FUNCIONAIS - FINANCEIRA Passivo trabalhista – passivo invisível, é importante avaliar esse quesito, sabendo-se dos riscos em que a empresa incorre ao violar leis trabalhistas; Capacidade de investimento: está ligada à lucratividade e também à capacidade dos sócios de aportarem dinheiro ao negócio; Integração e relacionamento com outras áreas da empresa: refere-se à sintonia da área financeira com as demandas do negócio; Sistema de informações financeiras: comporta informações referentes a custos do negócio, e também abarca todo o conjunto de indicadores financeiros necessários à gestão da empresa. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide


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