A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus

3

4 Ainda no clima do Natal... a liturgia apresenta-nos a FAMÍLIA SAGRADA onde essa criança cresceu e viveu... como exemplo e modelo para todas as famílias... As leituras bíblicas fornecem indicações práticas para nos ajudar a construir famílias felizes, que sejam espaços de encontro, de partilha, de fraternidade, de amor verdadeiro.

5 A 1.ª Leitura desenvolve e explica o 4.º Mandamento. Lembra os deveres dos filhos para com os pais. Essa observância é desejada e abençoada por Deus. (Eclo 3,3-7.14-17a) A 2.ª Leitura mostra o espírito que deve reinar numa família: "Revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, mansidão e paciência, suportando-vos e perdoando-vos mutuamente." (Cl 3,12-21) E acrescenta um recado às Esposas... aos Maridos... aos Filhos... e aos Pais...

6 O Evangelho Apresenta-nos a FAMÍLIA SAGRADA, em três momentos da Infância de Jesus: Belém... Egipto... Nazaré... (Mt 2,13-15.19-23) Nessas migrações: JESUS: é conduzido por Deus e protegido pelos seus Pais...

7 + A FAMÍLIA DE NAZARÉ: É uma família como qualquer família de ontem, de hoje ou de amanhã, que se defronta com crises, dificuldades e contrariedades, no entanto... É uma família unida e solidária. Nela existe verdadeiro Amor e solidariedade. Não hesita enfrentar os perigos do deserto e o desconforto do exílio, quando um dos seus membros corre riscos.

8 É uma família que escuta a Palavra de Deus e nessa escuta: Consegue vencer as contrariedades, superar os riscos e descobrir os caminhos para assegurar aos seus membros a vida e o futuro. JOSÉ aparece atento às indicações de Deus, e aceita a sua vontade. Tudo sacrifica em defesa da vida daquele menino, que Deus lhe confiou.

9 Diante das indicações de Deus, não discute nem argumenta; mas cumpre à risca os desígnios de Deus… E é, precisamente, no cumprimento obediente dos projectos de Deus que assegura a esta família um futuro de vida, de tranquilidade e de paz. É uma família que obedece a Deus.

10 + A Sagrada Família, modelo da família cristã? Costuma-se dizer que a Sagrada Família é modelo da família cristã, não tanto pelo seu contexto sócio-cultural e histórico, mas sobretudo pelos seus valores fundamentais, especialmente o Amor, que lhe deram coesão, significado e missão de salvação nos planos de Deus.

11 + A Família, instituição em crise ou em mudanças? - A família está em crise, ou é um modelo já superado? Sem dúvida a família é a célula base da Igreja e da sociedade, mas está a passar por uma transformação profunda... Na Família do Passado, primava a relação vertical: uma instituição fechada, de cunho patriarcal. O PAI detinha a autoridade e era responsável pela parte económica; A MÃE atendia aos afazeres domésticos e cuidava dos filhos; Os filhos estavam submetidos à autoridade paterna. Dava-se muito valor à AUTORIDADE...

12 Na Família Actual, primam as relações horizontais dentro da família. Dá-se preferência ao DIÁLOGO, à co-responsabilidade, à igualdade, ao companheirismo e à amizade entre marido e esposa, entre pais e filhos. = Contudo a família sofre hoje muitas influências negativas e muitos factores de desagregação...

13 Quais os valores permanentes na família? - Comunhão inter-pessoal de Amor e de Vida... O Amor fiel, único, exclusivo e para sempre... Os Filhos não são vistos como propriedade ou bens adquiridos, mas como vida e prolongamento vital de um amor pessoal, que educa e orienta para a liberdade responsável. "A família é a fonte da vida e o berço da fé." (J. Paulo II)

14 - Comunidade aberta aos valores do mundo de hoje: A solidariedade, a responsabilidade, a fraternidade e o compromisso com os direitos humanos... - Igreja doméstica : Só assim a família cristã testemunhará a fé, a esperança e a caridade. Uma igreja doméstica que contribui para a santificação do mundo. E a Nossa família, como vai? (À moda antiga ou actual?) Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 30.12.2007


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google